TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA DO LIXO NA ESCOLA

Por:   •  17/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, a maior preocupação dos governantes é com o aumento da produção de lixo, principalmente o doméstico, que vem causando uma degradação desenfreada no meio ambiente. (COSTA E JUNIOR, 2013).

A reciclagem consiste em transformar os materiais inúteis (lixo), em novos produtos ou matérias primas, com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduos, poupar energia e preservar o meio ambiente.

        Neste sentido, a escola possui um papel indispensável, o de desenvolver formas de conscientizar seu aluno da importância de ser comprometido com a preservação ambiental. Onde os educadores serão os mediadores na inserção desses alunos na Educação Ambiental (TRINDADE, 2011).

        Promover práticas que levem o aluno a ter um consumo consciente e sistematizar a construção do conhecimento é necessário para despertar o interesse, a comunicação e socialização da aprendizagem a cerca da reciclagem. Assim pode-se desenvolver no ambiente escolar a atitude investigativa, criticidade e mudança de hábitos de consumo da população (VIZENTIN e FRANCO, 2009).

Um bom caminho para começarmos a mudar a situação atual da escola é rever nossos hábitos e necessidades, assumindo a responsabilidade que nos é devida para a melhoria de nossa qualidade de vida. Através de uma coleta seletiva é possível montar um trabalho de conscientização e sensibilização para que as pessoas possam ter o bom senso de preservar o meio ambiente. A seletividade do lixo contribui não só para a escola, como também contribui para pessoas que vivem da coleta seletiva, reutilização de materiais e reciclagem (NEIVA e MINEIRO, 2005).

        

        

  1. JUSTIFICATIVA

A Educação Ambiental deve partir de atitudes, seja na família ou na escola, que buscam tornar os cidadãos mais conscientes da importância de cuidar e preservar o ambiente em que se vive, estimulando-os a tomar decisões que ajudem no desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Na reciclagem, a coleta seletiva é uma ação essencial para preservação do meio ambiente. É a partir da separação do lixo e da contribuição de toda sociedade, que se constroem mudanças significativas em relação ao acúmulo de lixo. Por isso a participação de todos é essencial, pois esse é um trabalho que se realiza em longo prazo e com a ajuda de toda humanidade (SILVA, 2013).

Dentro da escola, é muito importante que se trabalhe a questão da reciclagem e da coleta seletiva. Pois é neste espaço, que se busca formar indivíduos comprometidos e conscientes com ambiente e com sua preservação.

A coleta seletiva é de fundamental importância para a diminuição do lixo, no entanto, a educação ambiental é uma condição indispensável. Seu papel vai além de fazer com que as práticas de preservação se tornem hábitos comuns, pois é através dessa educação que se garante a participação de todos, inclusive do poder público, que deve se encarregar do tratamento do lixo, fazendo com que as leis e procedimentos que regem a reciclagem, sejam concretizadas (COSTA E JUNIOR, 2013).

  1. OBJETIVOS
  1. GERAL

Implementar e conscientizar  alunos, professores e demais profissionais da escola, sobre a importância da separação, do reaproveitamento do lixo orgânico como adubo e da seleção e reutilização do lixo seco.

  1. ESPECÍFICOS

  1. Despertar o interesse dos alunos para a reciclagem;
  2. Associar a reciclagem à questão ambiental;
  3. Mostrar a Importância da coleta seletiva e da reciclagem;
  4. Identificar e refletir sobre os problemas que podem ser gerados pelo lixo;
  5. Possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade;
  6. Perceber a problemática do lixo como um fenômeno social resultante de hábitos de consumo da população.
  1. METODOLOGIA

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de conscientizar a comunidade da Escola Irmã Marie Armelle Falguiéres, localizada na cidade de Goiana-PE, sobre a importância de colocar em prática a coleta seletiva do lixo, visando à conscientização para com a preservação do meio ambiente.

  • Roda de conversa e apresentação do assunto;
  • Explicação da importância da separação do lixo;
  • Exposição dos recipientes da coleta seletiva;
  • Utilização de data show para exploração de conteúdos e demonstração de vídeos;
  • Exposição de cartaz com tempo de decomposição do lixo;
  • Construir uma árvore de Natal usando material reciclado.

  1. RESULTADOS

Durante o projeto foi observado que plásticos, papéis, metais e vidros são os materiais mais usados na coleta seletiva. Os alunos perceberam que esses materiais possuem uma maior importância para a reciclagem, além de descobrir que existem materiais que não podem ser reciclados e consequentemente se tornam uma maior preocupação com o seu descarte no meio ambiente.

Foi necessário demonstrar para os alunos, através do vídeo “Ilha das Flores”, toda a questão social que envolve o lixo e como o problema com o descarte desse lixo aumentou nas últimas décadas. Ao término do vídeo, foi aberta uma discussão para que os alunos pudessem colocar suas opiniões sobre o tema; através do slide, mostramos as cores de cada lixeira que fica responsável por um determinado tipo de resíduo. Eles também puderam ter conhecimento sobre a decomposição do lixo e os prejuízos que esses lixos podem trazer para todas as pessoas e principalmente para o meio ambiente, além de mostrar as variedades de produtos que podem ser feitos com material reciclável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (299.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com