TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES FINANCEIROS

Por:   •  21/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.737 Palavras (23 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 23

RODOLFO RODRIGUES SIMPLICIO

IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES FINANCEIROS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Pós-Graduação em Administração de Empresas, lato sensu, Nível de Especialização, da FGV/IDE como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientador: Professor JOSÉ CARLOS COLLETTI

TURMA 50

SANTO ANDRÉ – SP

12/2017

RODOLFO RODRIGUES SIMPLICIO

IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES FINANCEIROS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Pós-Graduação em Administração de Empresas, lato sensu, Nível de Especialização, da FGV/IDE como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientador: Professor JOSÉ CARLOS COLLETTI

TURMA 50

SANTO ANDRÉ – SP

12/2017

Trabalho de Conclusão de Curso

IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES FINANCEIROS

elaborado por Rodolfo Rodrigues Simplicio e aprovado pela Coordenação Acadêmica foi aceito como pré-requisito para a conclusão do Curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas lato sensu, Nível de Especialização.

Data da aprovação: _____ de ______________ de _________

________________________________

   PAULO ROBERTO MOTTA

________________________________

             JOSÉ CARLOS COLLETTI

TERMO DE COMPROMISSO

O aluno Rodolfo Rodrigues Simplicio, abaixo-assinado, do Curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da STRONG - FGV – Santo André - SP, no período de agosto de 2016 a dezembro de 2017, declara que o conteúdo de seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: Implementação de Indicadores Financeiros, é autêntico e original.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a criação, o desenvolvimento e os resultados atingidos pela fabricante Fênix Mobile, empresa fictícia criada na disciplina de Jogo de Negócios. Durante as jogadas e posteriormente na Análise do Plano de Negócios, os integrantes da equipe puderam experimentar um ambiente de negócios competitivo, com definição e implantação de estratégias e tomada de decisões gerenciais. Este trabalho apresenta ainda um plano de negócios focado na área financeira, tendo como objetivo a implementação de indicadores financeiros para uma melhor tomada de decisão. São apresentadas ações a serem tomadas e previsão dos demonstrativos financeiros após a realização das mesmas.

Sumário

1.INTRODUÇÃO        7

1.1        DESCRIÇÃO DO CASO        7

2. DESENVOLVIMENTO – AVALIAÇÕLES DOS RESULTADOS        14

2.1 AVALIAÇÕES E RESULTADOS DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE        14

2.1.3 LUCRO E MARKET SHARE POR PRODUTO        18

2.1.4 DESPESAS        19

2.1.5 FLUXO DE CAIXA        21

2.1.6 DRE        22

2.2 AVALIAÇÕES E RESULTADOS DO SEGUNDO QUADRIMESTRE        23

2.2.1 INVESTIMENTOS        24

2.2.2 FATURAMENTO MENSAL E POR PRODUTOS        25

2.2.4 DESPESAS        29

2.2.5 FLUXO DE CAIXA        30

2.2.6 DRE        30

3 IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES FINANCEIROS        32

3.1 INDICADORES FINANCEIROS        32

3.1.1 INDICADORES DE LIQUIDEZ        33

3.1.4 INDICADORES DE VALOR DE MERCADO        37

3.2 PLANO DE NEGÓCIOS        39

3.3 CONCLUSÃO        42

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        43

1.INTRODUÇÃO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade apresentar um plano de negócio, uma simulação de fundamentos teóricos abordados no curso de Pós-Graduação, ministrado pela FGV-Fundação Getúlio Vargas.

O plano foi desenvolvido através da ferramenta online simulation.com. Os objetivos do jogo eram apresentar aos alunos uma experiência simulada de definições de estratégias e tomadas de decisões por período (totalizando-se 8 (oito)), ao final de cada um deles, gerava-se uma pontuação e colocação conforme performance de cada “empresa”.

  1. DESCRIÇÃO DO CASO

O plano de negócio, em formato de jogo, foi desenvolvido com o objetivo de aplicar o aprendizado adquirido ao longo do curso de pós-graduação em administração de empresas.

O jogo proporciona a experiência prática de administrar uma empresa através de uma ferramenta online.

Os participantes, divididos em subgrupos totalizando 11 grupos, formam hierarquias internas definidas como, Presidência, diretoria de Marketing e Comercial, Finanças, Industrial e Recursos Humanos.

O ramo de atividade da indústria é a fabricação de aparelhos de telefonia e os principais produtos são: tablets, smartphones e celulares.

A estrutura do jogo é baseada nas decisões, nos aspectos, financeiro, DRE, balanço, estoque, comerciais, preços e histórico de volumes e recursos humanos.

Os períodos totalizam-se em 10 rodadas, sendo os 2 primeiros testes e as restantes oficiais que correspondiam o mês de referência da tomada de decisão.  

A dinâmica do jogo acontece em rodadas semanais, consequentemente o mês de referência e o sistema é aberto com horários definidos para que os lances decisórios sejam incluídos e enviados. Na primeira rodada, cada grupo define sua estratégia, sendo foco em custo ou diferenciação e definem pesos estratégicos para os principais objetivos, como valor da ação, capital circulante liquido, receita de vendas e lucro líquido do exercício acumulado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (527.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com