TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horário moderno e gestão de pessoas modernas

Projeto de pesquisa: Horário moderno e gestão de pessoas modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 7

. ETAPA 1

1.1 Tempos Modernos E A Moderna Gestão De Pessoas

Gestão de pessoas e organizações atualmente verifica-se dentro das organizações uma preocupação constante em trazer os funcionários para perto, o conceito de vestir a camisa embora uma frase batida e antiga nunca foi tão utilizado. As empresas buscam pessoas que estejam comprometidas e que não passem este comprometimento da boca para fora, mas que estejam engajadas em fazer mais e melhor buscando o reconhecimento e também sabem que se a empresa em que atuam, está indo bem tudo ficará bem: seus empregos, suas regalias, benefícios e a chance de crescimento estarão garantidos.

O objetivo da gestão de pessoas é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar competitividade à organização e empregados bem treinados e motivados, aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho, desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho, administrar a mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

O filme Tempos Modernos se passa no início do século XX, época da revolução industrial, trata-se do cotidiano dos americanos após uma crise de 1929, levando a população ao desemprego a fome e a miséria. A condição dos operários nas grandes indústrias durante a depressão dos anos 30 era estressante, como mostra no primeiro trecho do filme, o ritmo do trabalho era determinado pela velocidade das máquinas, que era controlada por outro operário. O presidente da fábrica, do seu escritório comandava e vigiava a todos, os operários eram controlados pelo circuito interno de TV e também pelo sistema de cartão de ponto, a todo o momento eram vigiados tendo apenas os intervalos de refeição, e ao soar o alarme tinham de voltar ao ritmo alucinante de produção constante.

Logo vemos que o invento da máquina alimentadora foi desenvolvido para reduzir o tempo de produção de cada um, pois a hora da refeição era visto como prejuízo para a empresa, a invenção da máquina tinha como objetivo aumentar a produtividade dos operários, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, com isso trouxe consequências graves como lesões por fazer repetidamente uma única tarefa, de forma rápida e intensa.

O filme mostra claramente que os trabalhadores eram visto como objetos, a exagerada carga de trabalho e a exploração que era grande para que a produção aumentasse, pois só era importante o lucro que empresa iria obter o retorno financeiro, os trabalhadores não tinham seus direitos garantidos por lei. Nota-se que a preocupação com inovações tecnológicas em benefício das empresas já existiam naquela época.

Podemos observar que o homem e a máquina eram tratados de forma iguais, onde não havia tempo para se tratar de coisas que não lhe dessem lucro. Fazendo a mesma atividade repetitiva os operários tinham lesões como, doenças, stress e depressão como mostra no filme o operário interpretado por (Charles Chaplin) na famosa cena em que ele aperta os parafusos da linha de montagem.

Atualmente esta ideia vem mudando drasticamente uma vez que o conceito de empresa mudou para um organismo vivo, todos têm sim suas tarefas definidas, mas, faz-se necessário o envolvimento das áreas para que se tenha um resultado pensando no todo, no sucesso da organização inteira e não apenas em departamentos isolados.

As pesquisas estão enfatizando o conhecimento humano, que cada vez mais precisa ser compreendido no contexto do trabalho, bem como as dimensões organizacionais que englobam as práticas de gestão de conhecimento e pessoas.

Ao considerar o potencial humano e as competências como pilares da gestão de pessoas e organizações, passa-se a desenvolver estratégias que buscam melhores as condições de trabalho, a área de Recursos Humanos está associada à área que administra a força de trabalho. Mas ela tem que ir alem disso. Recursos Humanos de uma empresa tem que ser responsável por toda a infraestrutura oferecida ao colaborador para que possa desempenhar bem a sua função. Desde a sua contratação, treinamento e monitoramento.

Infelizmente o conceito de treinamento dentro das organizações está caindo no esquecimento, as empresas que contratam os profissionais atualmente estão com os quadros enxutos e extremamente carentes de mão de obra, então é preciso um grande empenho do profissional contratado, pois na maioria das vezes se depara com situações de desgaste, não há quem passe o serviço e o profissional fica perdido no meio de tanto trabalho.

O principal ativo de uma empresa sem duvidas é a sua força de trabalho. É necessária uma boa Gestão de Pessoas para que os colaboradores se disponham a trabalhar em prol da empresa para alcançar os objetivos por ela estabelecidos. Em contrapartida os colaboradores esperam receber salários justos com sua função e benefícios que o façam realizar cada vez melhor suas tarefas estabelecidas. A sociedade está cada vez mais baseada na informação, no conhecimento e na tecnologia. Mais uma vez os gestores precisão estar atentos a qualquer mudança, é necessário o uso de novas ferramentas para ajudá-los a gerir melhor sua mão de obra, participando ativamente dos processos na empresa.

. ETAPA 1

1.1 Tempos Modernos E A Moderna Gestão De Pessoas

Gestão de pessoas e organizações atualmente verifica-se dentro das organizações uma preocupação constante em trazer os funcionários para perto, o conceito de vestir a camisa embora uma frase batida e antiga nunca foi tão utilizado. As empresas buscam pessoas que estejam comprometidas e que não passem este comprometimento da boca para fora, mas que estejam engajadas em fazer mais e melhor buscando o reconhecimento e também sabem que se a empresa em que atuam, está indo bem tudo ficará bem: seus empregos, suas regalias, benefícios e a chance de crescimento estarão garantidos.

O objetivo da gestão de pessoas é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar competitividade à organização e empregados bem treinados e motivados, aumentar a auto-realização e a satisfação dos empregados no trabalho, desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho, administrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com