TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DOS COMPUTADORES EVOLUÇAO E DESEMPENHO DO HARDWARE

Por:   •  10/4/2016  •  Tese  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

GABRIEL JAIME ALVES

HISTÓRICO DOS COMPUTADORES

EVOLUÇAO E DESEMPENHO DO HARDWARE

JANDAIA DO SUL

2016

Por definição o computador é uma maquina capaz de realizar cálculos matemáticos e assim executar comandos.Um dos primeiros instrumentos capaz de realizar cálculos desenvolvido pelo homem foi o ábaco, criado há milhares de anos, era constituído de fios e círculos que de acordo com sua posição indicavam a quantidade.

Em meados do ano de 1500, as primeiras maquinas de calcular começaram a aparecer. A primeira, criada por John Napier, era uma tabela de multiplicação.

Blaise Pascal, físico, matemático e filósofo, por volta de 1642 desenvolveu a Pascaline, que foi a primeira calculadora mecânica. Essa calculadora realizava operações básica de cálculos. No ano de 1833 foi desenvolvida a calculadora diferencial, criada por Charles Babbage. A partir dessa calculadora surge a idéia de dados. Esse equipamento é considerado o ponto de partida para os computadores modernos.

Hermann Hollerith, em 1880, utilizou o mesmo principio da calcula diferencial para fazer uma maquina capaz de processar informações que fossem de senso da população dos Estados Unidos, informações como cor de pele, datas de nascimento, religião, sexo e idade. Hollerith foi um dos fundadores da International Business Machine (IBM), pois em 1890 conseguiu diminuir o tempo de processamento de seu equipamento e passou a vender seus serviços de processamentos de dados, assim criando a empresa.

O ENIAC, conhecido como o primeiro computador eletrônico, foi desenvolvido pelo exército americano durante a segunda guerra mundial e foi divulgado em 1946. Era um computador que realizava quinhentas multiplicações por segundo através  de dezoito mil válvulas, porém essas válvulas eram componentes que geravam muito calor e queimavam com facilidade.

As válvulas foram substituídas por transistores a partir de 1950. O uso dos transistores foi um grande marco para a história da computação, pois alem de serem menores, consumiam menos corrente elétrica. Assim, foram construindo computadores menores, mais rápidos, mais confiáveis. No final dos anos 50, em todos os computadores se utilizava transistores, porém, apesar de esses computadores ainda serem caros, começaram a ser utilizados em grandes industrias e empresas. E foi assim que a indústria de computadores começou a crescer.

O hardware não funciona sem uma sequência de instruções e sem um programa de trabalho chama software. As primeiras três gerações de computadores eram o resultado do aperfeiçoamento dos softwares e da evolução de seus componentes básicos.

Primeira Geração (1945 – 1959)

Os computadores que fazem parte desta geração são aqueles que são baseados na tecnologia de válvulas eletrônicas a calculavam com velocidade de milésimos de segundo. Além disso esses computadores quebravam após algumas horas de uso, e a energia consumida e o calor produzido por 20.000 válvulas eram grandes. Extremamente lentos e exagerados. Um dos representantes é o ENIAC.

Segunda Geração (1959 – 1964)

A válvula nessa fase foi trocada pelo transistor e os fios de ligação por circuitos impressos, tornando os computadores mais rápidos, menores e com custo mais baixo. O transistor era 100 vezes menor que a válvula, consumia menos energia e era mais confiável. O representante dessa geração era o IBM 1401.

Terceira Geração (1964 – 1970)

Nesta geração houve a substituição dos transistores pela tecnologia de circuitos integrados, assim substituindo dezenas de transistores por uma única peça, proporcionando uma maior compactação, diminuindo custos e ainda uma velocidade maior de processamento de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com