TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da administração

Seminário: História da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

PASSO 1

1- Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem do latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. A administração como qualquer outra área passou por uma série de mudanças ao longo do tempo:

• Administração Cientifica (TAYLOR): base homem/máquina

• Administração Clássica (FAYOL): introdução das necessidades do homem

• Administração Burocrática (WEBER): burocracia para melhorar o processo Administração de Recursos Humanos, normas, procedimentos e regras.

2- Escola é linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque para analisar ou adotarem o mesmo raciocínio: escola das relações humanas, escola japonesa. A escola do processo administrativo, às vezes chamado escola funcional, compreende os autores que usam a definição de Fayol, da administração como processo de planejar, organizar, executar e controlar.

Escola clássica – Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.

Principais nomes da historia da administração:

• Frederick Winslow Taylor – Transformou a administração da eficiência do trabalho em um corpo de conhecimentos com vida própria, criou e participou do movimento da administração cientifica.

• Henry Ford – Desenvolveu e implantou a linha de montagem móvel.

• Henri Fayol - Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro de funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes sobre como administrar.

• Max Weber – Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.

3- A Administração ao longo da história se desenvolveu com passos lentos, e foi apenas a partir do século XX que apresentou um desenvolvimento notável.

Uma das influencias na administração foi a filosofia; Filósofos como Sócrates, Aristóteles e Platão já pensavam em formas de organização social e política em anos antes de Cristo. Descartes, com seus métodos filosóficos, influenciou a teoria administrativa do século XVII até o final da Era Industrial.

A Revolução Industrial foi um marco que teve grande influência no ambiente organizacional, alterando a economia e o meio social. Teve inicio na Inglaterra e pode ser divida em dois períodos diferentes: entre 1780 a 1860 e entre 1860 a 1914. Na primeira fase houve a mecanização da indústria e da agricultura, a introdução da máquina a vapor, o desenvolvimento do sistema fabril, aceleramento no meio de transportes e das comunicações: navegação e locomotiva a vapor. Já a segunda fase caracteriza-se pela substituição do ferro pelo aço, o aço ao contrário do ferro é moldado em temperaturas consideravelmente menores utilizando assim menos carvão e energia, aperfeiçoamento do dínamo, invenção do motor de combustão interna, substituição do vapor pela eletricidade e pelos derivados de petróleo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com