TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo RAMA

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.302 Palavras (18 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Nosso trabalho tem como principal objetivo apresentar conceitos das principais ferramentas Administrativas, tais como: Cinco Forças de Porter, Analise Swot e Balanced Scorecard. Estas ferramentas nos permitem a realização de Análise Crítica das Organizações, e também demonstrar como elas podem ser utilizadas tanto para negócios já existentes, como para a expansão de uma empresa. Identificam dentro e fora da organização onde ela pode melhorar, a fim de aumentar seus rendimentos, ou onde ela tem que manter o nível para não ser “engolida” pelo mercado. Encontrar caminhos para o crescimento da companhia, seja este crescimento, interno ou externo.

Com a aplicação destas ferramentas vemos no exemplo escolhido, Grupo JRAMA, como uma empresa que ao invés de deixar seu capital parado, descobriu um novo mercado e assim pôde aumentar sua gama de produtos e consequentemente seus lucros.

CINCO FORÇAS DE MICHAEL PORTER

Criado em 1979, analisa a competição entre empresas com o mesmo ramo de atuação.

Considera cinco forças para se criar uma estratégia empresarial, com a finalidade de servir seus clientes e obter lucro. Para mudar qualquer uma das cinco forças é necessária a reavaliação do mercado.

Estas cinco forças são:

  •  RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES:

 Principal determinante da competitividade de mercado (preço, inovação, marketing).

        Nesta força temos que levar em consideração também outras variantes, como numero de concorrentes, diversidade dos concorrentes, grau de diferenciação dos produtos, etc.

        Quanto maior a concorrência, melhor para o cliente. Pois os “fornecedores” tendem a melhorar o que oferecem, ou pelo menos diminuir o valor do bem oferecido, diminuindo a sua margem.

  • PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES:

Quanto maior a compra, maior o poder que o cliente tem de “chorar” um desconto.

        Sendo assim o cliente negocia apenas o preço total da compra, e não o preço unitário. O cliente pode também procurar produtos substitutos, fazendo com que seu fornecedor tente fidelizá-lo com o fechamento de bons negócios.

  • PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES:

Sendo necessário para que seu produto seja produzido um fornecedor (de matéria-prima, por exemplo) pode aumentar seu preço, atingindo diretamente o preço final do que é produzido. Por isso quanto maior a quantidade de fornecedores, melhor para uma empresa, terá o PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES supracitado.

  • AMEAÇA DE NOVOS CONCORRENTES:

 Cada vez que um novo concorrente aparece no mercado quer dizer que a fatia que a sua empresa tem deste mercado tende a diminuir. por outro lado existem as barreiras de entrada.

        As barreiras de entrada são compostas por fatores ligados a valores (economia de escala), know-how, logística (acesso a canais de distribuição), marca, etc.

  • AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS:

Produtos (bens e serviços) que apareçam no mercado e que sejam parecidos ou desempenhem funções equivalentes aos já existentes. Produtos esses que apareçam com valores menores e/ou caiam no gosto do público alvo.

        Podemos citar o caso das garrafas PET, que substituíram quase que completamente as garrafas de vidro, por serem mais fáceis de manusear (não quebram), não precisavam ser levadas de volta, dentre outro. Recentemente até estão tentando “ressuscitar”  as retornáveis.

        Estas forças têm relevância diferenciada para cada setor de atuação, ou para cada momento que a empresa está passando.

[pic 1]

ANÁLISE SWOT ou ANÁLISE FFOA

(Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)

        Ferramenta utilizada para analisar o cenário onde a organização está inserida. Serve tanto para uma microempresa (gestão familiar) quanto para uma multinacional.

        Foi criada por Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Staford nas décadas de 60 e 70, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

        Tem o objetivo de sintetizar a análise interna e externa relacionada a esses 4 parâmetros, para a identificação de elementos chave para a gestão da empresa (prioridades). Descobre os pontos fortes e fracos, para que o gestor saiba quais são seus riscos e onde ele pode arriscar.

  • ANÁLISE INTERNA (forças e fraquezas):

 Integração e padronização dos processos com foco na atividade principal, evitando a redundância(retrabalho). Produção mais rápida e barata.

  • ANÁLISE EXTERNA (oportunidades e ameaças):

Informação imediata com confiança nos dados apresentados para uma decisão estratégica sem erros.

Existem quatro situações em que uma empresa pode se encaixar;

  1. FORÇAS E OPORTUNIDADES: é a melhor possível, onde o seu ponto forte está de acordo com a oportunidade.[pic 2]
  2. FORÇAS E AMEAÇAS: onde a empresa precisa que seus pontos forte minimizem as ameaças detectadas.
  3. FRAQUEZAS E OPORTUNIDADES: achar na oportunidade uma chance de desenvolver esse ponto fraco da empresa.
  4. FRAQUEZAS E AMEAÇAS: é o pior cenário, neste caso é tentar desenvolver o ponto fraco ao ponto dele concorrer com a ameaça.

BALANCED SCORECARD – (BSC)

Metodologia criada pelos professores da Harvard Business School Robert Kaplan e David Norton em 1992 para medir o desempenho empresarial através de indicadores de desempenho desenvolveu-se durante aplicações em empresas e se tornou uma metodologia de gestão estratégica.

Para a definição desses indicadores usamos quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial.

  • FINANCEIRO: Como aparecemos para nossos investidores?
  • CLIENTES: Como os clientes nos vêem?
  • PROCESSOS INTERNOS: Em que temos de ser excelentes?
  • PRENDIZAGEM E CRESCIMENTO: Como melhorar e criar valor ao nosso produto?

É utilizado também para estabelecer metas (individuais e de equipes), remuneração, distribuição de recursos, orçamento, feedback (cumprimento da estratégia) e etc.

É o alinhamento entre o planejamento estratégico e as ações operacionais da empresa.        

[pic 3]

[pic 4]

GRUPO JRAMA

O Grupo J. Rama, está localizado em Barcouço- Portugal e atua em diversos segmentos do sector primário da economia nacional, é formado por 3 empresas a quais representa. Abaixo está a relação das empresas com suas respectivas atividades principais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (995.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com