TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso de Harvard: A Apple Inc. em 2012

Por:   •  17/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINSTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

GABRIELLA KELINPAUL

Trabalho da disciplina Marketing Estratégico,

                                                 Tutor: Prof. Henrique Viterbo Farah

Rio de Janeiro

2018

Estudo de Caso de Harvard: A Apple Inc. em 2012

Referência: Yoffie, David B. e Rossano, Penelope. 14 de agosto de 2012.

Texto do Fichamento:

        O texto fala sobre a empresa de computadores Apple e Steve Jobs, o CEO que transformou a empresa de uma empresa à beira da falência numa das maiores e mais lucrativas empresas do mundo revolucionando diversos setores. Steve Jobs morreu de câncer em outubro de 2011 e deixou para Tim Cook, o novo CEO, o desafio de manter o sucesso da empresa e leva-la a outro patamar.

        A Apple nasceu como Apple Cumputer, foi criado por Steve Jobs e Steve Woznjak em 1976. Jobs tinha como objetivo levar para o mercado um computador fácil de usar e foi o que ele fez com o Apple II 1978 e revolucionou a indústria de PCs. Rapidamente a Apple se tornou a líder da indústria.

        Ba década de 80 a IBM entrou no mercado de PCs e mudou a competitividade do setor. A IBM usava o sistema operacional da Microsoft, microprocessador da Intel e tinha o sistema bem mais aberto para a clonagem por outros produtores. Enquanto a Apple tinha como política recusar-se a licenciar o seu hardware a terceiros. A IBM virou um padrão para a indústria e ganhou mais participação no mercado.

        Como resposta, a Apple lançou o Macintosh em 1984 com mais facilidade de uso, projeto industrial e elegância técnica, mas tinha baixa velocidade de processamento e poucos softwares compatíveis o que limitou as vendas. As receitas da empresa despencaram, ela entrou em crise e Jobs foi forçado a sair por um golpe praticado pelo conselho.

        Com a saída de Jobs com assumiu a empresa foi Sculley. Ele levou a Apple para novos mercados e como o da editoração eletrônica e educacional. Criou softwares superiores para o desktop da Apple impulsionando o mercado, como Aldus (futuramente Adobe) PageMake. A Apple se recuperou em termos de participação do mercado global e virou a empresa mais rentável do mundo em 1990.

        A empresa se sobressaia por desenhar seus produtos do zero, com chips, unidades de disco e monitores exclusivos e oferecia aos seus clientes a solução completa em desktops, hardwares, softwares e periféricos. A IBM reduziu a lacuna na questão da facilidade de uso com o lançamento do Windows 3.0, mas foi visto que os “usuários dos produtos da IBM e compatíveis simplesmente toleravam suas máquinas, enquanto os da Apple realmente amavam seus Macs”. Ter os consumidores leais permitia que a Apple tivesse uma política de preços premium. Sculley também tentou direcionar a empresa para o grande mercado de massa e projetou o Mac Classic, um computador de baixo custo para competir em pé de igualdade com os clones da IBM.         Sculley fez uma aliança com a IBM para criarem juntas um novo sistema operacional e aplicativos multimídias. Também fez um projeto para redesenhar o Mac OS para rodar com Chip Intel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com