TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Harvard Apple

Por:   •  19/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 8

ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Cara Aluna e Caro Aluno,

Seja bem vindo ao cursos de pós-graduação da Estácio. Encaminhamos informações para eliminar dúvidas iniciais. Além destas informações e seus anexos (que estão disponíveis na biblioteca virtual) leia o Manual do Aluno que se encontra na página do aluno ou aluna.

1)        ESTRUTURA DO CURSO

Em geral, nosso Curso é dividido em 2 períodos, cada um com 6 disciplinas. Cada disciplina 8 aulas e são oferecidas SIMULTÂNEAMENTE, ao longo de cada período, seguindo às ORIENTAÇÕES DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA, cujas orientações estão disponíveis na Biblioteca Virtual.  

As datas de inicio e fim de cada período (bem como as demais datas a serem observadas) estão disponíveis no calendário, disponível na Biblioteca de todas as disciplinas. Este calendário deve ser a sua BÚSSOLA ao longo de todo o percurso. Recomendamos agendar as datas. Você só pode cursar as disciplinas nas datas deste calendário, observadas datas de abertura e de fechamento de fóruns, bem como de envio de Trabalhos. Não pode cursar as disciplinas em outras datas do semestre letivo, somente nas datas que estão no calendário.

Veja as disciplinas que estarão na tela do seu computador em cada trimestre:

Acompanhe as disciplinas programadas para o período, apresentadas em seu site, em sua tela de aulas. Caso falte alguma destas disciplinas, faça um requerimento no SIA solicitando ao seu Polo a sua inclusão. Acompanhe o andamento deste requerimento. Somente seu Polo pode incluir disciplinas e fará isso mediante sua solicitação. Não precisa escrever para a Coordenação, basta fazer o requerimento.

  1. As datas de início e fim de cada período, bem como as datas dos fóruns e de atividades, estão disponíveis no calendário do curso.   Este calendário deve ser a sua referência ao longo de todo o “per-curso”. Recomendamos anotar as datas na agenda. Durante cada período, a abertura e o fechamento dos fórum serão realizados nas datas previstas no calendário, AUTOMATICAMENTE pelo sistema.  O conteúdo das aulas online é complementado pelo Estudo de Caso da Universidade de Harvard e pelo Artigo, disponibilizados na Biblioteca Virtual de cada disciplina.  A leitura deste material é indispensável, por ser a base para a discussão nos fóruns, trabalho de fichamento, avaliação estruturada, em conjunto com o conteúdo teórico da disciplina.

  1. A distribuição das aulas, do Estudo de Caso de Harvard e do Artigo, dá-se conforme calendário.
  1. Teremos apenas um fórum. A análise do que for postado no fórum  será centrada em dois aspectos: o primeiro aspecto está relacionado à compreensão teórica do CONTEÚDO DA DISCIPLINA (apostila, vídeos, etc.) e, em segundo lugar, a visão prática do ESTUDO DE CASO DE HARVARD e do ARTIGO. O fórum tem uma contribuição importante no desempenho do trabalho e da avaliação estruturada..

  
Orientações de como podem participar:

a)Fazendo um comentário próprio;

b) Relacionando um comentário com uma citação;

c) Debatendo comentários de seus colegas;

d) Postando links que considerou interessantes ( sempre que possível agregue comentário junto).

e) Comentando, debatendo ou resumindo aspectos do artigo que considerou importante.

Há na Biblioteca instruções que facilitarão a localização dos fóruns (É um Passo a Passo de acesso).

  1. No TERCEIRO PERÍODO será cursada no 1º Trimestre a disciplina Metodologia da Pesquisa, na qual vocês deverão elaborar o Projeto de um Artigo científico.  No 2º Trimestre do terceiro período vocês pesquisarão e redigirão o Trabalho de Conclusão de Curso-TCC.  Ao final do segundo período daremos maiores detalhes. Mas lembrem-se de já escolher um tema de seu agrado e ligado a uma das disciplinas do curso, para escrever sobre ele no seu TCC.

