TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta Seletiva e Condição Social e Financeira dos Catadores de Lixo

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.846 Palavras (16 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 16

Disciplina – Introdução à Engenharia Mecânica

Professor: xxxx

Coleta Seletiva e Condição Social e Financeira dos Catadores de Lixo

Maringá, 01 de outubro de 2013.

SUMÁRIO

1 RESUMO.................................................................................................................03

2 ESTUDO LITERÁRIO.............................................................................................03

REFERÊNCIAS.......................................................................................................13

1 RESUMO

Esta dissertação trata de um levantamento de informações de artigos tratando de catadores de materiais recicláveis das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil a fim de subsidiar o desenvolvimento de um veículo coletor e de um sistema de apoio à definição de roteiros de coleta. Desta forma, os objetivos específicos propostos para este trabalho são: Caracterizar o perfil dos catadores de materiais recicláveis nas três regiões pesquisadas; Diagnosticar as condições de trabalho dos indivíduos vinculados às associações e cooperativas de catadores; Conhecer a estrutura física e operacional das organizações de catadores. Para o alcance destes objetivos foi necessário a aplicação de um questionário aos catadores vinculados às associações e cooperativas que executam a coleta de materiais recicláveis utilizando carrinhos de tração humana ou animal e de outro questionário às organizações de catadores. Os resultados desta pesquisa foram capazes de fornecer informações para o desenvolvimento das tecnologias propostas ao traçar um perfil dos catadores nas três regiões de estudo, conhecer as condições de trabalho e a estrutura física e organizacional das organizações de catadores. Portanto, concluiu-se que a atividade de catador ainda sofre de inúmeras formas de carências, o que resulta na marginalização, preconceito e exclusão dos indivíduos que vivem dela, tornando, indispensável a promoção de ações que contribuam para a real inclusão produtiva destes.

2 ESTUDO LITERÁRIO

2.1. Coleta seletiva

A destinação inadequada dos resíduos associa-se ao entupimento da rede de drenagem, poluição ambiental, proliferação de vetores transmissores de doenças, mau odor, poluição visual e degradação do espaço. Desta forma, os serviços de coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos apresentam grande importância ambiental e na saúde pública, além de proporcionar ganhos econômicos. A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (IBGE, 2010) aponta que quase todos os municípios brasileiros contam com o serviço de manejo dos resíduos sólidos. Em apenas duas localidades ele não é realizado. A mesma pesquisa especifica que, “os serviços de manejo dos resíduos sólidos compreendem a coleta, a limpeza pública bem como a destinação final desses resíduos”. A atividade de coleta envolve a partida do veículo da garagem, todo o percurso executado pelo veículo dos pontos de acondicionamento aos locais de destinação final e o retorno à garagem.

Cunha e Caixeta Filho (2002) classificam a coleta em dois tipos de sistemas: sistema especial de coleta (resíduos contaminados) e sistema de coleta de resíduos não contaminados, sendo que nesse último, a coleta pode ser realizada de maneira convencional no qual os resíduos são encaminhados para o destino final, ou ainda, de forma seletiva, onde os resíduos recicláveis são encaminhados para locais de tratamento e/ou recuperação. A coleta seletiva pode acontecer através de empresas especializadas, através do trabalho dos catadores ou ainda, de forma mista, na qual há a participação dos catadores recolhendo os materiais diretamente das casas e levando-os até um determinado ponto, e a partir disso, o recolhimento fica a cargo do poder público.

Para Aquino (2007) as definições acerca dos serviços de coleta não consideram o trabalho dos catadores que recolhem os materiais recicláveis em meio aos resíduos sólidos não previamente selecionados pelos geradores. No entanto, este autor aponta que a coleta realizada pelos catadores é classificada como seletiva, visto que por ela são encaminhados para o beneficiamento somente os materiais recicláveis. Assim, o autor define que a coleta seletiva é o recolhimento diferenciado de resíduos sólidos, com o intuito de encaminhá-los para a reciclagem, compostagem, reuso, tratamento e destinação final. A coleta seletiva de resíduos consiste na separação de materiais que podem ser reaproveitados e que estão presentes nos resíduos sólidos coletados. Programas de coleta seletiva devem ser acompanhados por educação com o objetivo de mudar os hábitos da população.

Assim, para Santos (2000), a importância dos projetos de coleta seletiva “não está na quantidade de produtos reciclados, mas, na mudança de postura da sociedade, em relação a um novo conceito de cidadania que parece estar emergindo”. Neste sentido, seguem os dizeres de Gonçalves (2003, p. 20): “Há necessidade de uma transformação, de um trabalho que vise despertar a responsabilidade individual sobre o lixo na sociedade.”. É importante destacar o que diz Calderoni (1999) acerca da participação popular na separação domiciliar de resíduos sólidos e expansão da indústria da reciclagem. É através deste trabalho, que para o autor, se evitam as perdas de recicláveis que se verificam nos processos nos quais não há o envolvimento popular, mas que utilizam o trabalho dos catadores. O envolvimento popular também diminui drasticamente a contaminação dos recicláveis, evitando os elevados custos de limpezas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com