TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hotel Boa Vista

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1

O mercado hoteleiro, assim como qualquer outro ramo empresarial, precisa estar ativamente bem informado e bem preparado para enfrentar crises econômicas e crises de gestão interna, problemas que hoje são enfrentados pelo Hotel Boa Vida, tendo em vista que a atividade da hotelaria depende de vários fatores organizacionais, talvez o mais importante seja o não aproveitamento do capital intelectual da empresa , pois o bom atendimento depende de todos os níveis hierárquicos da empresa.

Pensando na forma de melhor atender seus clientes, o novo gerente geral, Sr. José Antonio, esta buscando informações para poder planejar uma saída desta crise de gestão vivida pelo hotel.

Dentro deste cenário foi constatada a importância da estrutura e capacidade diferenciadas do hotel como pontos positivos, e também evidenciado o uso inadequado do capital intelectual, onde seus colaboradores ficam desorientados diante de problemas de comunicação entre as hierarquias Foi diagnosticada falta de oportunidade na aprendizagem e na ascensão de cargos dentro da empresa, criando desmotivação e conseqüentemente gerando atendimento e prestação de serviços em nivel inferior ao esperado pelo cliente e pela legislação.

Diante destes problemas também aparecem oportunidades, como o descobrimento de colaboradores que estão em busca de oportunidade e conhecimento, e contribuem para a reestruturação da empresa.

Outra oportunidade que surge, é o cenário econômico do país, que devido a desvalorização da moeda Brasileira em relação as moedas de outros países fica economicamente inviável aos turistas brasileiros viajarem para destinos internacionais, favorecendo o turismo nacional.

Foram detectadas ameaças externas que podem vir a prejudicar a imagem do hotel, como informações veiculadas pela mídia de clientes insatisfeitos com os serviços, que a curto prazo pode gerar a fuga de clientes para outros hotéis, também a possibilidade de multas e processos  em virtude de serviços prestados em desacordo com legislações vigentes.

AMBIENTE INTERNO

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

Colaboradores aptos a receber oportunidades e conhecimento dentro da empresa

Mau aproveitamento da infra estrutura do hotel

Serviço não atende o código de defesa do consumidor

Capacidade de hospedagem e infraestrutura, que viabilizam atendimento a diversos publicos

Detectados problemas de insatisfação, desmotivação e falta de reconhecimento entre os colaboradores

Problemas de comunicação e relacionamento entre a equipe e seus lideres

Insatisfação dos colaboradores com o estilo de liderança

AMBIENTE EXTERNO

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Momento da economia nacional que propicia o turismo interno

Avaliações negativas de clientes divulgadas na midia prejudicam a imagem do hotel

Buscar certificação de qualidade

Numero de clientes que se hospedam no hotel continuar a reduzir drasticamente

Buscar novas tecnologias de gestão para o empreendimento

Possibilidade de enfrentar processos judiciais, devido a não conformidade dos serviços com as normas dos orgãos de proteção ao consumidor

Evasão de clientes e de bons colaboradores para a concorrencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com