TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da teoria da gestão moderna

Pesquisas Acadêmicas: História da teoria da gestão moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.701 Palavras (23 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO: TERESINA-PI

CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Antônio Reginaldo Santana Silva – RA 371033

Carlos Augusto da Silva – RA 350755

Francisco Passos de Sousa – RA 375819

Nayro Soares Bezerra – RA 387255

Valdir Rodrigues de Andrade – RA 395233

O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR: Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior

TERESINA – PIAUÍ

SETEMBRO 2012.

Teoria da administração

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como acontecimentos sociais e da administração ser uma habilidade humana.

A teoria da administração moderna surgiu no começo do século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da teoria geral da administração (TGA). Apesar de muito tempo atrás na idade média já existia métodos administrativo, mesmo que precários mais de certa forma eficiente para época, que eram chamados de feudos e se dividiam em três classes: sacerdotes, guerreiros e trabalhadores, sendo o homem que trabalhava o que produzia para ambas as outras classes, eclesiástica e militar. Esse trabalho era realizado na terra, cultivando o grão ou guardando o rebanho para utilizar a lã no vestuário, e nas quais o povo trabalhava de forma simples e organizada.

Taylor preocupou-se em tentar eliminar o desperdiço e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar o nível de produtividade. Ele buscou o desejado aumento produtivo tomando como base a eficiência dos trabalhadores e analisando esses métodos de produção provou que havia falhas no processo produtivo, para ele cada operário produzia apenas um terço do que poderia produzir. Tal fato fez perceber a necessidade de criação de um método racional padrão de produção, essa teoria foi batizada como administração cientifica. Taylor baseava-se na divisão do trabalho por meio de tarefas, a questão não é trabalhar duro, nem depressa, mas trabalhar de forma inteligente. Essa administração das tarefas tem como base na racionalização e no controle da atividade humana, ao buscar uma produtividade sempre maior, e estão apoiados em conceitos ligados ao estudo dos tempos e movimentos. Os princípios de produção em massa são: Padronização: a estandardização de máquinas e equipamentos de produção. Racionalização do trabalho: é a aplicação dos princípios de administração cientifica ao trabalho do operário. Ritmo: é o movimento ordenado e cadenciado do produto na linha de montagem em uma série de operações planejadas.

Na abordagem relacionada com a estrutura organizacional nasce à teoria clássica com o engenheiro francês Henri Fayol (1841- 1925), que defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal com a síntese dos diferentes órgãos que formam a estrutura organizacional.

Não podemos deixar de citar mais algumas fases que realça e enfatiza a historia da teoria da administração que são elas: ênfase nas tarefas é a abordagem típica da administração científica que aplicou os métodos da ciência aos problemas da administração com intuito de alcançar elevada eficiência industrial, esses métodos são observação e a mensuração.

Ênfase na estrutura organizacional que foi citada em algumas linhas atrás, que deu origem a teria clássica de Fayol. Essa ênfase significa planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que formam a empresa, dirigir e controlar as suas atividades.

Ênfase nas pessoas administrar é, sobretudo, lidar com pessoas, uma reação à abordagem mecanicista e rígida da teoria clássica e da teoria burocrática que procurou enfatizar as pessoas dentro das empresas, deixando em segundo plano a estrutura e as tarefas, e porem chamadas de duas escolas, relações humanas e a comportamental.

Ênfase na tecnologia extrai a máxima eficiência possível, com a cibernética, mecanização, computação, robotização e a tecnologia da informação colocada a serviço da empresa.

Ênfase no ambiente trabalha com a demanda do ambiente e obter o máximo de eficiência da empresa.

Ênfase nas competências e na competitividade o período da informação trouxe novos desafios e abordagens a TGA. O mundo organizacional deixa de ser um conjunto de coisas físicas e se torna um universo de competências essenciais para o sucesso dos negócios. Ao contrário dos recursos, as competências são dinâmicas, intangíveis e garantidoras da competitividade organizacional. Atualmente a TGA estuda administração das empresas e os tipos de organizações do ponto de vista da interação e interdependência entre as seis variáveis, que são; tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, cada uma dessas variáveis influencia e é influenciada pelas outras, esse comportamento é sistêmico e complexo.

Perspectivas futuras da administração estão se tornando cada vez mais incerta e desafiadora e está sujeito a mudanças e transformações, o administrador é desafiado a enfrentar situações cada vez mais exigentes por partes dos clientes e fornecedores, desafios dos concorrentes e expectativa da alta administração, dos subordinados e acionistas. Estes desafios exigem do administrador, uma grande capacidade de compreensão, pois provocam profundas mudanças, e estas tendem a inclusão de novas variáveis dentro do processo de desenvolvimento, dificultando a tarefa administrativa o que parece complicar o futuro dessa realidade.

Analisando as teorias administrativas e a evolução das mesmas conclui-se que as praticas administrativas tem necessitado e buscado a união dos pontos positivos de cada teoria, adaptando essas ao cenário atual e acrescendo a essas praticas o toque da arte administrativa que toda organização precisa.

Teoria da administração como solução de problemas nas empresas

Esse trabalho descreve as razões que fizeram surgir e as características da Abordagem Humanística, a partir das suas duas escolas, a Escola das Relações Humanas ou Teoria das Relações Humanas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com