TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

Com as grandes mudanças ocasionadas pela globalização e avanços tecnológicos, o treinamento e desenvolvimento de profissionais nas empresas, atualmente é uma necessidade dentro das organizações. Anteriormente esta prática era voltada apenas para o treinamento das pessoas e para o desenvolvimento de suas atividades. Neste contexto, o saber técnicoera mais valorizado que o despertar de competências e habilidades profissionais, os comportamentos e relações nas empresascareciam de uma maior atenção, pois a vida agitada dentro do ambiente de trabalho necessitava de melhorias para o pleno sucesso das chefias, que para ter uma boa gestão passaram a aderir a Importância do Treinamento de Profissionais na Empresa.

Dessa forma, a importância do treinamento e desenvolvimento de profissionais nas empresas e fundamental para o bom funcionamento de pessoas dentro da empresa. Diante desta realidade torna-se uma preocupação e problema de pesquisa nesse trabalho, a necessidade de descentralização e participação efetiva do RH nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento de Profissional na Empresa. A partir desta questão buscar-se-á entender quais os problemas que a falta de treinamento e desenvolvimento trazem para a empresa? Diante deste fato, trabalhar a valorização destes sujeitos através dos treinamentos, tornando-os mais ativos nas empresas.

Diante disso, na realidade empresarial, o treinamento profissional vem atuando e desenvolvendo um fundamental trabalho nas empresas na capacitação e promoção de efetivas mudanças de comportamentos dos colaboradores, isto tem colaborado para a melhoria de vida neste ambiente de trabalho. Neste cenário de constantes modificações faz-se necessário questionar: como o setor de RH e Gestão pode desenvolver um importante papel no treinamento e desenvolvimento de profissionais na empresa? A falta de motivação e muitas situações conflitantes são ocasionadas pela vida agitada dentro deste local de trabalho.

Dessa forma e diante dessa dificuldade a Importância do Treinamento e Desenvolvimento de Profissional na Empresa, pode contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas em suas tarefas. Assim o setor de RH pode atuar enfatizando em sua missão uma visão humanística,como arte de educar e desenvolver aptidões e capacidades, com sua atuação na empresa. Entende-se que esse treinamento e fundamental, pois transforma um ambiente de trabalho em conflito e desanimo em um lugar de aprendizagem.

Deste modo, este tema é de grande relevância para as empresase administradores do país. O treinamento deve ser precedido de uma análise minuciosa, acerca das condições de trabalho, é trabalho prestado à empresa, bem como deve ser evado em consideração o ambiente social e econômico em que se encontra inserida a empresa, as pessoas que fazem parte da organização e os papéis que estas desempenham na empresa.

Pois se acredita que por intermédio e prática deste treinamento desenvolvido, os profissionais podem contribuir não somente na execução de tarefas mais para a melhoria emocionais afetivas e sociaise qualidade de vida e trabalho na empresa. Nesta perspectivasNestas perspectivas, e diante desses objetivos a temática acerca da: A Importância do Treinamento e Desenvolvimento de Profissionais nas Empresas foi escolhida pela importância dessa atuação para as lideranças de empresas e suporte, no planejamento,estratégias e metodologias que visam mudanças no comportamento dos indivíduos diante da atuação profissional e pessoal.

A metodologia utilizada neste trabalho foi à pesquisa exploratória qualitativa bibliográfica, tendo como base importantes autores que em suas obras direcionaram seus olhares para a Importância do Treinamento e Desenvolvimento Profissional na Empresa com e o caso de: Chiavenato, Lacombe, Dutra, Ribeiro, Silva, que trouxeram grandes contribuições para construção desta pesquisa. O propósito e objetivo do presente trabalho foram elaborar e discutir de maneira criteriosa o tema escolhido.

1.1 O Problema

Qual a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações para que possam se tornar mais eficazes e assim alcançar os objetivos traçados pelaempresa?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Compreender como a capacitação dos profissionaisdentro da empresa colabora para o cumprimento dos objetivos organizacionais, impulsionando o compromisso das pessoas no sucesso da empresa.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

1. Destacarquais os principais conceitos sobre treinamento e desenvolvimento profissional.

2. Descrever as principais vantagens do treinamento de profissionais para a empresa.

3. Levantar informações sobre as principais etapas do processo de treinamento e sua aceitação pela empresa e funcionários.

4. Evidenciar nas pessoas através dos treinamentos suas capacidades e potenciais produtivos.

3.JUSTIFICATIVA

Justifica-se a escolha deste tema, primeiramente por sua relevância dentro do contínuo processo de treinamento e aperfeiçoamento dos profissionais dentro das empresas. Neste tema destacar-se a importância que a capacitação e treinamento de colaboradores, têm para o bom funcionamento da empresa.

Por muitos anos perdurou-se nas empresas a visão de que este serviço, na maioria das vezes, elaborados e executados pelo setor de Recursos Humanos servia apenas para a compreensão acerca de deveres e direitos dentro da empresa. Assim, com os avanços tecnológicos e modernização das organizações em todos os seus setores, o treinamento de pessoas passou a representar uma necessidade de melhoria e desempenho desses sujeitos, seja naconvivência, na produção, no despertar de sua criatividade é, por conseguinte, o crescimento financeiro do grupo.

Assim,a realização do treinamento e desenvolvimento dos profissionais nas organizações, tornou-se fundamental para apontar e identificar dentro das empresas, como este processo formativo vem ocorrendo na prática. Pois sabe-se que os resultados oferecidos por este programa, tendem a fornecer para as empresas os ajustes necessários para as possíveis falhas existentes tanto da gestão quanto dos colaboradores, proporcionando satisfação dentro do ambiente de trabalho.

Com este serviço é possível identifica as relações interpessoais existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com