TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS DE DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.074 Palavras (13 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ERICK MACHADO MASSON

RAQUEL BARRA

FELIPPE BRANDÃO

GUILHERME LOURES

INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS DE DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Juiz de Fora, 2013

ERICK MACHADO MASSON

RAQUEL BARRA

FELIPPE BRANDÃO

GUILHERME LOURES

INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS DE DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho de conclusão de período,com finalidade de integrar todos os trabalhos já concluídos.

JUIZ DE FORA, 2013

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                3
  2. NORMAS APLICAVEIS A ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS        5
  3. ESTRUTURAS DE TRABALHOS ACADEMICOS                        11
  4. QUESTÕES DE LINGUAGEM                                                13
  5. RELACIONAMENTOS ENTRE CONTEÚDOS DE DISCIPLINA        14

3

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é atender requisitos parciais de disciplina 4003 - Prática I (administração) do curso de graduação em administração (bacharelado) da Universidade Salgado de Oliveira, no primeiro semestre de 2013.

O objetivo da disciplina é integrar as abordagens de disciplinas associadas dos conteúdos de formação profissional e de estudos quantitativos e suas tecnologias, do 1º período do curso, em torno de uma atividade que possibilite ao estudante compreender sistêmico e interdisciplinaridades o conjunto de disciplinas estabelecendo correlações entre os diversos conteúdos.

Neste contexto, no primeiro semestre de 2013, além da disciplina 4003 - Prática I estão incluídos no primeiro período do curso as seguintes disciplinas, 3922- Língua Portuguesa, 3944- Técnica de Estudo e Pesquisa On-Line, 2151-Economia, 4001-Auto Conhecimento e Liderança,4019- Ética, Valores Humanos e Transdiciplinaridades.

A seguir são apresentadas as ementas das disciplinas citadas, em conformidade com o projeto pedagógico do curso técnico-científico.

Tais ementas servirão como base para identificar neste trabalho os conteúdos a serem, de alguma forma, integrados e/ou analisados quanto as possíveis inter-relações entre eles.

Contudo, antes de prosseguir, este grupo de trabalho fez uma verificação dos conteúdos das disciplinas citadas, apurados diretamente com os respectivos professores. Foi feita uma comparação entre os conteúdos apresentados para verificar eventuais diferenças entre o que esta especificado no plano pedagógico do curso de administração, de modo a considerar no conteúdo deste trabalho acadêmico, o que foi efetivamente pertinente a cada disciplina. O resultado dessa verificação é apresentado no apêndice A.

Na Universidade Salgado de Oliveira existe um manual de elaboração de trabalhos acadêmicos – META (2006), que regula, especialmente, questões de forma para textos escritos. O META (2006) e a NBR14724 (ABNT, 2011) apresentam princípios gerais para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Este texto foi redigido observando preliminarmente o que está escrito no META (2006) quanto a sua estrutura e forma de apresentação. Subsidiariamente, em casos de omissões ou de dúvidas quanto às especificações que constam no META (2006) foram observadas as normas prescritas pela ABNT (2013), a respeito de aspectos relacionados com documentação. Para fins de observação das prescrições cabíveis, este documento foi considerado como parte de um trabalho acadêmico de graduação apresentado na forma de um relatório técnico-científico.

Este texto está estruturado, preliminarmente e parcialmente, nesta primeira fase de sua apresentação, da seguinte forma: no capítulo 1 são identificados as normas aplicáveis para elaboração de documentos escritos, em especial de trabalhos acadêmicos. No capítulo 2 é identificada uma estrutura adequada para este texto, em conformidade com o META (2006) e com as normas presentes para ABNT (2013) (a respeito de aspectos relacionados com documentação para fins de observação das prescrições cabíveis, este documento foi considerado como parte de um trabalho acadêmico de graduação apresentado na forma de um relatório técnico-científico) que estão

4

relacionados no apêndice B. No capítulo 3 são tratados algumas questões de linguagem relacionadas com o desenvolvimento deste trabalho. No capítulo 4 são apresentados alguns possíveis relacionamentos entre conteúdos de disciplinas. E finalmente, de forma preliminar e parcial, são apresentadas as considerações finais, uma vez que ainda faltam partes do trabalho a serem completadas que serão apresentados posteriormente, de forma definitiva, junto com o fechamento do trabalho.

                                                                   

      5

  1. NORMAS APLICÁVEIS A ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS

Foi desenvolvida uma atividade de busca em diversas fontes (http://www.abnt.org.br/; http://www.trabalhosabnt.com; http://www.universo.edu.br) para identificar quais as normas da ABNT (2013) aplicáveis à elaboração de documentos, em especial para trabalhos acadêmicos. A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT 2013) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

A partir das fontes (http://www.abnt.org.br/; http://www.trabalhosabnt.com; http://www.universo.edu.br), particularmente a partir do META (2006), foram identificadas as seguintes normas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (305.3 Kb)   docx (876.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com