TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Unilever

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.625 Palavras (27 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR V

UNILEVER

MARIA APARECIDA DOS SANTOS - RA: 1447468 LUCIANE CRISTINA SILVA TRIGO - RA: 1437875

Trabalho acadêmico para obtenção do título de Graduação em Gestão Financeira apresentado à

Universidade Paulista-UNIP

SÃO PAULO

2015

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA 5

1. LOCALIZAÇÃO 5

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL-HIERÁRQUICA 5

3. MISSÃO 5

4. VISÃO DO FUTURO 5

VITÓRIA DO CONTRIBUINTE NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 6

Dados corporativos 8

Centro de pesquisas 9

Sobre a Unilever 10

Nossa presença No mundo: 11

No Brasil: 11

DECISÃO 17

Mérito. 18

Estatais 20

2. MATEMÁTICA FINANCEIRA 20

FONTES DE FINANCIAMENTOS 23

CONCLUSÃO 27

RESUMO

O texto aborda a as informações referente o Planejamento tributário da Empresa Unilever. Segundo as informações citadas no site da empresa Unilever, conseguimos analisar que por se tratar de uma empresa multimarcas existem vantagens e desvantagens com relação as vendas. Uma das grandes vantagens está na localização e planejamento de vendas, sempre bem organizadas por suas equipes de merchandising: melhor exposição dos produtos, cartão fidelidade e convênio com descontos próximos a faculdades, e também a promoção com parceria em algumas marcas. Tendo como espelho o mercado muito competitivo está sempre inovando, desta forma crescendo cada vez mais. Contudo o planejamento tributário utilizado pela Unilever visa que a parte mais onerada do regime monofásico tenha saída de preço com custo reduzido, fazendo com que entre em vigor o Artigo 22 (como uma medida provisória) que neste a empresa equipara os produtos com fabricante. Para que os efeitos de da contribuição como PIS/PASEP e COFINS não sejam tão bruscos. Como se tratava de uma medida provisória, ficou decidiu que estes impostos fossem recolhidos diretamente do produtor. Como é de costume em todos pontos de vendas pagamos o valor total do produto que neste já está incluso todos os impostos pagos por produtores, fabricantes e até mesmo revendedores.

INTRODUÇÃO

Neste projeto será apresentada a empresa Unilever abordando alguns aspectos quanto também sua posição e reconhecimento no mercado de trabalho. Terão ênfase neste projeto às disciplinas: Planejamento tributário e Matemática financeira, e Fontes de Financiamentos Vale salientar que a disciplina Planejamento tributário será a base deste projeto. O sucesso de uma empresa depende muito da responsabilidade.

1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A Unilever é uma companhia angol-holandesa, presente no mercado há 85 anos, produzindo bens de consumo nas categorias de higiene pessoal, alimentos, limpeza, refreshment (bebidas de soja e sorvetes). Atende o mercado nacional por 700 produtos de 25 marcas, entre elas: Omo, Confort, Lux, Ades, Rexona, Seda, Close Up, entre outras.

Aqui no Brasil, a empresa comporta mais de 13 mil funcionários e cerca de 6mil fornecedores.No mundo, o quadro de funcionários é composta por 171 mil colaboradores e 160 mil fornecedores.

1. LOCALIZAÇÃO

No Brasil, a Unilever é composta por 9 fábricas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco.

Com elevado índice de aceitação, no Brasil 200 produtos são consumidos por segundo, e cerca de 86% dos lares são impactados pelos produtos da empresa no mês e 100% ao ano.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL-HIERÁRQUICA

A hierarquia da empresa é composta por: Diretor Executivo, Gerência Pessoal, Diretor de Logística, Diretor Financeiro, Diretor Técnico, Diretor de Vendas e Diretor de Produtos.

3. MISSÃO

Influenciar a transformação do modo de vida das pessoas; tendo como prioridade a redução do impacto ambiental, proporcionando melhor qualidade de vida para as futuras gerações.

4. VISÃO DO FUTURO

"Ser uma companhia capaz de entregar aos seus consumidores produtos que promovam a melhoria dos padrões de vida."

A história da Unilever começou no século XIX, na Inglaterra. Numa época em que sabão era um produto genérico, vendido por peso, William Hesketh Lever, através de sua empresa Lever Brothers, teve uma ideia simples, porém muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava. Assim nasceu o sabão Sunlight.

Devido ao sucesso da ideia, em 1929 a Lever Brothers expandiu o negócio para outros países e uniu-se ao grupo holandês Margarine Unie, da área de alimentos, já que ambos utilizavam o azeite de palma como matéria-prima para seus produtos. Desta fusão veio a Unilever. Neste mesmo ano, a empresa montou sede na cidade de São Paulo sob o nome de Irmãos Lever e, assim, passou a comercializar o sabão Sunlight no Brasil.

Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, a Irmãos Lever passou a adotar o nome Gessy Lever. Em 1970, a companhia decidiu entrar no mercado de alimentos, com o lançamento da margarina Doriana. Em 2000, a Gessy Lever adquiriu a Bestfoods, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que havia acabado de incorporar as operações da Arisco. Em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever.

Em 2013, a Unilever foi a marca com o maior número de anúncios da TV aberta do Brasil, segundo levantamento da consultoria Controle da Concorrência. A Unilever desbancou as Casas Bahia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (294.4 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com