TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso de Harvard: Apple Inc. de 2010

Por:   •  16/2/2019  •  Resenha  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

APPLE INC. EM 2010

CAROLYNE SOARES DE CASTRO DO AMARAL

Trabalho apresentado à disciplina Gestão do Conhecimento e Marketing.

Tutor: Prof. André de Jesus Menezes

Belém - PA

Agosto/2018

Estudo de Caso de Harvard: Apple Inc. de 2010

Referência: YOFFIE, David B. & KIM, Renee. Apple Inc. em 2010. Harvard Business School: 712-P05, 21 Mar. 2011

Texto do Fichamento:

APPLE INC. EM 2010        

A Apple é uma empresa que cresceu e se desenvolveu fundamentada na inovação e no conhecimento. Observa-se, que desde sua criação em uma garagem nos anos 1970 até os dias atuais, a Apple se antecipou às necessidades dos clientes, criando produtos que atendessem às demandas e trouxesse facilidade para os usuários, conquistando um público apaixonado, disposto a pagar um valor mais alto e a ficar em filas na frente das lojas para garantir um lançamento Apple.

 

A Apple Computer foi fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak em 1976, quando ambos haviam largado a faculdade e tinham aproximadamente vinte anos de idade. Os garotos trabalhavam na garagem da família Jobs e lá criaram uma placa de circuito de computador, chamada de Apple I, em alguns meses produziram aproximadamente 200 unidades e conquistaram um parceiro, um empresário responsável por captar capital de risco.

Dois anos mais tarde, colocaram no mercado um computador de fácil manuseio, lançando o Apple II. Rapidamente a Apple se tornou líder de mercado com vendas anuais de cerca de US$ 1 bilhão por cerca de três anos, revolucionando o ramo da informática. Em dezembro de 1980 a empresa realizou a abertura de capital com oferta de ações na bolsa de valores.

Entretanto em 1981, a IBM introduziu-se no mercado de PCs, usando o Sistema Operacional (SO) DOS da Microsoft e um microprocessador da Intel. Diferentemente dos produtos da marca Apple, o PC da IBM tinha um sistema parcialmente “aberto”, no qual outros desenvolvedores poderiam atuar.

A concorrência no ramo da tecnologia e inovação é extremamente acirrada, neste cenário os PCs da IBM, além de ganharem participação no mercado, se tornaram o novo padrão da indústria. Como tentativa de retomar seu crescimento, a Apple lançou o Macintosh (Mac) em 1984. O Mac atraiu os clientes pela facilidade de uso, design industrial e elegância técnica. Ocorre que, a baixa velocidade do processador e a falta de software compatível com o Mac limitaram as vendas.

 Desta maneira, o lucro líquido da Apple caiu cerca de 60% entre 1981 e 1984, contribuindo para uma séria crise na empresa. Jobs foi então forçado a sair do comenado no ano seguinte  e na liderança permaneceu apenas John Sculley, executivo que Jobs recrutara da Pepsi-Cola por suas habilidades de marketing. A empresa ficou

Na gestão de Sculley, o Mac começou a atuar em novos mercados, especialmente os de editoração eletrônica e de educação. Na educação, a Apple controlava mais da metade do mercado. Diante disso, a participação do mercado mundial da Apple se recuperou e se estabilizou em 8%, chegando em 1990 como a empresa de PCs mais lucrativa do mundo.

A Apple oferecia aos clientes uma solução de desktop completa, incluindo hardware, software e periféricos que lhes permitiam simplesmente “ligar e usar”. Destacava-se também por projetar seus produtos a partir do zero, usando chips, disk drives e monitores exclusivos. Assim, os clientes fies da Macintosh acabavam pagando pelos produtos um preço premium, acima da média do mercado.

No entanto, conforme caíam os preços dos computadores compatíveis IBM, os Macs pareciam comparativamente muito caros. Além disso, os líderes de volume IBM também vinham atraindo a maioria dos novos aplicativos. A Apple dedicava 9% das vendas a pesquisa e desenvolvimento (P&D), contra 5% da Compaq e só 1% dos outros fabricantes de clones da IBM. Depois de Sculley conquistar o título de Chief Technology Officer em 1990, ele tentou criar uma linha de computadores para o mercado de massa.

Sculley decidiu criar uma parceria com a IBM para desenvolver a criação de aplicativos multimídia. A Apple também assumiu outro projeto cooperativo com a Novell e a Intel para reformular o SO do Mac para rodar em chips Intel que aceleravam o processamento. A ideia era lançar novos produtos com frequência, a cada seis ou doze meses, para atacar em larga escala a indústria de PCs. Mesmo assim as margens brutas da Apple caíram para 34%. Em 1993, Sculley foi substituído por Michael Spindler, o presidente da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com