TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hotel boa vida

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

POLO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA- CEAD

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MARCEL WILLIAN NEY DOS SANTOS – RA: 9133249836

TALES THIAGO DOS REIS – RA:8944186780

BRUNO ALVES DE OLIVEIRA FELICIANO -RA: 9146261151

FREDSON MAGNO COSTA DE OLIVEIRA – RA: 9904003585

NATANAEL DE CARVALHO BRAGA – RA: 9905118578

ANA JESSICA DOS SANTOS SILVA – RA:851587902

DESAFIO PROFISSIONAL

                JUAZEIRO-BA

                                                           2015


SUMARIO

Introdução .......................................................................................................3

Desenvolvimento.............................................................................................4

Passo 2............................................................................................................5

Passo 3............................................................................................................6

Projeto Novo Horizonte...................................................................................7

Abordagem ao colaborador.............................................................................8

Conclusão........................................................................................................9

Referências Bibliográficas..............................................................................10


INTRODUÇAO

Na luta para tornar melhor a condição competitiva de processos produtivos, trabalho e serviços, os administradores pesquisam uma gama de soluções. Geralmente, essa análise minuciosa está no âmbito particular de cada organização ou em soluções por meio de entidades representativas de setores empresariais O mercado está cada vez mais globalizado e tecnológico, por isso, as empresas estão reconhecendo que existe grande necessidade de administrar as pessoas.  Assim elas estarão aptas para sustentar-se com as mudanças e examinar os grandes desafios que aparecem com o novo cenário mercadológico.

Diante do exposto, este trabalho, foi requisitado no âmbito de avaliar dentro das matérias estudadas a melhor forma de fornecer um entendimento para a parte que está relacionada no modo a tratar a forma de liderar, como também gerenciar a empresa como as pessoas nela inseridas.

Abordando, o presente trabalho delineia a empresa no ramo de Hotelaria, Hotel Boa Vida. Onde, esta organização vem passando por problemas externos e internos que necessitam de uma grande atenção. Preocupada com esta situação o Hotel contratou Jose Antônio para lidar com a problemática e desenvolver técnicas e analisar opções para o bom andamento da empresa, porque trata-se de um complexo hoteleiro situado no litoral nordestino com grande respaldo, mas não está sendo visto da melhor maneira aos seus clientes. Então, o objetivo é levantar todas as possibilidades e ferramentas necessárias para que o gerente Jose Antônio possa retoma a credibilidade do Hotel Boa vida no mercado e com seus clientes.


DESENVOLVIMENTO

Passo 1:

Para fazer uma análise da empresa Hotel Boa Vida, iniciemos dando a entender a ferramenta chamada SWOT. Este instrumento de estudo é conceituado por (Marcelo Bastos) extraído da internet:

“A análise de SWOT também é utilizada para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameaças das quais a mesma está exposta. Essa ferramenta é aplicada no planejamento estratégico”

Diante do exposto acima, este instrumento auxilia bastante as empresas a construir uma análise interna e externa a qual se insere no mercado. Dando seguimento, o Hotel Boa vida não vem passando por dificuldades dentro do seu negócio. Com objetivo de compreender o cenário em que se encontra, analisemos primeiramente seus pontos fortes, o empreendimento possui uma capacidade para comportar 450 pessoas confortavelmente, possui uma infraestrutura de lazer e esporte, um extenso complexo aquático com uma variedade imensa para o lazer infantil. Conta-se com um conjunto de instalações para atender o turismo de negócios, onde o centro de convenções comporta um público com capacidade a atender 400 pessoas. Além disso, a sua localização situada no litoral nordestino o favorece porque é rota turística para muitos brasileiros que escolhem o litoral do nordeste não só para descansar, mas para futuros negócios.

Os pontos fracos da organização, evidenciando o fraco movimento de clientes no Hotel, mesmo com uma ótima estrutura para recebe-los, como o centro de convenções que a bastante tempo não se utiliza para rodada de negócios, palestras, entre outros. Além de que, a imagem da empresa junto aos clientes não passa credibilidade por prestar serviço de forma totalmente contraria afirmada na propaganda, ferindo o código de defesa do consumidor. E também, a insatisfação de seus colaboradores para a prestação do serviço prestado, com isso conta bastante no caminho da organização para a manutenção dentro do mercado.


Passo 2:

Continuando o processo de análise da empresa, o Hotel Boa vida nomeou um gerente geral para administrar o tocante do negócio. Seu nome é Jose Antônio da Silva, formado em administração com especialização em abordagem as novas tecnologias de gestão, além de que é morador da cidade facilitando a tomada de decisões com seus colaboradores. Sua meta a priori é devolver a credibilidade da organização de junto ao seu principal colaborador, o cliente. Temos a noção que a concorrência está acirrada, empresas sempre melhorando seus produtos e gestões com o olhar de sempre oferecer um melhor serviço, principalmente na área de serviços, onde grande parte do mercado se insere nesta área.

Então, Jose Antônio mensurando os problemas que a empresa possui e com seus conhecimentos relativos a gestão apontar aos seus diretores ferramentas que auxiliem a tomada de decisões e resolução de problemas no Hotel Boa Vida. Segue a tabela abaixo:  

Tecnologia de Gestão

Benefícios

Brainstorming

Levantamento de ideias e sugestões para a resolução de problemas, como o melhoramento dos serviços.

Princípio de Pareto

Permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade, ressaltando os problemas detectados com o objeção de ter um ponto de partida.

Benchmarking

Ferramenta que compara gestões, rotinas e procedimentos da concorrência, para adaptar a organização.

Diagrama de Ishikawa

Seu benefício é constituir um raciocínio em diagrama, discutir sobre causas de um problema prioritário.

Paradigma de Rubstein

Ajuda na indicação de resoluções de problemas ou objetivos, indicando como ficara a situação quando resolver o problema.

Arvore de Decisões

Representa alternativas para visualizar possibilidades para considerar uma melhor tomada de decisão.

Passo 3:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (468.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com