TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE LIXO

Por:   •  11/3/2017  •  Artigo  •  7.929 Palavras (32 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 32

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DE LIXO NOS BAIRROS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA/AL.

Cloves Bezerra de Souza*

Paulo Sérgio Cavalcante**

RESUMO

Com a elevada taxa de crescimento populacional mundial e o incremento no padrão de consumo dos produtos industrializados, um enorme problema ao meio ambiente vem sendo gerado, que é o acúmulo de resíduos que não possuem mais utilidade para a sociedade. Este, por sua vez, já apresenta um volume muito maior que a biosfera pode absorver. Entretanto, quando esses resíduos são acondicionados em locais adequados (lixeiras com estímulo à reciclagem, por exemplo) podem com a ajuda da fonte geradora e empresas especializadas, serem transformados em materiais úteis, auxiliando o meio ambiente. Esta prática de selecionar materiais recicláveis ajuda a minimizar problemas de saúde coletiva, sujeira e impacto ambiental, gerando benefícios a todos. Este artigo objetiva apresentar e proposta de de implementação da Coleta Seletiva de Lixo nos Bairros do Município de Arapiraca/AL, visando ser executado em parcerias com entidades governamentais e não governamentais.

Palavras-chave: Coleta seletiva de lixo. Conscientização da população. Reciclagem de Resíduos.

ABSTRACT With the high world population growth rate and the increment in the standard of consumption of industrialized products, an enormous problem to the environment has being generated, that it is the accumulation of residues that are no moreuseful for the society. These residues, already represent much a bigger volume then the biosphere can absorb. However, when disposed in adequate places (with stimulation for recycling, for example) these residues can be transformed, with the aid of the generating source and specialized companies, into useful materials, thus assisting the environment. This recycling practice aids to minimize problems of collective health, dirt and ambient impact, generating benefits to everyone. This article presents and proposal for implementation of the selective collection of garbage in the neighborhoods the city of Arapiraca/AL, aiming to be run in partnership with government and non-governmental.

Key-words: Garbage collection. public awareness . Waste recycling.

1 - INTRODUÇÃO

A destinação dos resíduos gerados pela sociedade se torna cada dia mais complexa a medida que aumenta a população, o desenvolvimento industrial, o consumo de materiais produzidos em grande diversidade, culminando com o esgotamento dos aterros ou dos lixões. A indiferença em relação ao tipo de material consumido resultou em um dos maiores problemas da atualidade: o acúmulo de resíduos sólidos. O presente trabalho é uma compilação do relatório de estágio curricular apresentado pelo primeiro autor, sob orientação do Professor Paulo Sérgio, realizado na Secretaria de Limpeza e Iluminação, do Município de Arapiraca/AL, no período de março a junho de 2016 e tem como objetivo demonstrar a importância da coleta seletiva como meio de reduzir a geração de lixo e o melhor aproveitamento dos resíduos descartados por meio da reciclagem. A metodologia utilizada consistiu na coleta de dados disponibilizados em pesquisas bibliográficas, feita em documentos e sites da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Limpeza e Iluminação, Secretaria do Meio Ambiente, além de consulta a trabalhos, artigos científicos, jornalísticas e consultas a sites de empresas e associações relacionadas ao tema em questão.

Para implementação da coleta seletiva de lixo, será necessário à conscientização de cidadãos e gestão pública, buscando soluções para um grave problema. Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação de recursos naturais e a não poluição do meio ambiente.

Este artigo está dividido em quatro partes. Na primeira consta a introdução, onde realiza-se uma contextualização sobre o tema. Na seção 2 será apresentado a importância da Coleta Seletiva de Lixo. Na seção 3 os métodos, técnicas e etapas da implementação da proposta com os resultados esperados, objetivando intensificar e otimizar a coleta seletiva do município. Sendo a reciclagem uma questão cada vez mais necessária e valorizada nos dias atuais, é de suma importância a compreensão e conscientização tanto da gestão municipal o como da população, para diminuir a quantidade de lixo gerada e melhorar a qualidade de vida da população.

2. A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA DE LIXO

O crescimento acelerado do expressivo município de Arapiraca no agreste alagoano tem proporcionado elevada quantidade de lixo acumulado nos bairros e no Lixão da cidade. Esses fatos permitem imaginar que, brevemente, o território do município de Arapiraca não terá mais espaço adequado para acumular os resíduos produzidos pela população; o qual é coletado diariamente pelo órgão de limpeza urbana do município. Para tanto, é necessário começar agora a preocupação com as consequências atuais e futuras do acúmulo desses resíduos, pois a população está crescendo muito rápido, principalmente nas áreas urbanas do município.

Pessoas de outros municípios, estados e, até outros países se deslocam para Arapiraca na busca de uma qualidade de vida diferenciada. Portanto, caso não se implemente políticas públicas voltadas para a coleta seletiva de lixo, o problema tenderá a se agravar em um breve período de tempo, levando a um provável ponto de estrangulamento.

O crescimento rápido da cidade, associado à falta de infraestrutura para enfrentamento do problema não estão conseguindo acompanhar o ritmo, nesse compasso, começa a surgir às causas danosas que representarão para a coletividade e o meio ambiente. A falta de controle e providências por parte do poder público resultará, indubitavelmente, em graves problemas num futuro próximo. Deve ser lembrado, no entanto que muitos resíduos descartados por muitos, podem atender às necessidades de outros através da indústria da reciclagem.

São inúmeros os prejuízos que o convívio com o lixo pode trazer à população. Os maiores prejuízos estão: na saúde das pessoas, na contaminação do solo que prejudica os lençóis freáticos, na contaminação dos rios, na fedentina e proliferação de insetos e roedores dos aterros sanitários a céu aberto e na péssima aparência que o lixo transmite para a sociedade.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.5 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com