TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Por:   •  26/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]                                                                                                               [pic 3][pic 4]                                                 

SECRETARIA DO ESTADO DE MATO GROSSO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CEFAPRO – POLO DE PONTES E LACERDA

Local de Trabalho: Escola Municipal Nossa Senhora das Graças

Curso: Técnico em Infraestrutura Escolar

Tutora: Lusia Gonçalves da Silva

Prof.ª da disciplina: Raquel Maria Mallezan Ribeiro

Cursista: Antônia Rodrigues dos Santos

Coord. Lusia Gonçalves da Silva

                                     Memorial Descritivo

                                                          Módulo 3              

. 

Homem, Pensamento e Cultura: Abordagens Filosófica Antropológica.

Comodoro - MT, 25 Outubro de 2018.

Memorial Descritivo

Homem, Pensamento e Cultura: Abordagens Filosófica Antropológica.

Estudando esse módulo, homem pensamento e cultura: abordagens filosóficas antropológicas, encontrei muitas dificuldades no decorrer da leitura, mais compreendi o quanto é importante falarmos sobre a cultura, comunicação, dialogo e educação.

Eu entendi muito sobre o devir humano, as mudanças que aconteceram pelas práticas as quais os homens agem, sobre a situação a natureza deis do dia que nasce até o dia que more.

A instituição escola é um espaço de diversidade, reúne crianças, mulheres, homens, professores e funcionários. Eu e meus colegas da área da educação, somos os principais transmissores de ética e valores na nossa convivência no ambiente escolar, assim estamos contribuindo para a educação dos alunos, permitindo que os valores e a escola caminhem juntos.

        Agora quanto a linguagem e educação, pude compreender o quanto a linguagem é importante para o desenvolvimento humano, para que homens e mulheres se relacionem, possibilitando contato uns com os outros, em especial em ambiente escolar.

 A educação, trabalho e escola, o trabalho é essencial para a produção do mundo humano, através dele homens e mulheres constroem o habitar no qual está inserido. É através da educação que novas gerações aprendem a viver novas formas de aprender e também criam novas condições

As construções de valores são construções socioculturais, é preciso saber escolher quais valores devem e podem ser ensinados na escola, o trabalho na escola é educativo, por isso tem que ser desenvolvido para educar, porque é na escola que podemos construir valores, ética e devir humano.

 Esse módulo mostrou como as culturas são variadas e como é rica essa diversidade que está presente em nosso cotidiano e tem que ser respeitada.

E segundo o filósofo (Aristóteles) por exemplo fundamenta-se no pensamento de que há homens que naturalmente não são livres porque dependem do trabalho para sobreviver e por isso não podem desenvolver plenamente a natureza humana, ela usa a razão.

Com esse módulo eu pude compreender que o ser humano nunca está terminado, está sempre em estado de mudanças, adaptações, transformações.

Pratique Página:32     -  Módulo 3  -    Unidade 1

Considerando o que você investigou até aqui, sobre o devir humano e suas relações com a cultura, com a educação e com a escola, procure descrever suas atividades na escola, para refletir sobre o conceito de humano que as orientam.

No meu trabalho sou responsável por auxiliar os professores, ajudar os alunos, cuidar quando precisam ir ao banheiro, beber água, ajudo em outros setores quando é necessário, quando precisamos nos deslocar cuido para que as crianças não se separem, não saiam de perto do grupo, ajudo eles nas atividades dentro e fora da sala, ajudo a levar eles para projetos fora da escola

Pratique Página:49   -    Módulo 3  -    Unidade 2

Entreviste alguns professores e funcionários da escola em que você trabalha (pode ser uns 7) e pergunte: o que significam minhas atividades na escola para educação dos alunos? Anote as respostas. Depois, compare-as entre elas e com o significado que você mesmo dá a suas atividades de trabalho. Por fim, com base na comparação, tente responder às seguintes perguntas: 1) os significados são os mesmos para todos que você entrevistou? 2) nas respostas há alguma coisa diferente sobre suas atividades que você ainda não tinha se dado conta, no que diz respeito ao seu caráter educativo? 3) você entende que, a partir do que ficou sabendo dos seus colegas de escola, suas atividades podem ter um significado diferente do que você dava a elas?

1º Resposta: Significam muito para mim pois as vezes não posso está explicando todas as crianças uma por uma, de mesa em mesa e seu trabalho me auxiliando ajuda muito pois você acaba auxiliando as crianças que eu não consigo acompanhar diretamente.

2º Resposta: Suas atividades são essenciais para o desempenho dos alunos, ensinando a eles a ter disciplina, comportamento, auxiliando nas tarefas, por isso é indispensável o seu acompanhamento.

3º Resposta: Sempre me surpreendo com sua capacidade de pro atividade, sempre faz a mais do que é te pedido, suas atividades são uma mão na roda para mim, sempre me auxilia com as crianças quando preciso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com