TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DA QUALIDADE DENTRO DA EMPRESA X

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.137 Palavras (13 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE DE PINHAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALLAN LINK

PRISCILA LAZARETTI CORSI

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DA QUALIDADE DENTRO DA EMPRESA X

PINHAIS

2018

ALLAN LINK

PRISCILA LAZARETTI CORSI

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DA QUALIDADE DENTRO DA EMPRESA X

Projeto apresentado junto ao curso de Administração da Faculdade de Pinhais como requisito para o trabalho de conclusão de curso.

Professor Orientador: Ms Fabio Sergio Sipioni.

PINHAIS

2018

LISTA DE QUADROS

QUADRO 1 – As eras da qualidade        

QUADRO 2 – Abordagens da qualidade        4

LISTA DE ABREVIATURAS

RDC – Resolução da Diretoria Colegiada.

BPFeC - Boas Práticas de Fabricação e Controle.

ISO - International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização).

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        1

1.1 OBJETIVO GERAL        1

1.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS        1

1.3 JUSTIFICATIVA        2

1.4 PROBLEMA        2

2. HISTÓRICO DA GESTÃO DA QUALIDADE        2

2.1 ABORDAGENS DA QUALIDADE        3

2.2 OS GURUS DA QUALIDADE        5

3. ORIGEM DA AUDITORIA        5

3.1 AUDITORIA EXTERNA        6

3.2 AUDITORIA INTERNA        7

4. AUDITORIA DA QUALIDADE        8

5. METODOLOGIA        9

6. CRONOGRAMA        10

7. REFERÊNCIAS        11


1. INTRODUÇÃO

Diante da necessidade de desenvolvimento é necessário que as empresas busquem ferramentas que as auxiliem em seu processo de gestão. As organizações têm se preocupado cada vez mais quando o assunto Qualidade em suas empresas, buscando melhoria continua na oferta de seus produtos ou serviços e objetivando atender aos requisitos de seus respectivos usuários ou clientes.

Para as empresas, estar atualizada e bem informado sobre o andamento dos processos dentro da organização é fundamental para detectar e evitar possíveis erros ou fraudes acorridas na organização, porém, isto só é possível quando houver uma constante verificação nas suas informações internas, e para isso, as organizações optam pela implantação das auditorias internas que ajudam na avaliação de seus sistemas da qualidade.

A auditoria interna, tem um papel fundamental dentro das organizações, pois através de suas técnicas, procura auxiliar os administradores no processo gerencial. A auditoria interna é realizada por uma pessoa empregada pela organização, a função desse profissional é, além de emitir um parecer sobre o andamento correto da organização, verificar as estruturas de controles internos, e administrativos com a finalidade de aumentar a eficiência operacional e financeira, resguardando o patrimônio.

Os auditores internos necessitam do apoio total dos membros da organização, para que possam executar seu trabalho sem interferências. Podemos dizer que a função do auditor interno é ajudar os membros organização a desempenharem suas responsabilidades eficazmente e prevenindo futuros erros ao desempenhar as atividades diárias. Fornecendo-lhes as informações necessárias às atividades da organização respeitando as normas internas.

1.1 OBJETIVO GERAL

Diminuir as deficiências do controle do sistema da qualidade.

1.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Identificar conceitos sobre o sistema da auditoria;
  • Evidenciar a importância da auditoria interna de sistema da qualidade e do controle de processo;
  • Sugerir melhorias na aplicação e execução das auditorias da qualidade.

1.3 JUSTIFICATIVA

No atual cenário, o mercado exige cada vez mais conhecimentos que viabilizem a interação entre os diversos setores das empresas, reunindo esforços coletivos para alcançar melhores resultados possíveis.

A auditoria interna e suas práticas, passaram a fazer parte das organizações modernas, desempenhando papel de grande relevância como forma de melhoria continua, minimizando riscos a ineficiência, falta de cuidado, incapacidade, erros e fraude dos processos operacionais de uma organização.

Justifica-se a realização do presente trabalho pela necessidade de aprimoramento da auditoria interna na empresa X, tendo em vista que o assunto agrega valor para a área da Gestão da Qualidade.  A auditoria interna deve fazer parte do ambiente empresarial, atuando com a prevenção de problemas, auxiliando a administração com dados e informações tempestivas e fidedignas. Ou seja, a auditoria interna configura-se como um apoio à gestão no tocante à tomada de decisão.

Para meio acadêmico e a comunidade em geral, este trabalho vem aumentar o acervo de fonte de estudo e pesquisa relacionados ao tema apresentado.

1.4 PROBLEMA

A auditoria interna é uma atividade essencial dentro das organizações, visando otimizar os resultados. Diante desse contexto pergunta-se: Como melhorar a auditoria interna visando os resultados?

 2. HISTÓRICO DA GESTÃO DA QUALIDADE

A qualidade é um conceito de extrema importância no mundo dos negócios, sendo fundamental para as organizações que buscam se manter no mercado.

Para melhor compreender sua necessidade, é necessário passear um pouco pela história, buscando interpretar sua evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (190.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com