TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESA CONSTRUTORA

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESA CONSTRUTORA

Daiane Fernandes Corrêa

Thamara Arent Barreto

Vanessa Back Elizeu

Resumo: Neste artigo propomos a análise do sistema de gestão de qualidade aplicado à empresa HM Engenharia e Incorporadora LTDA, que por ser uma empresa com apenas dois anos de atuação no mercado da construção civil ainda não tem um sistema de gestão de qualidade totalmente implementado. O maior interesse dos pesquisadores é analisar os resultados em busca de melhorias possíveis ao sistema, ou até mesmo implantar o melhor sistema que se enquadre às suas necessidades.  

Palavras-chave: Qualidade. Estudo de Caso. Construção Civil.

Introdução

Tudo que alguém faz ao longo de um processo para garantir que um cliente obtenha exatamente aquilo que deseja, seja ele fora ou dentro da organização, pode ser definido como qualidade.  A norma brasileira ABNT ISO 9000 atribui à qualidade o seguinte conceito: Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. Ou seja, a qualidade de um produto ou serviço se aplica quando estes atendem as necessidades dos seus clientes de forma agradável.

A gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa prevendo a eliminação ou a simplificação de processo que não adicionam valor ao produto. Muitas tarefas nas empresas são mal dimensionadas, podendo, muitas vezes, ser definitivamente eliminadas por um rearranjo no mecanismo de execução do processo maior a que pertencem (Oliveira, 2004).

        No auxílio ao controle de qualidade de uma empresa é necessário que se faça algum tipo de pesquisa ou estudo de caso para que seja possível verificar em quais condições a empresa está.

        A pesquisa realizada na empresa HM Engenharia e Incorporadora LTDA visa auxiliar o processo de implementação da gestão de qualidade de modo que seja possível que a empresa consiga evoluir nos níveis de qualidade do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat), o qual é o principal interesse da entidade.

Estudo de caso

“O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado” (Gil, 1999, pág 58), investigando um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade.

Já nas pesquisas exploratórias a principal finalidade é desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, visando uma formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, o método exploratório é o que apresentam menor rigidez no planejamento, já que envolvem apenas levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso (Gil, 1999).

No método de pesquisa de análise qualitativa não há receitas pré-definidas para orientar os pesquisadores, e, portanto, a análise de dados da pesquisa depende da capacidade e do estilo do pesquisador.

        Para a empresa estudada, o método utilizado foi uma pesquisa de estudo de caso, visando a possibilidade de implantação e a certificação de um sistema de gestão de qualidade, baseados principalmente nas normas da ISO 9000 e do PBPQ-H.

        

Questionário

1. Há quanto tempo a empresa atua no mercado de Construção Civil?

Há dois anos

2. Quantos funcionários registrados a empresa possui?

São 25 (vinte cinco) funcionários no total. Sendo 7 (sete) funcionários no escritório e  18 (dezoito) na execução da obra.

3. Existem funcionários autônomos? Se sim, como funciona a contratação destes funcionários?

Não, todos que prestam serviços têm vínculo empregatício com a empresa.

4. A empresa oferece algum beneficio para os funcionários (além da remuneração)? Por quê?

Não, pois todos os funcionários residem próximo à obra que está sendo executada, não necessitando de vales transporte. Mas, quando há necessidade (em casos que haja deslocamento) a empresa arca com os custos de transporte, bem como alimentação .

5. Quanto tempo em média esses funcionários trabalham na empresa?

Os funcionários da obra trabalham há aproximadamente um ano. Já os funcionários do escritório estão desde a fundação da empresa.

6. Os funcionários possuem alguma qualificação? Qual?

Os do escritório possuem graduação em arquitetura, engenharia civil ou técnico em edificação, já os da obra não possuem qualificação.

7. A empresa oferece algum treinamento para os funcionários? Qual?

Para os da obra treinamento em segurança anualmente. E cursos específicos de projetos para os do escritório.

8. A empresa possui alguma certificação de qualidade? Se sim, Qual?

Não possui nenhuma qualificação de qualidade.

9. Como funciona o controle das Matérias-Primas adquiridas pela empresa?

Existe apenas o controle dos fornecedores, não havendo controle da matéria prima no canteiro de obras.

10. Como funciona o cumprimento dos prazos estipulados no contrato?

Através do acompanhamento do andamento da obra e otimização do tempo, fazendo o que é possível nos períodos disponíveis. Por exemplo, em dias de chuva, ao invés de dispensar o serviço do funcionários, adianta-se outras etapas possíveis.

11. Como funciona o descarte dos resíduos gerados pela Construção Civil?

Os que não são usados são descartados no lixo.

12. Algum resíduo gerado é reaproveitado na própria obra?

Sim, geralmente o que é de madeira dá pra ser reaproveitado.

13. Como funciona o relacionamento com os clientes?

De uma forma que todos sintam segurança com relação aos cumprimentos de prazos incluindo a qualidade do produto.

14. Existe algum padrão para o controle da qualidade das obras?

O controle é feito de modo a seguir rigorosamente as especificações do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com