TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da administração

Trabalho acadêmico: História da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE PAU DOS FERROS – RN

CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORA: MÔNICA SATOLANI

RELATÓRIO: TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA

FRANCISCO RONES DE ARAÚJO JUNIOR – RA: 419839

JEFERSON EDUARDO CHAVES DE SOUZA – RA: 443022

REGIANA MARIA CHAVES – RA: 443019

MARIA LIZETE DA COSTA – RA: 436432

SILMARA FERNANDES DA COSTA – RA: 446420

Pau dos Ferros / RN

2013

Sumário

1-Introdução 3

2-Histórico da Administração 4

3- Propostas das Teorias da Administração 4

3.1 - As origens dos métodos do Pensamento Administrativo Clássico. 5

3.2- Os princípios e as técnicas das teorias Clássicas. 6

3.3 As teorias Posteriores ao pensamento Clássico. 6

3.4 A Administração e suas teorias no mundo contemporâneo. 7

4 - Evolução natural das Teorias da Administração 7

4.1 OBJETIVO 7

4.2 OS COMPONENTES 8

4.3 O PROCESSO 8

4.4 ADMINISTRAÇÃO E O CONTROLE 8

4.5.A TEORIA MATEMÁTICA 8

4.6-A TEORIA DA TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 8

4.7- A teoria Contingencial 8

4.8-Ambiente Geral 8

5- Impacto das teorias 8

6- Ênfases nas Competências e na Competitividade. 9

6.1 Aprendizagem Organizacional. 9

6.2 Gestão do Conhecimento. 9

6.3 Capital Intelectual. 9

6.4 Empresas 9

6.5 Administração 9

6.6 Ambiente 10

6.7 Tecnologia 10

6.8 Estratégia 10

6.9 Administração Por Objetivos – APO. 10

7- Quadro Comparativo 11

8- Conclusão 12

9- Referências bibliográficas 13

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como propósito apresentar uma trajetória de estudo que, motivada pelo o desejo de aprender, leva-nos a conhecer as características relacionadas com a estrutura organizacional da administração, no qual podemos analisar as abordagens que compõem toda essa estrutura, são elas: Teoria clássica – a abordagem a enfatizar a estrutura organizacional. Teoria da Burocracia – a abordagem relacionada com a estrutura organizacional, Teoria Estruturalista – A alternativa dentro das correntes de TGA que enfatiza a estrutura organizacional é a chamada da teoria estruturalista, desenvolvida a partir dos estudos sobre as limitações e rigidez do modelo burocrático.

Assim como também leva-nos a identificar os problemas, que as propostas iniciais buscaram solucionar, tais como: tomadores de decisões situado no topo são geralmente mais bem treinados do que os que estão nos níveis mais baixos.

2-Histórico da Administração

A administração é uma habilidade humana adquirida entre décadas, uma habilidade que vem evoluindo há anos para se adequar as necessidades entre o homem e seus negócios como o surgimento das teorias da administração.

A administração surgiu ha séculos atrás por volta de 5.000 A.C de cristo na suméria quando os antigos habitantes procura uma maneira para solucionar seus problemas práticos então surgiu a habilidade de administrar. Com anos essa habilidade foi se aprimorando e aperfeiçoando até que no inicio do século xx surgiu FREDERICK W. TAYLOR conhecido como o precursor da teoria da administração ele priorizava a pratica da divisão do trabalho, surgi também relações humanas onde o bem estar dos trabalhadores era muito importar para o funcionamento das organizações.

Paralelo a Taylor, Fayol defendia princípios baseado em sua experiência da alta administração precursor da teoria clássica caracteriza-se na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca máxima a eficiência.

3- Propostas das Teorias da Administração.

Administração é prestar um serviço a outro, desenvolver uma função sob o comando do outro, também obter os objetivos propostos pela a empresa e passa-los para a ação empresarial pelo PODCL, para atingir os objetivos da melhor forma possível. Onde surgiu a Teoria Geral da Administração (TGA), onde passou por diversas fases onde cada uma enfatiza um aspecto importante da Administração.

A Teoria clássica é uma estrutura organizacional fundada por Henry Fayol (1841-1925) engenheiro francês, Fayol defendia uma visão da empresa em termos de organização formal, onde toda empresa desempenha seis funções básicas, funções técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas e de segurança. A Teoria se caracteriza pela ênfase no processo administrativo de planeja, organizar, dirigir e controlar, ênfase na organização formal da empresa, entre outros.

A Teoria Burocrática Fundada pelo o sociólogo Alemão Max Weber (1864-1920), onde o uso da palavra burocracia não tinha o significado popular e sim um significado mais técnico que identifica as características da organização formal. Weber apresentou sete dimensões principais para a burocracia, a Formalização, Divisão do Trabalho, Principio da Hierarquia, Impessoalidade, Competência Técnica, Separação entre Propriedade e Administração e profissionalização do funcionário. Os funcionários nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com