TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA ALTA DIRECÇÃO

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.210 Palavras (37 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

Republica de Angola

Universidade Agostinho Neto

FACULDADE DE ECONOMIA

2010

Trabalho em Grupo de Planeamento e Controlo de Gestão.

 [pic 2][pic 3][pic 4]

ÍNDICE

 INTRODUÇÃO

Capítulo I – TABLEAUX DE BORD

                  1.1 – Conceitos e Características

                  1.2 – Como conceber um Tableaux de Bord

                  1.2.1 – Erros clássicos de concepção de Tableau de Bord

Capítulo II – BALANCED SCORECARD

                  2.1 - Conceitos e perspectivas do Balanced Scorecard

                  2.2 - Debilidades e fortalezas do Balanced Scorecard

                  2. 3 - Tableau De Bord Vs Balanced Scorecard

                  2.3.1 - Diferenças em função das características do modelo

                  2.3.2 - Diferenças em função da ideologia

Capítulo III  EXECUTIVE INFORMATION SYSTEMS E CONTROLO DE GESTÃO

                3.1  Executive Information Systems

    3.2 - Controlo de Gestão e os Sistemas de Gestão por Objectivos

    3.2.1 - A Necessidade de Controlo no Projecto de Desenvolvimento de Produto

    3.2.2 - Gestão por Objectivo

                3.3- Avaliação de Desempenho

                3.3.1- Benefícios para os Gestores e suas Equipes

                3.3.2 - Benefícios para a Empresa

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Tal como os seres vivos, as empresas nascem, crescem, desenvolvem e morrem. A duração dessas etapas ou fases varia significativamente de empresa para empresa, de modo geral é um percurso de difícil previsão para uma empresa concreta, prova disso é a recente crise económica e financeira mundial que, levou muitas empresas a falirem quando ninguém podia pensar nisso.

Sabemos que em toda empresa a primeira função a ser levada a cabo é o Planeamento ou seja, a definição dos objectivos da empresa, mas, esses objectivos para serem atingidos deve-se levar a cabo um conjunto de acções tendo em vista, como é obvio, os riscos a correr e as decisões a tomar para reduzir este risco e se atingir as metas pré-estabelecidas, para tal, é necessário a elaboração de instrumentos vocacionados ao controlo que possam acompanhar a performance da empresa. Sendo assim, neste trabalho vamos falar de dois instrumentos de controlo de Gestão que ajudam atingir a performance das organizações nos dias de hoje, (TABLEAUX DE BORD e BALANCED SCORECARD).

Sendo assim, no primeiro capítulo falaremos do TABLEAUX DE BORD conceitos e características e como concebe-lo. Já no segundo Capítulo falaremos do BALANCED SCORECARD e faremos uma breve comparação com o TABLEAUX DE BORD. Porém, no terceiro capítulo falaremos sobre o Executive Information Systems e Controlo de Gestão agregando neste, o Sistemas de Gestão por Objectivos bem como a Avaliação de Desempenho.

O presente trabalho foi precedido de pesquisas individuais e colectivas dos membros do grupo no intuito de abordar este tema de uma forma sintética e objectiva por formas a dar uma noção clara a todos possíveis leitores, pois que o objectivo do presente trabalho é realizar uma pesquisa teórica sobre os conceitos e principais diferenças entre as ferramentas de gestão Balanced Scorecard (BSC) e TABLEAU de Bord (TB), utilizadas desde o século XX, por diversas empresas em todo o mundo, para o gerenciamento e a tomada de decisão.

Este trabalho tem um carácter didáctico pelo que é sintético, mas que, não deixa de ser uma base sólida para a compreensão desses instrumentos de controlo de Gestão, suas funções e importância.

No entanto vamos de seguida começar por falar do TABLEAU DE BORD, seu conceito, suas características e como concebe-lo.

Capítulo I – TABLEAU DE BORD

Já dizia PETER DRUCKER que [1] “Tudo o que se mede melhora.” E é objectivo de toda empresa melhorar o seu desempenho face as diferentes circunstâncias e problemas do dia-a-dia. Para tal, as empresas devem mensurar o seu desempenho, e um dos instrumentos é o TABLEAU de Bord.

 

O TABLEAU de Bord (TB) é utilizado desde o século XX, por diversas empresas em todo o mundo, para gestão e tomada de decisão. Com as novas tecnologias hoje o TABLEAU de Bord atinge uma periodicidade quase que diária em função das necessidades de informação para a tomada de decisão. Por isso ele não tem um formato comum mas, varia de empresa para empresa agregando as informações relevantes para cada uma.

O TABLEAU de Bord faz parte dos [2]“Instrumentos de pilotagem” que servem para antecipar, acompanhar e manter o controlo. É um instrumento bastante utilizado nos nossos dias o qual vamos em seguida neste primeiro ponto falar das suas características e conceitos e em seguida e com maior incidência, falar de como conceber um TABLEAU de Bord em cinco etapas, e por fim, vamos falar dos erros clássicos de concepção de TABLEAU de Bord.

1.1 – CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS

Existem várias definições ou conceitos sobre o TABLEAU de Bord que, dependem em grande medida da visão que cada um tem possui. Porém sabermos “que definições demasiadas amplas são insuficientemente precisas, por exemplo há quem possa definir o TABLEAU de Bord como; Um conjunto de dados sobre os resultados de um centro de responsabilidade para a informação do gestor”.

Esta definição pode ser questionada em vários aspectos porém achamos conveniente trazer a tona uma definição bastante directa e clara que resume-se no seguinte:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.1 Kb)   pdf (813 Kb)   docx (472.9 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com