TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

LOGÍSTICA

4° SEMESTRE

Bianca de Oliveira Souza RA: 7526591676

Bruna de Oliveira Souza RA :7526591744

Reginaldo Donizete RA:7377577938

Willian Luiz de Souza RA: 7925680737

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO

PROFESSOR TUTOR: Joana Bandeira

Itapecerica da Serra

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Itapecerica da Serra, sob a orientação do(a) Professor(a)-Tutor(a) a Distância:_____________.

Itapecerica da Serra/SP

2014

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a cadeia de suprimentos e em seguida encontrar uma forma de contribuir para melhoria, ou até solucionar algum gargalho existente na organização. Ter a automação como uma aliada para conhecer melhor os seus clientes, criar programas que atraiam mais consumidores e diminuir os custos operacionais, tornando o negócio ainda mais lucrativo e atraente dentro de um mercado que está cada dia mais competitivo. São estes os objetivos dos proprietários de postos de gasolina ao decidir investir em equipamentos de informática, em sistemas de gestão e na automatização das bombas. Motivos para essa aposta não faltam. Até o final dos anos 80 e início dos anos 90, quando o assunto era posto de gasolina, existiam, no máximo, oito bandeiras. Atualmente, surgiram novos fornecedores e redes de postos, deixando a competição muito mais acirrada. Mas não é apenas o maior número de empresas do setor que fez com que o gerenciamento do negócio mudasse. Hoje, o conceito de postos de serviços está relacionado a toda uma gama de produtos e serviços, tais como rede de alimentação. Com os sistemas para automação de posto, você pode conhecer melhor os seus clientes, criar programas que atraiam mais consumidores e diminuir os custos operacionais, tornando o negócio ainda mais lucrativo e interessante dentro de um mercado que está cada dia mais competitivo. Sabemos que com o aumento do número de itens, de fornecedores e de serviços agregados, o trabalho de gerenciar um posto demanda cada vez mais tempo e preparo. Controlar todos esses dados com anotações em fichas e planilhas é uma tarefa praticamente impossível o sistema então pode ser uma aliada no gerenciamento do negócio. Com os sistemas para automação de posto é possível aumentar significativamente a margem de lucro e consequentemente ter um posto de gasolina em destaque no mercado de trabalho, por estar em um sistema de alta tecnologia, saindo na frente em relação aos concorrentes e também satisfazendo seus clientes que poderão ser atendidos rapidamente e com mais informações e benefícios.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1. CONTEXTO PESQUISADO 06

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

Sabe-se que atualmente a demanda para postos de combustíveis é grande devido as ofertas e benefícios que os concorrentes mantem, para se manter atualizado no mercado de trabalho, o posto pesquisado precisa estar atento a essas novas demandas, por isso a ideia para inovar o posto de gasolina é instalar o sistema de automação na empresa.

Responsabilidade Social na cadeia de Suprimentos é algo extremamente complexo devido à amplitude e ao encadeamento das relações estabelecidas entre os diversos stakeholders. Além disso, as cadeias produtivas diferem-se intrinsecamente possuindo uma especialização única, principalmente no que se refere aos agentes participantes e àquele com maior poder de coerção sobre a cadeia (CHING, 1999). A junção entre qualidade socioambiental e desenvolvimento socioeconômico por meio de uma gestão do desempenho baseada na Responsabilidade Social Empresarial, tornam iniciativas empresariais marcos de fundamental importância, tanto teórica, quanto empírica e social.

Formulação da Situação Problema:

Identificar os gargalos que se encontram dentro da cadeia de suprimentos do posto selecionado, para assim obter uma solução completa para a informatização de postos de combustíveis, com todos os recursos necessários ao dia-a-dia da empresa, assim como as possíveis contribuições esperadas do estudo e suas implicações.

Sendo assim, a situação problema é a falta de organização e o tempo longo que o posto leva para organizar e controlar todos os setores da empresa, então o serviço de automação que começa desde o transporte até o cliente foi proposto a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados e agilizar o tempo de atendimento e pagamento.

1. CONTEXTO PESQUISADO

Durante a pesquisa no posto de gasolina e analisando a cadeia de suprimentos, percebeu-se que para melhorar todos os setores, era preciso instalar um sistema de automação a fim de agilizar o atendimento e solucionar os gargalhos existentes, ou seja, proporcionar uma situação para que seja analisada e assim adotada pelo posto de gasolina. O gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com