TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gsi sistemas de informação

Por:   •  5/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  2.158 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

DCC133 – INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  1° semestre de 2015  Prof. Tarcísio de Souza Lima

Aluno: Jober Condé Evangelista Freitas

TÓPICO 1: Os sistemas de informação empresariais na sua carreira

PRAZO PARA A EXECUÇÃO COMPLETA DAS ATIVIDADES RELATIVAS AO TÓPICO 1

Até 15/DEZ/2015, 23h55, pelo horário do Moodle, onde haverá link próprio para o envio dessas atividades na aba correspondente ao Tópico 1.

QUESTÕES PARA REVISÃO (livro-texto, pág. 28 e 29)

  1. Como os sistemas de informação estão transformando os negócios e qual é a sua relação com a globalização?
  • Descreva como eles modificaram a forma das empresas gerenciarem seus produtos e serviços.
  • Descreva os desafios e oportunidades da globalização em um mundo “planificado”.
  • Nunca o termo “conexão” fez-se tão presente e importante no cotidiano da humanidade. Atualmente, a conexão virtual está em todos os lugares, seja por intermédio de celulares, computadores, tablets, via email, redes sociais, messengers e outros. Tal conectividade possibilita a troca de informações e conversas entre seus usuários, indo além, permitindo o gerenciamento de boa parte de processos empresariais existentes. Além disso, há o crescente número de vendas pela internet e a publicidade virtual. Assim, a contemporânea condição tecnológica estrutura os ambientes de negócios de forma muito diferente e dinâmica do que era há uns 20 anos atrás.
  • Relacionando-se com a globalização, as tecnologias dos últimos anos permitiram a planificação do mundo. Tal fato deve-se pela transposição de barreiras físicas pelo aumento do fluxo de informações em ambientes virtuais, permitindo uma ampla colaboração mundial em diversos processos. Como exemplos positivos desta planificação tem-se o aumento de importações e exportações de produtos (devido ao número crescente de compras internacionais feitas pela web),  a facilidade de envios de dados e informações empresariais (principalmente no caso de multinacionais) e a facilitada aquisição de mão de obra qualificada com buscas em todo o mundo, em alguns casos. Economicamente, o principal desafio para o mundo globalizado é desenvolver produtos e serviços mais rentáveis, com baixo custo de produção e estar sempre focado no mercado global.
  1. Por que os sistemas de informação são tão importantes para o funcionamento e a gestão de empresas hoje?
  • Enumere e descreva as seis razões pelas quais eles são tão importantes para as empresas hoje.

A importância dos sistemas de informação para o funcionamento e a gestão de empresas hoje está contida no fato dos mesmos possibilitarem as organizações atingirem seis grandes objetivos, que são:

1. Excelência operacional: os sistemas de informação e as tecnologias permitem melhorias em níveis de eficiência e produtividade, gerando maiores lucros;

2. Novos produtos, serviços e modelos de negócio: os sistemas de informação e as tecnologias facilitam para que as organizações e empresas desenvolvam novos produtos, serviços e modelos de negócios;

3. Relacionamento mais estreito com fornecedores e clientes: os sistemas de informação e as tecnologias permitem a aproximação das empresas com seus clientes e fornecedores, o que resulta, respectivamente, em negócios fidelizados e queda nos custos;

4. Melhor tomada de decisões: com informações mais amplas e bem sintetizadas, os sistemas de informações auxiliam os líderes de cada setor de uma empresa a tomarem melhores decisões sobre diferentes aspectos, muitas vezes em tempo real, informações essas provenientes de uma base levantada e agrupada tecnologicamente;

5. Vantagem competitiva: A presença de uma empresa na web faz com que a mesma seja exposta mundialmente. Assim, ao alcançar os quatro outros objetivos supracitados, uma empresa ganha enorme vantagem sobre seus concorrentes;

6. Sobrevivência: os sistemas de informações e as tecnologias são fundamentais para a sobrevivência das empresas atuais, ao permitir que as mesmas acompanhem suas concorrentes e no armazenamento de dados fiscais, por exemplo.

  1. O que é exatamente um sistema de informação? Como ele funciona? Quais são seus componentes humanos, organizacionais e tecnológicos?
  • Enumere e descreva as dimensões humana, organizacional e tecnológica.
  • Defina e descreva as atividades que ele realiza.
  • Explique como a Internet e a World Wide Web se relacionam a outros componentes tecnológicos dos sistemas de informação.

Dimensão organizacional: coordenam o trabalho através de uma hierarquia estruturada e de processos de negócios (como contratação de funcionários, por exemplo), alem do fato de que a cultura de uma empresa interfere diretamente na forma como os sistemas de informação são utilizados na mesma;

Dimensão humana: há a necessidade de pessoas para administrar os sistemas de informação, sendo que as atitudes dos empregados estão correlacionadas ao fato de se tais sistemas serão utilizados de forma eficiente ou não.

Dimensão tecnológica: é a base sobre a qual os sistemas de informação existem e fuincionam. Melhores tecnologias viabilizam sistemas mais eficientes.

Basicamente, os sistemas de informações recebem dados de dentro da organização ou externo. Tais dados são processados, de forma que os dados brutos sejam convertidos a uma forma mais significativa. A saída deste modelo de sistema é que transfere as informações para os destinatários. Parte da saída retorna à entrada num processo de retroalimentação.

A World Wide Web relaciona-se de forma positiva a outros componentes tecnológicos dos sistemas de informação, servindo de base para serviços de sistemas de informação, como rastreio de encomendas e compras virtuais, por exemplo.

  1. Como um método de quatro passos para a resolução de problemas organizacionais pode ajudar a solucionar problemas relacionados a sistemas de informação?
  • Enumere e descreva cada um dos quatro passos para resolver problemas organizacionais.
  • Dê alguns exemplos de problemas humanos, organizacionais e tecnológicos que podem ser encontrados nas empresas.
  • Descreva o papel do senso crítico na resolução de problemas.
  • Descreva o papel dos sistemas de informação na resolução de problemas organizacionais.

*1. Identificação do problema: esta etapa inclui o consenso sobre a existência do problema, sua definição, causas e possíveis medidas a serem tomadas para sua correção.

2. Proposta de solução: deve-se considerar o maior número de soluções possíveis e os impactos de cada uma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com