TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão em organizações

Tese: Gestão em organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Tese  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

1ª QUESTÃO: Faça uma síntese sobre as áreas de competência da gestão nas organizações. (2 pontos)

R:

* Gestão da Produção é um sistema que comanda tarefas e atividades, para orientar na produção e servir como guia para seu controle, ou seja, a gestão de produção (PCP) tem como função a organização, padronização e sistematização do processo. Outras funções presentes nesta gestão são o planejamento da produção, o planejamento e controle de projetos, estudo de tempos e movimentos, estratégia de produção, etc. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

* A Gestão de Marketing pode ser entendida como a gestão que tem o objetivo de buscar meios para satisfazer o cliente, pode ser dividida em grupos chamados 4Ps: Produto, Praça, Promoção e Preço, ou seja, o marketing tem que satisfazer o cliente com um produto de qualidade com preço acessível, boas propagandas e os pontos de venda devem ter boa localização. Essa gestão, além de querer visar às necessidades dos clientes também irá utilizar estratégias para buscar lucros para a organização. Segundo Kotler (2000, p. 30) define o marketing como “um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Áreas de Competência da Gestão

Gestão da Produção

Gestão de Finanças

Gestão de Marketing

Gestão Contábil

Gestão de Pessoas

Gestão de Materiais e Logística

* Gestão de Pessoas funciona como elemento que esclarece os valores das pessoas e princípios da empresa, busca o bem estar dos funcionários e monitora-os. Também pode realizar recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho entre outros.

* A gestão de Finanças deve funcionar de forma que gerem recursos financeiros para custear seus gastos e gerar lucro. Ela é responsável por gerir as finanças de uma organização de forma que os recursos sirvam para mantê-la em funcionamento e gerando lucros. Nessa gestão tem as demonstrações financeiras que são relatórios para analisar o capital da empresa, que são balanço patrimonial, demonstrativo de resultado, demonstração das mutações do patrimônio líquido e demonstração do fluxo de caixa. Segundo Rosa (2011) gestão financeira é: (...) um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.

* A Gestão Contábil é um instrumento muito eficaz dentro de uma organização, isso porque é necessário que os gestores observem o lucro obtido pelos negócios para assim buscarem e observarem a sua competitividade com as outras organizações. Um dos fatores que se destacam nessa gestão é o projeto de fluxo de caixa, análise de indicadores, cálculo do ponto de equilíbrio, determinação de custos patrões, elaboração do orçamento e controle orçamentário. Segundo Ávila (2006, p.132) "essa demonstração contábil é a mais importante da empresa por apresentar a sua situação econômica e a sua situação financeira".

* A gestão de Materiais e Logísticas é uma área importante na empresa, pois é a partir dessa gestão que vão verificar recursos e equipamentos necessários para que a organização seja de sucesso.

2ª QUESTÃO: O que é cultura organizacional? O que é clima? Quais são os impactos da cultura no clima? (2 pontos)

R: Cultura organizacional é o sistema de comportamentos, normas e valores sociais que influenciam a forma como as pessoas agem, ou seja, um conjunto de

características únicas que permite distinguir a organização das outras. Cada organização possui a sua personalidade, sendo ela rígida ou flexível, apoiadora ou adverso , inovador ou conservador, de cultura fraca ou cultura forte. Para Chiavenato (1996), “A cultura organizacional consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada empresa.” Clima organizacional é uma ferramenta administrativa utilizada para medir a satisfação dos colaboradores e ele pode influenciar no comportamento das pessoas que trabalham na empresa, na motivação e também na produtividade do trabalho. Segundo Luz (2001), O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente a produtividade do indivíduo e, conseqüentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa. Uma empresa que tem como cultura normas rigorosa, não permite socialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com