TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Crítica do Grupo Rama

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.085 Palavras (13 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 13

GRUPO JRAMA

O Grupo J. Rama, está localizado em Barcouço- Portugal e atua em diversos segmentos do sector primário da economia nacional, é formado por 3 empresas a quais representa. Abaixo está a relação das empresas com suas respectivas atividades principais:

• Joaquim Rama & Filho, Ltda.: Revenda de alimentos compostos para animais;

• J. Rama – Produção e Comércio de Ovos, Ltda.: Produção e distribuição de ovos em natureza;

• J. Rama, Ltda.: Produção e comércio de azeite e vinho da região da Bairrada e Ecoturismo;

Os valores do Grupo explicam o sucesso do passado, e da expansão que tem vindo consolidar ao longo dos últimos anos, não só através do crescimento dos negócios já estabelecidos no mercado, como também a criação de novos negócios. A orientação estratégica do Grupo promove assim, com espírito empreendedor e inovador, o desenvolvimento sustentável da região e do país, com sentido Social e Económico, respeitando o meio ambiente e as regras hegiosanitária.

O negócio das várias empresas incorporadas no Grupo J. Rama tem subsistido no mercado ao longo de três gerações. A mais de 50 anos, Joaquim da Silva Rama, deu início a uma empresa em nome individual, esta empresa foi a rampa de lançamento para o que hoje representa o Grupo J. Rama. Esta empresa dedicava-se ao fabrico de bombas para rega da marca Jamar®, comércio de peças para motores de rega e de motorizadas com oficina de assistência técnica.

Uns anos mais tarde e com o sentido de diversificar os ramos de negócio foi dado inicio às atividades de produção de ovos, de azeite e ao comercio de alimentos compostos para animais.

Com o sentido de organização fiscal e setorial das várias atividades, criaram-se firmas independentes, cada uma com o seu objeto de negócio. Em Maio de 1981, a firma Joaquim Rama & Filho, Ltda., constituída por Joaquim da Silva Rama e Jorge Manuel Ferreira Rama, iniciou a atividade no sector da revenda de alimentos compostos para animais. Usufruindo desde então uma parceria com a Provimi, maior empresa nacional de produção de alimentos certificados e qualificados.

Em Novembro de 2001 foi constituída a firma J. Rama, Ltda. que assumiu como atividade a produção e comércio de azeite.

No inicio de 2010 foi constituída a empresa J. Rama PCO, Ltda., que abraçou o negócio, com mais de 25 anos de existência no mercado, a produção e comercio de ovos em natureza. A sua constituição enquadra-se numa lógica empreendedora associada à promoção de jovens empresários de forma a dinamizar e consolidar o futuro da empresa, tornando como principais acionistas da empresa, e respectivamente, os netos e filhos dos anteriores promotores do negócio.

No inicio de 2012 a empresa J. Rama, Ltda. assumiu também a atividade de produção e comércio de vinho e espumantes da região da Bairrada e o ecoturismo. Esta última atividade surge após a decisão de construção de um espaço dedicado, não só à produção de vinhos, mas também ao ecoturismo, idealizada com espaços polivalentes, devidamente preparados para a realização de eventos de âmbitos diversificados. Possui também uma loja para venda ao público do azeite e vinhos produzidos na adega, cujas uvas são provenientes das explorações agrícolas de Jorge Manuel Ferreira Rama e António Assunção Coelho Selas.

VISÃO

O Grupo J. Rama prima pela qualidade e seriedade dos serviços prestados aos seus clientes e fornecedores, com responsabilidade e sentido social.

MISSÃO

O Grupo J. Rama pretende criar ligações de confiança com os seus parceiros de negócio, de forma a desenvolver, tanto a nível económicos como social, um progresso que traga benefícios a todos.

VALORES

• O Grupo J. Rama está presente no mercado com responsabilidade e respeito por todos os parceiros e concorrentes de negócio.

• O Grupo J. Rama pretende estabelecer objetivos com o intuito de divulgar e crescer no mercado nacional e internacional com produtos de qualidade reconhecida.

• O Grupo J. Rama aposta num constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, aproveitando os avanços tecnológicos permitindo uma melhoria constante e sustentada dos seus produtos para o consumidor final.

AVÍCOLA

Empresa OVOGAL

Avícola é uma Empresa chamada OVOGAL que foi criada ha 40 anos, ainda na década de 90, 10 anos mais tarde que a primeira empresa do Grupo J RAMA. Era uma empresa completamente familiar, gerenciada pelos filhos de Joaquim da Silva Rama que foi adicionada ao Grupo para diversificar seus negócios.

A Missão da OVOGAL veio para diversificar os negócios do GRUPO J RAMA, porém pretendendo garantir a continuidade dos negócios, mantendo a tradição familiar, fornecendo qualidade e segurança máxima de seus produtos.

OVOGAL dará continuidade a empresa formada pelo pai, adotando politica de reestruturação da infra-estrutura já existente.

O Objetivo Financeiro é de manter o volume de vendas em 1.500.000 Euros e o Objetivo Não Financeiro é fidelizar a carteira de clientes;

BALANCED SCORECARD

Através do Balanced Scorecad (BSC), foi feita uma analise dos Processos Internos da empresa OVOGAL, onde se dividiu em quatro setores: Econômico, Tecnológico, Sócio Cultural e Político-Legal.

Pensando no bem estar do cliente e se colocando a frente dos concorrentes aderiu novos métodos para a redução do colesterol e dentro dessas melhorias criou um controle sanitário mais rígido.

Analisando a real necessidade dos clientes a empresa OVOGAL desenvolveu melhoria de comunicação com os Steakholders, se aproveitou da frágil concorrencial, investindo na redução de custo da produção através de melhores contratos com fornecedores e clientes.

ANEXO A ANEXO B

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com