TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/AL: VANTAGENS E BENEFÍCIOS

Por:   •  13/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/AL: VANTAGENS E BENEFÍCIOS.

Cloves Bezerra de Souza

Graduado em Administração Pública – Modalidade a Distância da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC da Universidade Federal de Alagoas/Ufal

cloves_advocacia@hotmail.com

1. Introdução

A destinação dos resíduos gerados pela sociedade se torna cada dia mais complexa a medida que aumenta a população, o desenvolvimento industrial, o consumo de materiais produzidos em grande diversidade, culminando com o esgotamento dos aterros ou dos lixões. A indiferença em relação ao tipo de material consumido resultou em um dos maiores problemas da atualidade: o acúmulo de resíduos sólidos. O presente trabalho visa demonstrar a importância da coleta seletiva como meio de reduzir a geração de lixo e o melhor aproveitamento dos resíduos descartados por meio da reciclagem. Para implementação da coleta seletiva de lixo, será necessário à conscientização de cidadãos e gestão pública, buscando soluções para um grave problema. Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação de recursos naturais e a não poluição do meio ambiente. Sendo a reciclagem uma questão cada vez mais necessária e valorizada nos dias atuais, é de suma importância a compreensão e conscientização tanto da gestão municipal o como da população, para diminuir a quantidade de lixo gerada e melhorar a qualidade de vida da população.

As vantagens da coletiva seletiva do lixo são já bem conhecidas ao propiciar melhora na limpeza urbana, diminuição do acúmulo de lixo a ser despejado nos aterros sanitários e uma maior geração de renda através da comercialização dos recicláveis (PEREIRA NETO, 1999; VILHENA 1999; CHEMONT, 1996; CALDERONI, 2003). Desde 1990, as iniciativas mais bem sucedidas de coleta seletiva no Brasil são aquelas nas quais as administrações municipais estabeleceram parcerias com catadores organizados em associações ou cooperativas (RIBEIRO & BESEN, 2007).

2. Materiais e Métodos

A pesquisa tem como objetivo Implementar o programa de coleta seletiva de lixo nos bairros cidade de Arapiraca, com a participação de toda coletividade, conscientizando e envolvendo cada morador de seu respectivo bairro, visando obter a transformação necessária para a prática da coleta seletiva de lixo no seu bairro com o fito de proporcionar qualidade de vida e valorização do ambiente em que reside e do local de sua moradia. Como objetivos específicos diminuir a poluição do solo, da água e do ar, que é uma preocupação do mundo inteiro, pois o avanço tecnológico vem sempre carregado de excesso de lixo acumulado; prolongar a vida útil dos aterros sanitários, tirando deles materiais que podem ser reciclados, pois se não forem tomadas providências urgentes e adequadas não haverá mais espaço no município para o acúmulo de lixo; reduzir os gastos com a limpeza urbana, pois existe muito lixo acumulado em lugares errados, deixando a cidade feia, e obrigando o município a ter gastos com a limpeza de localidades onde os moradores devem preocupar-se em mantê-los sempre limpos;

 A metodologia utilizada consistiu na coleta de dados disponibilizados em pesquisas bibliográficas, feita em documentos e sites da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Limpeza e Iluminação, Secretaria do Meio Ambiente, além de consulta a trabalhos, artigos científicos, jornalísticas e consultas a sites de empresas e associações relacionadas ao tema em questão. Para implementação da coleta seletiva de lixo, será necessário à conscientização de cidadãos e gestão pública, buscando soluções para um grave problema. Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação de recursos naturais e a não poluição do meio ambiente.

3. Resultados e Discussões 

Espera-se que a proposta seja aceita por toda a população, principalmente, que todos os envolvidos participem e contribuam como colaboradores assíduos, pois a melhoria da coletividade e do meio ambiente depende do empenho de todos. Existem muitas formas de coleta seletiva de lixo, e algumas serão experimentadas para se descobrir quais serão as mais vantajosas para o município. Uma delas será o caminhão que sairá em cada dia para coletar determinados produtos; outro será a entrega voluntária nos postos credenciados nos bairros e em latões distribuídos no centro da cidade e nas principais ruas de cada bairro, escolas públicas e grandes supermercados; teremos ainda os colaboradores que trabalham com reciclagem que irão buscar os produtos nos postos para realizarem os seus trabalhos específicos. O envolvimento do maior número possível de adeptos e colaboradores serão imprescindíveis para a transformação e apresentação de uma cidade limpa, bonita e com excelente qualidade de vida para se morar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com