TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto de Recrutamento e Selecao

Por:   •  3/7/2016  •  Monografia  •  8.740 Palavras (35 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 35

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO

A área de recursos humanos tem se destacado bastante nos últimos anos sobre á administração de empresas. Recrutar e seleccionar pessoas são aspectos importantes e indispensável para as empresas. Porque a vida das mesmas se renova a cada nova contratação, pois é no momento em que se selecciona um novo colaborador, que se dá uma nova oportunidade e onde o crescimento e o desenvolvimento estão coligados com o acto de contratar pessoas.

O presente trabalho tem como tema: Impacto das técnicas do processo de recrutamento e selecção, caso de estudo empresa Desenvolvimento e Comercialização Agrícola de Manica (D.E.C.A), destina-se ao Instituto Superior Politécnico de Manica com finalidade de obtenção do grau Académico de Licenciatura.

Pretende-se com esta pesquisa, estudar as técnicas ou métodos usados no processo de recrutamento e selecção  de pessoal dentro da empresa D.E.C.A, e que impacto tem trazido para a empresa. Pois, entende-se que da mesma forma que as pessoas entram na empresa para a satisfação dos seus objectivos individuais, sejam na tentativa de desenvolvimento profissional, sejam por busca de auto-sustento, as empresas também duma forma geral, necessitam de indivíduos competentes que possam compor o seu quadro de pessoal competente para a consecução dos seus objectivos previamente estabelecidos.

Implicando com isso estudar, o processo de recrutamento e selecção de pessoal é encarregado pela convocação e escolha de candidatos para ocupar as vagas estabelecidas pela organização. E também será estudada a rotatividade de pessoal, e é considerada como o termo de recursos humanos ou turnover, que é usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente. Em outras palavras, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente é definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização.

  1. Problematização

A empresa D.E.C.A, actualmente emprega de forma directa 60 trabalhadores e cria emprego de uma forma indirecta para mais de 200 pessoas. Dada a concorrência de profissionais qualificados que ocorre no mercado de emprego, ampliando a competição entre organizações, a empresa em estudo tem se deparado com problema de abandono de actividades de pessoal e o absentismo na ordem de 5% por mês.

O outro motivo que suscitou a escolha desse tema, prende-se com os contactos informais tidos com amigos e funcionários desta organização, em que se pode constatar, dos diferentes pontos de vista, reacção diversa quanto ao rigor desses procedimentos e ao recrutamento e selecção de perfis, sem qualificações profissionais ou requisitos adequados ao preenchimento de certas vagas.

Em face desta situação descrita pretende-se saber: que impacto as técnicas usadas actualmente no processo de recrutamento e selecção do pessoal trazem para a empresa D.E.C.A?

  1. Justificativa

A escolha deste tema baseia-se pelo facto de os recursos humanos constituirem um dos principais recursos fundamentais para o funcionamento duma organização, e o principal factor de produção e sucesso duma empresa. Assim sendo, eles merecem uma atenção ou seja a empresa deve ter em conta as técnicas a utilizar de modo a ter o seu pessoal com a qualidade desejada de modo a alcançar os objectivos da empresa, que no caso vertente são lucros e qualidade no seu produto oferecido.

O estudo sobre o recrutamento e selecção de pessoal constitui um factor chave para crescimento de toda e qualquer organização, quer que seja privada ou pública, com fins lucrativos ou não.

O tema proposto, será importante na medida em que está ligado a uma questão crucial, que afecta ou polarize um segmento da sociedade.

Toda e qualquer organização depende de pessoas para produzir e atingir seus objectivos. Conquistar e reter talentos que representem um diferencial é essencial para manter-se competitivo.

Com este trabalho, pretende-se mostrar que este processo tem que funcionar como um pilar de qualquer organização, uma vez que quando se fala de recrutamento e selecção, refere-se a uma das mais ricas ferramentas de gestão de capital humano nas organizações. É através deste processo que as organizações estão percebendo as importâncias das pessoas que tem na sua organização, e tratá-las como parceiros e não como meros funcionários.

Apoiando-se nessas apreciações o suporte motivacional justifica-se, de entre outras, pelas seguintes razões:

  • Pertinência e actualidade do tema;
  • Averiguação do cumprimento dos preceitos legais por parte da instituição;
  • A importância do processo de recrutamento e selecção de pessoal na capitalização de talentos, ressaltando as suas vantagens e inconveniências;

Recrutamento e selecção de pessoal pela D.E.C.A, afigura-se um tema actual, de interesse académico e que carece de reflexão.

Com base nos pressupostos desta pesquisa espera-se que venha: 

  • Contribuir para imprimir uma nova dinâmica de gestão de recursos humanos na D.E.C.A;
  • Dotar os gestores daquela empresa de informações, conceitos e ferramentas valiosas de gestão que possam contribuir para a melhoria da qualidade de gestão de Recursos Humanos e; 
  • Despertar aos gestores e aos demais membros da empresa acima referida sobre a importância e vantagens de utilização de técnicas de recrutamento e selecção de pessoal.
  • Aprofundamento dos conhecimentos adquiridos sobre o tema;
  • Aplicar os seus conhecimentos teóricos sobre as tecnicas de recrutamento e selecção do pessoal como ferramenta de gestão de empresas;

  1. Objectivos

1.3.1 Objectivos Geral:

  • Avaliar o impacto das técnicas ou métodos usado no processo de recrutamento e selecção do pessoal da D.E.C.A.

1.3.2 Específicos:

  • Idenficar a principal forma de recrutamento e selecção do pessoal utilizado pela empresa Deca;
  • Analisar a eficácia e viabilidade das técnicas de recrutamento e selecção de pessoal utilizados pela empresa;
  • Identificar as principais formas de divulgação das vagas para recrutamento de pessoal efectuada pela empresa.

  1. Metodologia

Considerando que o método é o caminho a seguir para alcançar um objectivo ao longo do desenvolvimento do trabalho, para a obtenção de dados satisfatórios da investigação, recorreu-se a vários métodos ou instrumentos de recolha de dados. Segundo Roesch (1999 ), método é o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adaptados para se atingirem os conhecimentos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.4 Kb)   pdf (547.3 Kb)   docx (91.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com