TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

Tese: HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Tese  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Habilidade humana é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo e de conseguir esforços cooperativos nesse grupo, na direção dos objetivos estabelecidos. A habilidade humana não pode ser algo ocasional, essa habilidade deve ser desenvolvida naturalmente e inconscientemente, sendo demonstrada em todas as atitudes do individuo.

Na área pré-industrial a administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos. Nas sociedades primitivas, as expedições para a caça de grandes animais eram empreendimentos coletivos precedidos de decisões de planejamento, divisão do trabalho e logística. Essas expedições, embriões de empresas, tinham líderes, que eram modelos dos gerentes.

Foi a partir da revolução industrial, no final do século XVIII que as grandes empresas se tornaram numerosas e complexas. Não significa que não existissem empresas complexas antes disso, existia, porém pouco numerosas praticamente todas eram do ramo comercial ou financeiro, os dois ramos econômicos que evoluíram mais cedo para constituir organizações com alguma complexidade.

A teoria administrativa nada mais é do que o estudo de varias teorias, onde o foco principal a estrutura dentro de uma organização. Este estudo é realizado para a busca de da máxima eficiência, observando a organização como um todo, tanto operacional como gerenciais.

HISTORIA DA ADMINISTRAÇÃO

A Igreja católica Romana dispõe de um modelo de administração idealizado no século II, mas são casos em que a administração pública era praticada junto com a política. É significativo que, salvo exceções, o capital não se interesse até o século XVIII pelos sistemas de produção e se contente com o sistema de trabalho em domicílio e com o controle da produção artesanal para melhor se assegurar da comercialização. Antes da revolução industrial, as atividades industriais e agrícolas eram exercidas de forma artesanal e na maioria dos casos, rudimentar, com grande intensidade de mão-de-obra e pouca de capital. A produção artesanal caracteriza-se pela utilização de trabalhadores altamente qualificados e de ferramentas simples e flexíveis para produzir exatamente o que o consumidor deseja: um item de cada vez. Com o progresso lento das atividades industriais e agrícolas, as empresas desses ramos eram extremamente simples. Durante esse período desenvolveram-se os grandes impérios coloniais, apoiados na ampliação do comércio e das finanças.

Na revolução Industrial a administração iniciou no final do século XVIII, um conjunto de acontecimentos mudou o ritmo do desenvolvimento. Em 1776 dois fatos mudaram o curso da história: a independência dos Estados Unidos e a publicação da obra A Riqueza das Nações do escocês Adam Smith.

Vários outros fatos ocorreram no período de 1769 a 1780: a invenção da máquina alternativa a vapor por James Watt, o tear mecânico, a locomotiva e o navio a vapor, além de diversas máquinas agrícolas. O ritmo do desenvolvimento industrial e agrícola se acelerou sem parar, as organizações cresceram e tornaram-se mais complexas e um novo ciclo de desenvolvimento se observou com a substituição do ferro pelo aço, o uso da eletricidade para fins motores e para iluminação, invenção do telefone e logo a seguir do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com