TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hotel Boa Vida

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 12


[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS- 2° SÉRIE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

DISCIPLINA: DIREITO E LEGISLAÇÃO

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DE GESTÃO

        

PARATY/RJ

2015

[pic 2]

ANGELICA BUENO DE GODOY BEATTO – RA 8520887966

ALINE DA ROCHA SILVA– RA 9375329087

JACQUELINE MARTINS DE SOUZA – RA 9910178501

RAQUEL MALAQUIAS DA SILVA - RA 8520893886

RUAN BULHÕES - RA 8522917886

DEYSE DE PONTES CARNEIRO SANCHES – RA 1299107024

FABIOLA DA SILVA PINHEIRO – RA 1299107151

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

DISCIPLINA: DIREITO E LEGISLAÇÃO

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DE GESTÃO

[pic 3]

1- Introdução:

Para sobreviver no mercado as organizações precisam se adaptar ao ambiente em que estão inseridas e criar diferenciais, algo único que lhes trará uma vantagem competitiva. Assim como na seleção natural de Darwin, em que a sobrevivência existe para as espécies que melhor se adaptem ao ambiente, as empresas também precisam criar estratégias que poderão aumentar suas chances de sobrevivência (HENDERSON, 1998). Ao contrário da natureza, as organizações podem se valer da imaginação e da capacidade de raciocínio lógico de seus dirigentes para elaborar uma estratégia e com ela acelerar o processo de competição. Segundo Henderson (1998, p. 5) “Estratégia é a busca deliberada de um plano de ação para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa.” Então partindo do pressuposto de que uma organização é um sistema aberto que mantém relações com o ambiente, esse plano de ação deverá levar em consideração as influências deste (HENDERSON, 1998; MORGAN, 2009). Ao realizar suas escolhas, a organização aumenta suas chances de definir uma boa estratégia e não há como realizar essas escolhas sem a análise dos ambientes externa e interno. As análises do ambiente externo ajudarão a empresa a lidar melhor com suas oportunidades e ameaças, enquanto a análise interna identificará quais seus pontos fortes e fracos, possibilitando à empresa melhorar ou eliminar seus pontos fracos e potencializar seus pontos fortes (BARNEY; HESTERLY, 2009). Portanto, este trabalho visa analisar os ambientes interno e externo de uma empresa do ramo hoteleiro e mostrar as influências desses ambientes nas vantagens competitivas da empresa, através de uma pesquisa exploratória e com isso fazer um planejamento estratégico com soluções para os atuais problemas enfrentados pelo Hotel Boa Vida, que agora tem um novo administrador, José Antônio.

2 –José Antônio da Silva

Reside em um município de aproximadamente 60 mil habitantes, localizados no litoral do nordeste brasileiro e foi contratado recentemente para atuar como gerente geral de um complexo hoteleiro no município.

Ele viu nesta oportunidade de ascensão profissional, um desafio que poderá impulsionar sua carreira possibilitando que coloque em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação e dos cursosrealizados. Vem se dedicando e aprimorando os seus conhecimentos em “Tecnologias de Gestão”, considerando que os profissionais que possuem estas competências são os mais bens sucedidos no mercado.

3 - Hotel Boa Vida

É o maior hotel da região, com capacidade de hospedagem de 450 pessoas, com infraestrutura de lazer e esporte, complexo aquático, lazer infantil e centro de convenções com capacidade para 400 pessoas.

Apesar de uma grande infraestrutura, o Hotel Boa Vida não tem obtido sucesso. Com o numero de hospedagem reduzido e o centro de convenções e eventos não tem sido reservado há vários meses. Esta situação se agravou quando divulgou na mídia, avaliação negativa de clientes, que não ficaram satisfeitos com a qualidade de serviço e não atendia o código de defesa do consumidor.Este fato foi determinante para comprometer a imagem do hotel.

O administrador José Antônio, terá um grande desafio pela frente, analisar a situação,pontos fracos e fortes da empresa, pesquisando o clima organizacional da empresa.

Com esta pesquisa recebeu resultado preocupante; insatisfação dos colaboradores, funcionários desmotivados, problemas de comunicação e insatisfação com a liderança adotada pelos chefes.

4 – Passo 1

4.2-SWOT

Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.

Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influencia-la positivamente.

Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente.

Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para aperfeiçoar seu desempenho.

Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.

Este conceito pode ser sintetizado no pensamento de Zun Tsu, em seu livro "A Arte da Guerra".

'Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. “Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.”

José Antônio usará o SWOT, que é uma sigla em inglês, que representa: Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A Análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A análise se divide em Ambiente Interno, composto pelos itens Forças e Fraquezas e Externo, relacionado às Oportunidades e Ameaças. A parir dessa divisão é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, ou seja, o que se pode traçar a respeito de possibilidades positivas ou negativas do macro ambiente econômico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (256.5 Kb)   docx (110.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com