TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Literário

Por:   •  15/8/2016  •  Resenha  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de escrita científica - Produção de artigos de alto impacto

Prof. D. Valtecir Zucolotto – Prof do IFSC - USP

Módulo 01 – Gênero Literário

Aborda primeiramente o papel do cientista – cientista trabalha em diversas áreas, fazendo avançar a barreira do conhecimento que é através de publicações científicas, disseminando através das publicações em artigos científicos.

Tudo surge do intelecto

Ter noção de time da área que esta sendo trabalhada para não pecar no excesso.

Gênero literário da escrita cientifica: inicio da escrita cientifica que começou a ser padronizada pelos documentos lançados. As características principais é de ‘’quem poderá ler o artigo’’ para saber o que irá conter no artigo para leitor entender. A segunda é a clareza e concisão na mensagem ao leitor. A terceira é a Citação e referenciamento que dão suporte a escrita. A quarta característica é que ao há suspense na escrita cientifica, e o autor deve mostrar o seu principalmente resultado de maneira mais rápida e eficiente.

Ele ressalta que para a transição do artigo para a língua inglesa é ideal que o cientista tenha independência, escrevendo desde o começo o artigo também em inglês. A forma correta de trazer a citação é trazendo sua ideia e citando o autor para evitar o plágio.

Módulo 02 – Títulos, Autores e Abstract

Título deve ser o mais conciso possível, com palavras chaves para identificar-reconhecer o trabalho.

Fala dos autores e coautores que contribuirão para o trabalho. Todo autor ou co-autor deveria em princípio ser capaz de apresentar-defender o artigo.Deve-se ter responsabilidade em designar autores e coautores de artigos científicos; Formato de ordem de autoria; O abstract é a principal sessão para divulgação, deve ser bastante sofisticado em sua escrita, contendo os principais aspectos do artigo (objetivo, resultados, contribuições).

(o que precisa em um abstract)

  1. Área de pesquisa
  2. Deixar claro o que ainda não é entendido
  3. Objetivo
  4. Resultados
  5. Conclusões, como os resultados contribuirão.

Módulo 03 – Introdução

Deixa o leitor preparado para entender os aspectos relevantes do artigo, conduzindo o leitor, não devendo ser extensa.

Tem um modelo baseado em 4 partes

A primeira dimensão é a da Informação, iniciada no primeiro parágrafo com a contextualização de forma geral a área e sua importância. Em seguida se mostra as lacunas e limitações da área, com o que não está bem entendido e é controverso na área. A terceira parte é a fronteira do conhecimento, mostrando ao leitor o mais avançado da área de estudo, fazendo com que ele analise o trabalho científico. A última parte traz o propósito principal do trabalho. Vem seguindo o afunilamento da introdução, em que o fluxo de ideias deve ser bem definido e claro. A terceira dimensão é a citação e referenciamento que devem ser adicionados com cuidado relevância e discernimento.

Módulo 04 – Resultados, Discussão e Conclusões

Há uma variedade de modelos adotados para exposição dos resultados e discussão. O que o professor discerniu foi que é nessa sessão que o autor prova a ideia inicial que gerou o artigo, composta de material ilustrativo e texto. Não importa a qualidade dos resultados, mas a maneira como eles são descritos para aceitação do artigo. É importante saber elaborar um bom texto e saber que há uma ligação entre a introdução e os resultados, sabendo elaborar uma correspondência entre as partes. Deve haver um balanço entre as informações dos textos com a legenda (que deve ser bem elaborada) para não haver sobreposição. Já a sessão da conclusão é o inverso da introdução, começando a falar de coisas específicas seguindo de sentenças mais gerais e a contribuição do avanço das fronteiras do conhecimento na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com