TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Alpargatas

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  1.822 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE[pic 1]

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

ALPARGATAS:

ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

Nome                 TIA

Angélica Araújo Soares - 41343591

Carolina Ribeiro de Oliveira - 31441815

Palloma Martins - 31346863

Professor

Jandira Sandra Ferreira

São Paulo

2015


Sumário

Introdução ................................................................................................................pág. 03

1.  Análise SWOT.....................................................................................................pág. 04

2. Forças de Porter....................................................................................................pág. 06

3. Modelo VRIO.......................................................................................................pág. 08

4. Conclusão.............................................................................................................pág. 09

5. Referências Bibliográficas....................................................................................pág. 10

1. Introdução

        A empresa Alpargatas teve a sua fundação no ano de 1907 pelo escocês Robert Fraser, associa-se a um grupo inglês e funda a Sociedade Anônima Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, que mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. e hoje chama-se Alpargatas S.A. A empresa tem diversas marcas do ramo de calçado como Mizuno, Timberland, Rainha, Dupé, Topper, Séte Leguas e Havaianas. A participação da Alpargatas no mercado é consolidada e está entre as mais valorizadas da BM&FBOVESPA. Sua tecnologia, principalmente para as marcas que são focadas em esporte aventureiro, tem alta tecnologia de amortecimento e componentes, desenvolvida especialmente para aumentar o desempenho de atletas e de adeptos do atletismo. Já suas marcas casuais para o uso diário, seja esporte ou não, contam com uma sofisticação e designer em seus diversos produtos, atendendo perfis de clientes variados.

        A Alpargatas é considerado, dentro da estrutura de mercado, uma empresa de concorrência imperfeita, pois há concorrentes dentro do seu setor de atuação que podem oferecer produtos similares ou de fácil substituição por questões regionais ou por preço. Apesar de ser uma empresa com mais de 100 anos, a Alpargatas sempre se posiciona no mercado de forma única e expressiva e, no final do século 20, relança aquilo que viria a ser um dos maiores cases de marketing no mundo: Havaianas. As sandálias de borracha que revolucionaram o planeta batem recorde: 100 milhões de pares vendidos. A Havaianas é líder no mercado brasileiro de sandálias e agora cresce também em outros segmentos e países. A marca bate recorde de produção.

        O grupo entra ainda mais com espaço no cenário mundial. Em 2000 adere ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa, e a Camargo Corrêa torna-se a principal acionista. A empresa também define a sua nova visão: ser uma empresa global de marcas desejadas. E, como estratégia, implementa um plano de internacionalização, com escritório nos Estados Unidos, Reino Unido, na França e na Itália, ficando sua estratégia de expansão e posicionamento.

2. Análise Swot

        De acordo com Baney, 2011, a análise Swot é utilizada para definir e fortalecer a vantagem competitiva da empresa destacando seus pontos fortes e fracos além de analisar ameaças e oportunidades como podemos observar na figura abaixo:

[pic 2]

No caso do grupo Alpargatas, identificamos os seguintes pontos

  • Ambiente interno: Forças

Como um ponto forte dentro do grupo, destacamos a tradição e a popularidade das marcas. Assim, detém da maior fatia de mercado dentro e fora do mercado nacional.

  • Ambiente interno: Fraquezas

Com a empresa crescendo continuamente, perde-se a velocidade das informações e a rapidez de dar retornos para os clientes pois trata-se de uma empresa verticalizada, ou seja, a solicitação de um cliente, ou fornecedor, precisa chegar ao diretor daquela área para depois ser retornado ao solicitador. Tem-se uma morosidade no processo e que pode deixar algumas insatisfações.

  • Ambiente externo: Oportunidades

O grupo tem uma atuação tímida fora do território brasileiro, podendo expandir as marcas para outros países.

  • Ambiente externo: Ameaças

        Pelo fato de ser um ramo de calçado e pela situação econômica do país atualmente, o público pode cortar os hábitos de consumo para sapatos com designer sofisticado considerando-o supérfluos neste momento e migrar para um concorrente próximo.

        Tendo em vistas todos os pontos acima, uma análise Swot tende a cruzar todos os fatores para que possamos melhorar nossos processos internos ou preparar para desafios presentes e futuros.

Forças x Oportunidades

        Com um produto diferenciado e com boa aceitação no mercado brasileiro e em alguns países, (países da América Latina, Europa e América do Norte), o grupo poderá estudar novos territórios com bases nas experiências adquirida em outros países, com um bom posicionamento.

Oportunidades x Fraquezas

        Com uma possível expansão em outros países, a empresa terá que focar nos processos internos. Isso pode significar um novo departamento dentro do Grupo que cuide apenas de relacionamento, canal direto com os fornecedores, cliente, consumidores. Assim, teremos um canal de comunicação mais ágil e eficiente.

Fraquezas x Ameaças

        O grupo deverá atentar-se aos novos hábitos de consumo (o que o cliente dará mais prioridade? O que fazer para reter esses clientes?) e fortalecer a equipe para que estejam preparados para que não ocorra desvio de informações.

Forças x Ameaças

        Mesmo com o cenário econômico do nosso país, a empresa se sobressai, pois, as marcas são fortes e contam com uma popularidade e preferência do público.

        

3. Forças de Porter

        Através das forças de Porter, é possível estabelecer novas estratégias para o aumento da receita das organizações. Porém, isso só ocorre se aplicarmos de forma eficiente os cinco pontos relevantes de Porter. Na atualidade, para a sobrevivência e cumprimento de metas das empresas, os gestores são direcionados a desenvolverem planos de ação e estratégias competitivas, a fim de acompanharem e reagirem as mudanças exigidas no mercado. Vale lembrar que a concorrência possuí estratégias fortes e buscam inovações frequentes a fim de vencer os concorrentes, se destacarem no mercado e atrair novos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (281.1 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com