TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS DA CONTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

Por:   •  22/8/2015  •  Monografia  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIENCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

CAMPO LIMPO/SP

SUMARIO

INTRODUÇÃO        2

1. OS IMPACTOS DA CONTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE        3

2. PROPOSTA DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE ECONOMICA        4

3. PROPOSTA DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL        5

4. PROPOSTA DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil é uma das atividades humanas que mais contribui para o consumo de recursos naturais.  Algumas obras associadas a barragens, aterros, grandes terraplanagens, entre outros podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lo drasticamente ou até provocar sua extinção por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações, impermeabilização do solo etc. A fase de construção acaba contribuindo para geração   de poluição  causado pelos  resíduos de pó que são lançadas no ar.

Os impactos não se limitam somente no ambiente, também influenciam o meio social e econômico.  Uma construção pode valorizar ou desvalorizar o visual de uma área mediante poluição visual, sonora, impedindo a circulação de ar, interferindo no patrimônio natural e cultural urbano do local, entre outros. Este fato está na origem de graves problemas ambientais, o que nos faz perceber a necessidade de se implantar políticas públicas voltadas para o gerenciamento destas praticas.

 Os mais importantes setores da economia e essencial ao desenvolvimento do país, Manoel o gerente de negócios da  empresa  L&Construção tem se preocupado com os impactos que tem causado ao meio ambiente, já que tem adotado práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais.  A sua participação em uma palestra sobre o Desenvolvimento Sustentável, o alertou de que é necessário repensar as práticas adotadas pela L&Construção para evitar maiores danos à natureza.  Deseja também valorizar a marca da empresa, obter maiores lucros e ainda manter competitividade no mercado.  Juntamente com os colaboradores da empresa decidiu elaborar um Programa de Sustentabilidade e apresentá-lo aos proprietários.

 Este “Desafio Profissional” foi elaborado para contribuir com ideias ao projeto de Sustentabilidade da empresa L&Construção, deverá ser apresentado aos proprietários considerando práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorização da marca, aumente os lucros e a competitividade, respeitando as pessoas e conservação do planeta.

1.  OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

Os tristes impactos da construção civil no meio ambiente resultam na extração de tesouros da natureza.  Matérias-primas retiradas da natureza são realmente consumidas pela construção civil, dados revelam que o volume de resíduos gerados pelas construções e demolições chega a ser duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. A produção de materiais de construção como, por exemplo; o cimento, cal e areia e outros, são responsáveis por poluição que ultrapassam os limites tolerados em poeira lançadas no ar. O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa.

Grande Parte de energia elétrica são consumidas pelos edifícios construídos em cidades e periferias, este alto consumo se destaca mais evidentemente durante a ocupação por moradores ou comerciantes, nas necessidades de manutenções e demolições.

 A extração de matéria prima da natureza para uso da indústria da construção civil é considerável em todo o mundo, “a mineração e o processamento de minerais desempenham um importante papel na determinação de problemas do meio ambiente como o desmatamento, a erosão do solo e a poluição do ar e da água. Globalmente, o setor mineraria é um dos maiores usuários de energia, contribuindo assim para a poluição do ar e o aquecimento global” (YOUNG apud SCHNEIDER, 2003).  

A falta de cultura, motivação, cursos de capacitação e informação dos operários do setor sobre a reutilização e reciclagem dos materiais usados nas construções, são as principais causas da geração de resíduos na indústria de construção civil.

Buscar ser sustentável, usar materiais reciclados, utilizar de tecnologias testadas e certificada pelas autoridades responsáveis, aproveitar as vantagens do clima para reduzir o consumo de energia e de água, transformar os resíduos em matéria-prima, telhado verde, reaproveitamento de água e outros processos usados na construção civil, diminui os impactos ao meio ambiente, isto pode ajudar o planeta a se recuperar dos danos causados pela ação da evolução  da  humanidade.  

2. PROPOSTAS DE AÇÕES: SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA.

 Projeto  Sistema de Energia  limpas na obras construídas

Objetivo

Ação

Resultados Esperados

1. Energia solar

 Construir imóveis com alternativas para a geração autônoma de energia elétrica, gerando economia de consumo, com baixo impacto ambiental e manutenção barata.

A - Pesquisar e planejar sobre a Energia solar na economia de energia elétrica.

- Preparar o local físico segundo a necessidade para as instalações do projeto

- Economizar, cortar custos e gerar lucro.

B - Conhecer o nível de incidência solar no local de instalação, pois a geração de eletricidade será proporcional a este nível.

- Saber as dimensões do o sistema fotovoltaico no local.

- Obter dados para o projeto.

- Economizar energia elétrica

- gerar lucro.

C- Procurar auxilio

de empresa especialista

em  painéis solares

- Obter ajuda de profissionais capacitados para as instalações do projeto, procura fazer o  melhor

- Economizar, cortar custos e gerar lucro.  

           

          2.  Energia eólica

 Construir imóveis com alternativa de complementaridade no sistema elétrico.

A – Construir  local  físico de  para a instalação turbinas utilizadas na Energia eólica.

Preparar o local físico  segundo as necessidade para as instalações do projeto

- Economizar energia elétrica

- Gerar lucro.

B – Verificar o regime de ventos para a localidade

Conhecer o  regime de ventos na localidade, a carga e o perfil de consumo de potencia da instalação é possível dimensionar o sistema de turbinas

- Economizar, cortar custos e gerar lucro.

C – procurar auxilio

de empresa especialista

em  Energia eólica  

- Obter ajuda de profissionais capacitados para as instalações do projeto

- Economizar, cortar custos e gerar lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com