TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ÀS ORGANIZAÇÕES

Esse capitulo do livro tem como objetivo de mostrar a administração como ciência e pratica, explorar os conceitos de administração e de organização e as principais funções da administração. E analisar o estilo brasileiro de administrar e suas características, buscando encaixar as situações reais nos processos administrativos.

1.1 AS ORGANIZAÇÕES E A ADMINISTRAÇÃO.

Para uma organização ser bem sucedida ela depende de seus administradores, pois são eles que traçam objetivos e guiam a organização para alcançar seus objetivos desejados. Um grande exemplo de administrador temos o Roger Agnelli que trabalha na empresa Vale do Rio Doce, ele alavancou o desempenho da empresa e a transformou em uma grande mineradora.

1.1.1 A ORGANIZAÇÃO.

Toda organização é o conjunto de pessoas que juntas buscam alcançar o mesmo objetivo. Essas organizações podem ser divididas como formal e informal, porém independente de suas atividades as organizações compartilha de propósito ou finalidade, pessoas e uma estrutura.

O propósito confere a razão de existira da organização, as pessoas é de suma importância pois sem elas a organização não tem quem tome nem quem execute as tarefas e a estrutura onde se define a responsabilidade de cada um de seus membros.

Sendo assim organização é um conjunto de pessoas que possui um propósito, é composta por pessoas e tem uma estrutura organizacional.

1.1.2 A ADMINISTRAÇÃO.

Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.

Nessa frase podemos destacar os seguintes palavras que são importantes para a administração que são as seguintes: processo que é o modo sistemático de executar algo; coordenação do trabalho e dos recursos garantindo o funcionamento dos processos; eficiência é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas e eficácia que consiste em escolher os objetivos certos e conseguir atingi-los.

1.1.3 OS ADMINISTRADORES.

Os administradores são responsáveis de designar tarefas para os demais membros de sua organização, eles são responsáveis de que os objetivos sem alcançados.Mas eles não o fazem sozinhos eles trabalham coordenando as atividades de outras pessoas.

Eles também são responsáveis na execução de tarefas não sendo somente no planejamento,organização,direção e controle de trabalho.Nem todas as pessoas que trabalham em organização são administradores,podem ser também operários,trabalhadores em algum ramo especifico sem ter que supervisionar o trabalho dos outros.

1.1.4 NIVEIS ORGANIZACIONAIS

Os administradores podem ser classificados pela sua atividades na qual é responsável gerais ou funcionais. Em sua posição que ocupa na estrutura organizacional,podem ser:os níveis hierárquico estratégico,tático ou operacional.

O nível estratégico é o nível mais alto,são um grupo pequeno de executivo que abrange sua organização com um todo,eles são responsáveis pela interação de seu ambiente externo.Neles estão descritos o presidente,vice presidente,os membros do conselho,diretor executivo e bem os membros da alta administração.

O nível tático são um grupo de executivo que tem como função o intermédio do nível estratégico para o nível operacional,eles condenam as atividades e dão soluções concretas para o nível operacional implementar.Geralmente eles são os gerentes ou diretores da área de negocio.

O nível operacional ele é o nível mais baixo da hierarquia eles são responsáveis coordenação e realização de tarefas de rotina. Eles os coordenadores,os gestores e os supervisores.

Existem diversos tipos de níveis mas todos eles garantem o sucesso de organização como um todo.

1.2 O PROCESSO DE ADMINSTRAÇÃO

A administração foi definida pó Henri Fayol,como um processo dinâmico que prevê 5 funções conjuntas,prever,controlar,organizar,comandar e coordenar.

1.2.1 AS FUNÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

Planejamento: ele consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos,eles são orientadas para se concentrar nos objetivos realmente importantes.

Organização: ela é estrutura que competem distribuir tarefas e recursos entre os membros,nela é definido que tem autoridade sobre quem e quando tomar algum tipo de decisão.

Direção : Ela está relacionada a gestão de pessoas na organização.Dirigir significa liderar,motivar e coordenar os trabalhadores no comprimento de sua tarefa.E também saber resolver de uma maneira melhor os conflitos do dia a dia.

Controle: È a função para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.È por ela que a organização mantém o rumo ou planeja mudança.

1.2.2 UNIVERSALIDADE DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Nível organizacional: O nível hierárquico influência em suas atividades,porém isso não significa que um administrador de topo e um supervisor não desempenham ambas as funções de planejamento,organização,direção e controle,o que difere é o tempo que se dedica em tais funções.

Tipo de organização: O tipo também influência no trabalho de um administrador, existem algumas diferenças entre o trabalho desempenhado por um gestor publico e o administrador de uma empresa privada com fins lucrativos.No entanto eles tem semelhança que diferenças.

Dimensão de organização: È o outro fato que diferencia um administrador,estão na importância e intensidade das tarefas exercidas.O administrador de micro empresa seu foco será pbjetivos estratégicos,tarefas rotineiras,muito parecidas com administrador de topo.Independente da organização o administrador realizará as quatro funções,planejam,organizam,direjem e controlam.

1.3 AREAS FUNCIONAIS DA ORGANIZAÇÃO

As organizações normalmente são divididas em áreas funcionais, elas representam atividades e tarefas especificas que são desempenhadas por departamentos ou unidades da organização.Elas divididas em diversas áreas as mais comuns são:produção e ou operações,comercial e marketing,área financeira,área de recursos humanos.

1.3.1AREA DE PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO

O principal objetivo de ser uma organização é a produção de bens,assim sendo a área de produção é o coração de uma organização.Nela esta relacionada a prestação de serviço,ou o modo com transforma a matéria em produto para alcançar os objetivos organizacionais.

1.3.AREA COMERCIAL E MARKENTING

Nela esta relacionada a manter os clientes e procurar novos clientes. Seu principal objetivo é manter a satisfação do cliente.

1.3.2 AREA FINANCEIRA

A área financeira é o sangue que rege a organização, ela lida com os recursos financeiros dela.As finanças são uma área de apoio não estar relacionada diretamente com a principal atividade da organização.Seu principal objetivo consiste em captar e utilizar os recursos financeiros da melhor maneira para alcançar os objetivos.

1.3.4 AREA DE RECURSOS HUMANOS

Um dos recursos mais importante são as pessoas ,eles tem como objetivo a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos.Elas devem atrair ,preparar e desenvolver para que consigam contribuir nos objetivos organizacionais.

As áreas funcionais represeentam uma forma estruturada das atividades permitindo a organização ganha com especialização de seus membros em tarefas e funções especificas.

1.4 OS ADMINSTRADORES E ADMINISTRAÇÃO

Sejam qual for o nível de organização os administradores: planejam,organizam,dirigem e controlam.Mas para entender a essência de um trabalho do administrador é necessário conhecer quais papeis desempenham nelas.

...

Baixar como  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »