TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos e Equipes de Trabalho nas Organizações

Por:   •  10/3/2016  •  Ensaio  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ESCOLA SUPERIOR DE HOTERALIA E TURISMO DE INHAMBANE (ESHTI)

Curso de Licenciatura em Gestão (Pós Laboral)

Comportamento Organizacional

Grupo 4

Tema: Grupos e Equipes de Trabalho nas Organizações

Nomes:

Celina Barnabé Chalenga                                

Druty Mansuclal

Esménia Carolina Silvestre Langa

Felicidade Augusto Paunde Nhacula

Felisberto Moisés Mahuaia

Leonardo Alberto

Sapna Tramboclal

Victória Paulo Muchanga

                                                              Docente:

dr. Tomo Valeriano

Inhambane, Março de 2016

  1. Apresentem e debrucem-se em torno da conceptualização do grupo patente no texto.

R: Apresentar a conceptualização de grupo não é uma tarefa fácil quanto parece, pois temos vários aspectos a observar. Não se considera um grupo a um aglomerado de pessoas que seja por mera-coincidência ou mera-casualidade, por exemplo um aglomerado de pessoas num estádio, não constitui um grupo, dado que é necessário que haja uma relação entre as pessoas, uma cooperação para atingir determinado objectivo e que sejam interativos. Portanto, grupo é a união de duas ou mais pessoas com um objectivo em comum a alcançar e que estejam em constante interação. Por exemplo, uma equipe de futebol.

  1. Descrevam as características centrais do grupo.

R: As características centrais dos grupos são: ter normas, ter objectivo comum e ser pequeno. Os membros têm uma relação directa, partilham de normas e valores comuns, normas essas que não são escritas mas conhecidas e seguidas por todos os membros do grupo, e têm um objectivo comum.

  1. Refiram se das relevâncias dos grupos para o alcance dos objectivos comuns dos envolvidos. Na sua resposta aponte questões motivação e expectativas dos grupos, comunicação nos grupos e o poder da influencia dos mesmos.

R: É importante reunir se em grupo porque há ocasiões em que para se realizar um determinado trabalho, por vezes precisa-se mais de uma pessoa, isto é, há a necessidade de diferentes talentos, conhecimentos ou poderes para que uma meta seja alcançada.  Os membros do grupo devem ter um sentimento de pertença, de ser importantes e de ter um grupo de amigos com objectivos comuns (motivação e expectativas do grupo); devem desenvolver significados que seriam compartilhados por membros do grupo (comunicação – meio pelo qual as pessoas criam e enviam mensagens que são recebidas, interpretadas e respondidas por outras pessoas). A melhor forma de comunicação é a de face-a-face, por outro lado, existem novas formas de comunicação que é a tecnologia, permitindo que os membros dos grupos colaborem e compartilhem conhecimentos de uma forma virtual;  deve ter um líder que possa influenciar o comportamento dos restantes membros do grupo para se obter uma dinâmica necessária a um bom funcionamento do grupo ou de equipe de trabalho. As coisas que não podem ser obtidas individualmente geralmente tornam-se possíveis através da acção grupal (poder e influência dos grupos).

  1. Relacione a interação grupo X comportamento.

R: Cada individuo é portador de um certo comportamento e quando este interage com um grupo pode adoptar o comportamento que difere com quando fora do grupo ou também pode influenciar o próprio grupo. Elas  tendem levar esse comportamento para fora do grupo. O nosso comportamento é resultado da interação com os outros membros do grupo.

  1. Distingue grupos das equipas. Na resposta, avancem os elementos peculiares de cada terminologia.

R: Enquanto os grupos se caracterizam em ter: esforço individual, responsabilidade por resultados individuais, objectivo de trabalho individual, unidades de trabalho dependentes. As equipes se caracterizam em ter: esforço colectivo, responsabilidade compartilhada pelos resultados globais, objectivo de trabalho compartilhado, unidades de trabalho semi-autônomas ou autônomas. Os grupos tem como elemento peculiares: os membros – pessoas que compõem o grupo, e o objectivo – factores que levam os grupos a tornar-se meios de satisfação das necessidades dos seus membros. As equipes de trabalho tem com elementos peculiares: os membros – pessoas que compõem a equipe de trabalho, a tecnologia – as equipes devem estar constantemente actualizados, e os objectivos – atingir a meta de trabalho.

  1. Equipes de trabalho. Discutam o conceito, apresentando as suas características e tipologia.

R: Equipes de trabalho é um conjunto de pessoas dentro da organização com relações dinâmicas e complexas, que interagem e compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidade utilizadas para desempenhar tarefas e actividades com a finalidade de atingir objectivos mútuos. Tipologia: Se o ponto enfatizado é o tempo de duração, então a classificação é de equipes permanentes – quando são criadas equipes de trabalho para o controle da execução das actividades da empresa, e equipes temporárias – quando são criadas equipes de trabalho para atingir um objectivo específico e uma vez cumprida a tarefa a equipe se desfaz; Se o aspecto enfatizado nas equipes é a sua missão, então a tipologia resultante contempla as chamadas equipes de trabalho – onde o objectivo é executar trabalhos que devem ser realizados para permitir a efectividade da organização, e as equipes de desenvolvimento – criadas com o objectivo de incrementar a efectividade dos processos organizacionais; Se a classificação é realizada de acordo com o elemento da estrutura da equipe que é priorizado, então os tipos resultantes são: grupos força-tarefa – a prioridade é o objectivo a ser alcançado, equipes propriamente ditas – o importante é o individuo, suas relações interpessoais positivas e a tecnologia traduzida nos conhecimentos ou habilidades especificas dos membros,   e tripulação – o mais importante é o objectivo e a tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com