TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO MILAGRE ECONÔMICO BRASILEIRO

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO AO MILAGRE ECONÔMICO BRASILEIRO

         Entre os anos de 1968 e 1973, ocorreu o conhecido milagre econômico brasileiro. Assim sendo, começou ainda no governo Costa e Silva e terminou no governo de Emílio Garrastazu Médici. O milagre econômico brasileiro foi um período de forte crescimento da economia nacional durante a ditadura militar.
        O período compreendido entre o pós-guerra e meados dos anos 1970 é conhecido como os trinta anos gloriosos da economia capitalista. Nos anos 1950, tiveram início os milagres econômicos alemão e japonês, nos anos 1960, foi a vez da Espanha, entre outros. O Brasil foi inserido nesse contexto de maneira mais acentuada na segunda metade dos anos 1960, a partir da recuperação do crescimento econômico no final de 1967, que já anunciava o milagre brasileiro de 1968-1973.
        "Milagre Econômico" foi uma expressão criada para fazer referência a um momento de acelerado crescimento da economia nacional. O crescimento da economia brasileira foi o principal instrumento de propaganda utilizado pela ditadura para conquistar popularidade e legitimar a competência do governo liderado pelos militares.
        A evidência desse crescimento econômico acelerado podia ser verificada principalmente pelas elevadas taxas do Produto Interno Bruto (PIB), pela redução das taxas de inflação (de 25,5% em 1968 para 15,6% em 1973), pela forte entrada de capital estrangeiro no país (que culminaria em problemas decorrentes da enorme dependência em relação ao capital internacional), pelos investimentos do governo no setor industrial, nas telecomunicações, nos setores energético, siderúrgico e petroquímico, na agricultura, na mineração e na pecuária. Houve ainda uma série de investimentos nos sistemas bancário e financeiro e na construção civil.
        Ou seja, a economia brasileira cresceu em praticamente todos os setores. Como resultado, houve um salto realmente impressionante no PIB brasileiro, elevando-se de 9,8% a. a. em 1968 para a notória marca de 14% a.a em 1973.
        A proporção do milagre econômico foi tão significativa que estes números fizeram o Brasil alcançar a posição de oitava maior economia do mundo no início da década de 1970.
        A propaganda oficial do governo elaborou
slogans que expressavam nitidamente este contexto, objetivando conquistar o apoio da população: são exemplos frases como "Ninguém mais segura este país", ou ainda, "Brasil, ame-o ou deixe-o". Estas propagandas que exaltavam as conquistas econômicas sob a liderança dos militares serviam para tentar esconder a violência praticada pelo governo e para enfraquecer os grupos políticos de oposição.
        Não obstante a este ciclo de crescimento, o milagre econômico brasileiro também teve um efeito colateral muito negativo .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com