O Trabalho de Conclusão de curso-TCC é obrigatório em todos os cursos de especialização. O prazo máximo para entrega ou postagem do TCC está estabelecido em até 90 (noventa) dias, contados a partir do término da última disciplina. Informações mais detalhadas sobre o TCC serão dadas no final do segundo período, previsto no calendário.

2)        ROTINA DE ESTUDOS

a)É fundamental que o aluno estabeleça sua rotina diária e disciplinada de estudos.  Estudar à distância exige determinação, disciplina e dedicação.  A flexibilidade de horário para os estudos não se traduz no acesso esporádico ao ambiente da webaula.  Este deverá ser acessado diariamente, para que seja estabelecida a continuidade na sua aprendizagem, bem como para leitura dos emails na central de mensagens, canal de comunicação de grande importância entre a Coordenação e os alunos.  O Aluno deve sempre acessar a central de mensagens, caso contrário perderá informações, o que poderá repercutir negativamente no desempenho.  

b)        Todas as aulas do período são liberadas no início de cada período,  conforme mencionado no calendário do curso. Se o aluno deixar acumular muitos dias sem estudo, o objetivo de aprendizagem fica prejudicado, pois perderá o tempo necessário de maturação e reflexão do conteúdo.

c)        Ao final de cada aula existem exercícios formativos, os quais visam à fixação do conteúdo. Não são computados na nota de avaliação. Porém, a realização destes exercícios representa a verificação de presença na aula, sendo os mesmos computados para efeito de registro de frequência.

3)        SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE CADA DISCIPLINA:

A pontuação está assim distribuída:

Atividade Estruturada           6,0

Trabalho (Fichamento)         4,0     TOTAL 10,0 PONTOS

___________________________

FÓRUM (PONTO EXTRA)     1,0     SERÁ INCORPORADO AUTOMATICAMENTE NA AVALIAÇÃO FINAL DE CADA DISCIPLINA.

  1. ATIVIDADE ESTRUTURADA: Uma parte da avaliação que corresponde até 6,0 pontos é obtida através da realização de uma ATIVIDADE ESTRUTURADA  online, nas datas indicadas no calendário acadêmico disponível na  Biblioteca Virtual (É um Passo a Passo de acesso).  Não precisa ser agendada.  Dentro do período previsto no calendário você acessa o SIA com sua matrícula de qualquer lugar onde estiver, conforme calendário acadêmico, não havendo necessidade de comparecimento no POLO EAD. O SISTEMA ABRIRÁ E FECHARÁ AUTOMATICAMENTE NAS DATAS PREVISTAS NO CALENDARIO, INDEPENDENTE DA VONTADE DO TUTOR/PROFESSOR.
  2. Não há segunda chamada. A Estácio NÃO POSTERGA datas de prova e a ausência às mesmas, ainda que justificada, não gera nova oportunidade de nova prova fora do período, exceto nos casos previstos em Lei (Regime Especial de Aprendizagem Domiciliar, Manual do Aluno) solicitados através de REQUERIMENTO.
  3. Somente as disciplinas Metodologia e TCC terão prova presencial a ser realizada no Polo de matrícula, as mesmas devem seguir as datas de Agendamento da AV e/ou AVS e realização da AV  e/ou AVS  constantes no calendário acadêmico. A disciplina de METODOLOGIA DA PESQUISA, nos cursos EAD, não possui Fórum e Entrega de Trabalho. Para  esta disciplina você fará uma prova valendo até 10 pontos: AV e/ou AVS

  1. FORUM DE DISCUSSÃO – FÓRUM ÚNICO

Teremos apenas um fórum. Poderá alcançar até 1,0 PONTO EXTRA. É uma oportunidade de enriquecimento  teórico do CONTEÚDO DA DISCIPLINA (apostila, vídeos, etc.) e, em segundo lugar, discutir e tirar dúvidas sobre o ESTUDO DE CASO DE HARVARD e do ARTIGO. O fórum tem uma contribuição importante no desempenho do Trabalho e da Avaliação Estruturada, além da pontuação extra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com