TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão industrial

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

Este estudo trata sobre a norma ISO 9001 na produção e suas atualizações. A Norma é composta por requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade quando uma organização demonstra sua capacidade para fornecer produtos que atendam de forma consistente aos requisitos do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis, e quando aumenta a satisfação do cliente por meio de aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema, assegurando a conformidade com os requisitos do cliente e requisitos regulamentáveis aplicáveis. Contudo, o caminho percorrido para se alcançar uma certificação da ISO não é nada fácil, dependendo de uma série de fatores que envolvem tal teoria. O empenho das equipes no desenvolvimento para se alcançar o registro é de extrema importância, pois por meio deles é que se pode conquistar ou não a certificação. Pode acontecer de não conseguir de imediato a ISO, devido a diversas falhas que ocorreram ao longo do processo, onde a equipe responsável pela auditoria pode muitas vezes embargar a empresa, uma vez que se torna também, um aprendizado para que futuros erros nunca mais voltem a acontecer. Os princípios a serem seguidos numa Gestão da Qualidade são o foco no cliente, pois tudo gera em torno da satisfação do cliente, o espírito de liderança, o envolvimento de todas as pessoas, não só das partes interessadas da empresa (diretores, presidente, gerentes), mas de todo o chão de fábrica (operários em geral), pois o que deve ser enfatizado é que com a obtenção da ISO, todos saem ganhando, buscar melhorar continuamente todo o processo da empresa, entre outros requisitos básicos. A Alta Direção deve assegurar que os requisitos do cliente sejam determinados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente.

Como em todo processo, uma linha de produção possui várias anomalias que geram transtornos para a organização. Por isso, o papel da ISO é padronizar tais processos de forma que a existência de erros, perdas, seja nula. Uma metodologia correta, com padrões corretos, gera riqueza e lucro para a empresa e, consequentemente, a satisfação do cliente.

Palavras-chave: processo, certificação, qualidade, gestão e satisfação.

Abstract

This study focuses on the ISO 9001 production and its updates. The standard consists of requirements for a Quality Management System where an organization demonstrates its ability to provide products that consistently meet customer requirements and regulatory requirements, and when you increase customer satisfaction through the effective application of the system including processes for continual improvement of the system, ensuring compliance with customer requirements and regulamented ​​requirements. However, the path to achieving ISO certification is not easy, depending on a number of factors involving such a theory. The commitment of the development team for achieving record is extremely important because it is through them that you can win or not certification. We may not achieve the ISO immediately due to faults that occurred during the process, where the team responsible for the audit may often attach to the company, since it also becomes a learning experience for future errors that never return to happen. The principles to be followed in Quality Management is customer focus, because everything generates around customer satisfaction, the spirit of leadership, involvement of all people, not just the stakeholders of the company (directors, president, managers ), but the entire floor (factory workers in general), because what should be emphasized is that in obtaining the ISO, win-win, seek to continuously improve the entire process of the company, among other basic requirements. Top management shall ensure that customer requirements are determined and are met with the aim of enhancing customer satisfaction.

As in any process, a production line has several anomalies that create inconvenience to the organization. Therefore, the role of ISO standardize these processes is such that the existence of errors, losses, is zero. A correct methodology with proper standards generates wealth and profit for the company and, consequently, customer satisfaction.

Keywords: process, certification, quality, management and satisfaction.

Sumário

1.0 – Introdução 6

2.0 – História da ISO 7

3.0 – Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos 8

3.1 – Norma ISO 9001:2008 completa 8

4.0 – Estudo de Casos 32

4.1 – Empresa de Incineração Haztec 32

4.2 – Grupo Carta Fabril 33

5.0 – Conclusão 34

6.0 – Referências Bibliográficas 35

1.0 – Introdução

Este trabalho tem como tema a abordagem sobre a Norma ISO 9001:2008, que trata sobre o Sistema de Gestão da Qualidade nas organizações, onde será apresentado uma breve história desde a sua origem, mostrando todo o decorrer do processo até a sua implementação no setor da produção em empresas atuais.

O Sistema de Gestão da Qualidade tem como objetivo criar padrões que permitam orientar cada setor na execução de suas tarefas de maneira correta e em harmonia com os outros setores, estando todos com o objetivo comum: A Satisfação do Cliente.

A sigla ISO refere-se à International Organization for Standardization, é a maior desenvolvedora mundial de normas internacionais. O grupo foi fundado em 1947, e desde então, já publicou mais de 19500 Normas Internacionais, abrangendo quase todos os aspectos da tecnologia e negócios. Atualmente possui membros em 165 países e cerca de 150 pessoas trabalham em tempo integral.

Uma organização certificada pela ISO 9001 é fortemente reconhecida no mercado e, com isso, o seu crescimento é consequência de todo o esforço até a obtenção de tal certificado.

Não é intenção de esta Norma impor uniformidade na estrutura de sistemas de gestão da qualidade ou uniformidade da documentação. Pode ser usada por partes internas e externas, incluindo organismos de certificação, para avaliar a capacidade da organização de atender aos requisitos do cliente, os estatutários e os regulamentares, aplicáveis ao produto e aos seus requisitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com