TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão estratégica na construção civil: metodologia para análise do desempenho organizacional

Por:   •  5/4/2017  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão estratégica na construção civil

        Gestão estratégica na construção civil: metodologia para análise do desempenho organizacional (7 páginas), do mestrando do programa de pós-graduação e Engenharia Civil/Produção da Universidade Federal Fluminense, Renato Paraquett Fernandes, e do coordenador do LATEC da Universidade Federal Fluminense, Osvaldo Luis Gonçalves Quelhas, traz um conjunto de ideias sobre a sistematização da utilização dos indicadores de desempenho, aplicando-os à construção civil, contribuindo para um melhor gerenciamento da Indústria de Construção.

        Na primeira, das seis seções que integram a obra, o autor introduz analisando o mercado da engenharia civil, onde informa que este está se tornando cada vez mais competitivo para as empresas. Com isso, e devido aos constantes avanços tecnológicos, as organizações vêm buscando soluções para melhorar seus processos, e se sobreexceder aos seus competidores.

        As empresas vêm medindo seu desempenho através de indicadores, e uma das barreiras encontradas por elas para efetividade das estratégias de melhoria do desempenho organizacional é a falta de sistemas de medições adequadas. Diante disso, os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) foram utilizados como referencial para a formulação destes indicadores, permitindo uma avaliação interna das empresas.

        Nas seções que seguem, Renato e Osvaldo, expõe o Modelo de Excelência do PNQ, além dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), onde este último foi desenvolvido a partir dos fundamentos básicos para a obtenção da excelência do desempenho empresarial, os sete critérios referem-se a: liderança, estratégias e planos, clientes e sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados; esses elementos da organização devem interagir entre si e se relacionar com o ambiente exterior.

        Segundo os autores, cada organização deve formular indicadores de desempenho referentes a cada um dos critérios de excelência do PNQ. A avaliação do desempenho organizacional deve ser feita através de uma análise mais profunda de seus indicadores. Para finalizar a quarta seção da obra, esta dada análise foi feita, analisando o relacionamento entre os indicadores dos resultados apontados pelo indicador e a busca de ações corretivas.

        A dada obra é de alta significância para os novos engenheiros, que ao mesmo tempo em que exercem com exuberância a sua profissão, estão se tornando gestores e empreendedores. No Brasil, em um momento de aumento de competição no ambiente da construção civil, é importante estruturar as empresas dessa área com técnicas que permitam o gerenciamento eficiente de projetos e empreendimentos.

        A utilização dos indicadores na obra enfatizados torna possível a avaliação da eficácia do Planejamento Estratégico, quanto a sua concretização. Os indicadores de desempenho e, particularmente, a sistemática proposta neste trabalho oferecem a peculiaridade de facilitar a visibilidade do gerenciamento para o alcance da estratégia da organização.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com