TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagens da Organização

Por:   •  20/3/2019  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

MORGAN, Gareth; BERGAMINI, Cecília Whitaker; CODA, Roberto. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996. 

RESENHA CRITICA

Andrei Cossetin Sczmanski

Voltado, principalmente, a administradores, executivos, pesquisadores e estudiosos, o livro Imagem das Organizações nos instiga a avaliar as organizações através de metáforas, desconstruindo a visão convencional sobre tais sistemas e mostrando outras formas de analisá-los, auxiliando o modo de “ler” uma organização e aumentando as opções de intervenção eficaz. 

As metáforas são modelos de analise onde, através de comparações, as organizações são percebidas a partir de imagens que permitem vê-Ias enquanto máquinas, organismos vivos, cérebros, culturas, sistemas políticos, prisões psíquicas, fluxos e transformações e, também, enquanto instrumentos de dominação, auxiliando gestores a compreender as situações para se guiar no planejamento e administração.

Morgan abordar algumas perspectivas para a análise de mudanças organizacionais, buscando entender os fenômenos que ocorrem dentro das corporações, sendo crucial para a maneira como se lê, entende e dá forma à vida organizacional, já que a capacidade de “ler” e decifrar o que está se passando em uma organização é competência administrativa básica.

 Esta metodologia abordada para diagnosticar as organizações expõe que, em grande maioria, estas instituições são complexas e esta complexidade gera o benefício de se encontrarem novas maneiras não só de organizar, mas também de equacionar e resolver os problemas organizacionais corriqueiros de gerenciamento, planejamento, gestão e controle. Comparando entre uma ou mais metáforas, chega-se a compreensão dos processos das corporações, entendendo a vida organizacional, refletindo sobre metas e objetivos e encontrando novas maneiras não só de gerir, mas também de equacionar os contratempos internos das corporações.

Ao concluir, percebo que as organizações são complexas e as metáforas fornecem uma ferramenta de análise da vida organizacional, mostrando como é possível alterar o ambiente para melhor, abrindo novas perspectivas para encontrarmos saídas mais criativas e competitivas na busca de organizações de sucesso. Neste contexto, certamente a obra de Gareth é de grande valia não só para administradores e gestores, mas para todo o corpo das organizações. O autor consegue alcançar seu objetivo com uma linguagem simples, acessível e explicativa. Enfim, para o sucesso organizacional é necessário entender as teorias e sua aplicabilidade para melhor atuar sobre os problemas organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com