TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo e Equipe de Trabalho

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

GRUPO E EQUIPE DE TRABALHO

        Grupo e equipe de trabalho são termos que existem a tempo no mundo das organizações, apesar disso, ganharam ênfase maior de uns tempos para cá dentro do contexto organizacional. O grupo de trabalho se refere a um conjunto de pessoas que possuem características semelhantes unidos por um mesmo objetivo, trabalhando de forma individual, já a equipe de trabalho também compreende um conjunto de pessoas que fazem um trabalho cooperado buscando um objetivo em comum.

        É possível se afirmar que todos os tipos de organização possuem grupos de trabalho, eles se classificam em formais e informais. O Formal existe por conta da administração da empresa, que o cria para desemprenhar uma atividade específica, normalmente possuem um líder, os grupos formais se subdividem em permanentes, onde são indispensáveis na estrutura da organização, como departamento e setores, e em temporários que se extinguem após a realização da tarefa. Os grupos informais se formam espontaneamente, e possuem regras e características próprias que dependem de seus integrantes.

Os grupos de trabalho se formam normalmente de cinco etapas. A primeira é a formação, onde as pessoas se conhecem e mantem o primeiro contato; segunda é a tempestade, é a fase do conflito que surge pelas diferenças do grupo; depois vem a normatização, onde as regras são estabelecidas, o grupo cria sua identidade; desempenho, se analisa a realização das atividades; e por último é o encerramento em que o grupo é extinto, podendo ser por vários motivos como falência da empresa, exclusão de setor, etc.

Equipes de trabalho não estão presentes em todas as organizações, em sua estrutura as pessoas possuem características diferentes e complementares, o que possibilita um trabalho cooperado para um mesmo objetivo. As equipes trazem vantagem competitiva a empresa por influenciar  favoravelmente em seus desempenhos e resultados.

Entre os vários tipos de equipes, existem três primárias e importantes: equipes de trabalho, que realizam tarefas pelo trabalho complementar (um integrante complementa o que foi executado pelo outro); equipes de projeto e desenvolvimento, que normalmente trabalham a longo prazo desenvolvendo novos componentes; e equipes paralelas que não estruturam a empresa, apenas existem para a solução de conflitos no trabalho.

As equipes de trabalho se formam em quatro essenciais fases. A primeira é dirigir, onde a equipe se encontrará com sua missão e traçará seu caminho; a segunda é trabalhar, assim o trabalho é organizado, as primeiras tarefas começam a ser realizadas; depois avançar, onde todo o processo produtivo está funcionando, neste momento a produtividade pode aumentar rápido, como também aparecer diversos conflitos; e por último atingir, onde os obstáculos são superados e os objetivos começam a ser alcançados.

Em vista de tudo que foi apresentado, é possível perceber que tanto grupos como equipes de trabalho são importantes dentro do contexto organizacional, cada um com sua característica própria. O grupo de trabalho tem pessoas com características semelhantes e trabalham de forma individual, existe a hierarquia e a disputa de competição entre os profissionais, a realização de erros é exclusiva de quem cometeu. A equipe de trabalho possui pessoas com características diferentes e complementares, o trabalho é realizado de forma integrada, até existe a presença de um líder, mas os integrantes trabalham de forma linear, erros e acertos são consequências de toda equipe. No entanto, os dois trabalham por um ou mais objetivos em comum, alcançar os resultados da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com