TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira

Por:   •  23/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Departamento Financeiro

O Departamento financeiro é organizado e funciona de acordo com os padrões de qualidade, transparência e lisura no serviço executado, com planejamento e programação. Este departamento conta com pessoas de extrema confiança, que preze pela ética e o compromisso de suas atividades, fornecendo à Direção todos os controles necessários que envolvem entrada e saída de numerários, tendo por meta sempre, a maximização de resultados econômicos e financeiros.


Atividades desenvolvidas no departamento financeiro

1-Controle bancário: têm como responsabilidade controlar todas as movimentações bancaria da empresa, extratos, pagamentos, emissão de cheques, tarifas cobradas, investimentos, empréstimos e dentre outros. (Aryon).

2-Planejamento financeiro: responsável por elaborar o fluxo de caixa, buscar alternativas de investimentos e financiamentos e, além disso, analisa toda a estrutura de capital da empresa. (Aryon).

3-Contas a receber:
 Controla todas as receitas geradas pela empresa. (Alessandro).

4-Contas a pagar:
 responsável por controlar os pagamentos realizados pela empresa, por exemplo: fornecedores, colaboradores, impostos e dentre outros. (Aryon).

5-Tesouraria: 
Controla todo o dinheiro gerado, os gastos, as notas de gastos que entram e saem da empresa. (Aryon).

6-Auditoria: 
avalia os registros de contabilidade ou de qualquer outra atividade que envolva recursos financeiros da empresa. (Aryon).

7-Faturamento: 
área que cuida da preparação e envio das contas. (Alessandro e Roberto).

8-Expedição de documentos e controle de veículos: envio e coleta de documentos mediante agendamento de um turno, sempre solicitado por e-mail, e para veículos, mediante agendamento com um turno de antecedência, sempre por e-mail, com controle de quilometragem. (Aryon e Roberto).

Ferramentas: Balanço Patrimonial (BP), o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), Indicadores de Desempenho, Controle de Custos, Movimento de Caixa, Controles de inadimplência e endividamento, e demais relatórios solicitados pela Direção.

Indicadores: mediante análise vertical e horizontal. Na análise vertical o foco é verificar a participação de cada item na composição de determinada coluna, no caso do Balanço Patrimonial, verifica-se a participação de itens no Ativo e no Passivo, na DRE e DFC, verifica-se a participação dos custos na formação do lucro e a participação das saídas na formação do caixa. Na análise horizontal, o foco é mostrar a evolução dos dados por períodos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com