TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOTEL BOA VIDA

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 7

Hotel boa vida: Em busca da excelência organizacional

Introdução

Desde que se formou o administrador José Antônio da Silva, tem se dedicado à aprimorar cada vez mais seus conhecimentos, pois ele tem certeza de que os profissionais que possuem competências às novas tecnologia de gestão são os mais bem sucedidos no mercado de trabalho.

José Antônio foi recentemente contratado para trabalhar como gerente geral de um complexo hoteleiro no município onde reside com aproximadamente uns 60 mil habitantes no litoral nordeste brasileiro. Viu ele, uma grande oportunidade profissional, sobretudo um grande desafio, o qual terá que por em prática os seus conhecimentos adquiridos em sua graduação e cursos realizados.

O Hotel Boa Vida é o mais amplo da região, co capacidade de hospedar 450 pessoas, uma bela infra estrutura de laser e esportes, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Conta também com uma infra estrutura para atender ao turismo de negócios, convenções etc., com capacidade para 400 pessoas.

Porém, com toda essa estrutura o hotel não tem obtido sucesso, pois muitos clientes que por aí se hospedaram tem reclamado de forma espantosa. O fluxo de hospedagem tem se decaído rapidamente, e o centro de convenções há meses não tem sido reservado. Mas a situação se agravou ainda mais, depois que foi divulgado na mídia de forma negativa os serviços prestados pelo hotel, o atendimento oferecido pelos colaboradores, e se quer atendiam ao código de defesa dos consumidores. Esta notícia foi o fim para denegrir ainda mais á imagem comprometedora do Hotel Boa Vida.

Ao assumir a gerência do hotel, José Antônio solicitou uma pesquisa de clima organizacional para atender o ambiente interno, onde ele um resultado preocupante; é extremamente elevado o índice de insatisfação por parte dos funcionários, estavam desmotivados. A equipe não estava satisfeitos com sua liderança, pois não viam nenhuma oportunidade de crescimento profissionalmente. Não havia entre eles comunicação, diálogo entre equipe, nem opinião entre colaboradores e clientes para saber do atendimento- sugestões ou críticas. Portanto José Antonio tem um grande trabalho pela frente a realizar.

Desenvolvimento

É aí então que entra o grande desafio para José Antônio, reverter uma das maiores situações críticas do hotel até o momento, onde ele precisa fazer mudanças radicais. Contratou então profissional de análise SWOT, para pesquisa de clima de ambiente interno e externo, ou seja, avaliar suas questões para que sejam identificadas suas forças, seus pontos fracos (questão a ser trabalhado), como também suas ameaças e oportunidades.

Análise Interna do Hotel Boa Vida

Forças: O Hotel Boa Vida tem uma vantagem elevadíssima por ser o maior e mais completo da região, com capacidade para 450 hóspedes, área de esportes e diversos tipos de lazer principalmente para crianças, um complexo aquático e uma infra estrutura para atender ao turismo de negócio, onde suporta uma capacidade para pelo menos 400 pessoas.

Fraquezas: É extremamente elevado o número de insatisfação dos colaboradores do hotel- aponta a pesquisa de clima organizacional, estavam desmotivados e não enxergavam oportunidades de crescimento profissional. Havia também, problema de relacionamento entre a equipe e seus líderes, e muitas vezes negligenciavam o código de defesa ao consumidor.

Análise externa do Hotel Boa Vida

Ameaças: Mesmo com toda a estrutura do hotel, não tem tido sucesso. O número de clientes tem reduzido a cada dia, e o espaço de eventos há meses não tem sido reservado. Não tem atendido com eficaz ao código do consumidor, e não tem prestado um serviço de qualidade. Tudo piorou de forma elevada, quando isso foi divulgado na mídia, então os clientes começaram a procurar outros hotéis.

Oportunidades:Com a chegada do gerente José, abre-se então um novo horizonte para oportunidades de aprendizagem e crescimento, com adoção de tecnologias de gestão que pretende aplicar na empresa, pois ele acredita que será um dos passos mais importantes para reverter à situação e obter o sucesso esperado. Pretende ele então, fazer um treinamento em sua equipe contratando umas tecnologias de gestão, mudando todo o aspecto do antigo hotel, com funcionários treinados, competentes e dedicados à função. Chamar novamente a mídia para divulgar no que se tornou o Hotel Boa Vida: um lugar onde realmente todos querem se hospedar.

Algumas tecnologias de gestão indicadas para o Hotel

Tecnologia de Gestão Benefícios Benchmarking É um importante aliado para vencer a concorrência, analisa as estratégias possibilitando a empresa criar e inovar idéias e melhorar o desempenho continuamente.

Esta tecnologia de gestão favorecerá para que o funcionário venha adquirir aprendizagem contínua e novos conhecimentos, para melhorar no atendimento ao cliente. Isto ajudará com que os colaboradores adquiram experiências e estratégias para vencer a concorrência.

Gestão do conhecimento Conhecimento é o principal capital organizacional capaz de criar valor, possibilitando um diferencial competitivo da organização, que gerencia o conhecimento de seus funcionários notáveis. Onde seu objetivo é trabalhar individualmente o capital intelectual de cada colaborador transformando o conhecimento tácito em conhecimento explícito. Esta ferramenta trará mais enriquecimento na vida profissional para que eles se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com