TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de uma franquia

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta o estudo sobre a implantação de uma franquia, considerando os principais aspectos que devem ser estudados para que o processo ganhe uma dimensão significativa o bastante para gerar lucratividade, e para que a escolha da franquia, tenha base teórica para fundamentar a decisão de forma diretamente relacionada aos objetivos da pesquisa de mercado, da negociação e das estratégias de marketing para análise dos ambientes interno e externo das empresas.

O objetivo desta atividade é oportunizar aos alunos a realização de uma pesquisa teórica sobre os conteúdos das disciplinas disponíveis no 3º semestre, dessa forma, o foco está voltado para o conhecimento acerca das decisões que precisam ser tomadas frente à necessidade de implantação de uma franquia no município de Jaíba – MG.

A franquia escolhida para ser implantada no município de Jaíba – MG, foi a franquia Dr. Jardim, que é uma rede que atua no segmento de manutenção de jardins e piscinas, e precisa de um investimento inicial de 20 mil reais para ser franqueado da marca, tendo a necessidade de 3 mil reais para o capital de giro e um retorno previsto para 12 meses.

Tanto o valor inicial do investimento para se tornar franqueado da marca quanto o capital de giro influenciaram diretamente na decisão sobre qual franquia escolher, pois o município de Jaíba apresenta média concentração de sua economia no comércio e ainda não encontra-se estruturado no setor de manutenção de jardins e piscinas.

Considerando o caráter interdisciplinar da atividade, pode-se afirmar que esta constitui-se como de fundamental importância para  formação acadêmica, uma vez que, através da análise dos diferentes conteúdos disponíveis para o semestre o aluno pode estruturar melhor sua bagagem teórica e melhorar suas habilidades críticas e reflexivas acerca da administração de empresas, da análise mercadológica e das tomadas de decisões.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Pesquisa de mercado

Toda tomada de decisão relativa ao processo de administração de empresas requer do administrador a habilidade de diagnosticar, levantar informações, e conhecer de perto as ameaças e oportunidades para o segmento que pretende seguir, ou para implantação de franquias em redes já atuantes no mercado ( RAMPAZZO, 2011).

Para abertura da franquia na rede Dr. Jardim no município de Jaíba – MG, deve-se realizar uma pesquisa de mercado, que segundo Nonaka (2011, p.03) “pode trazer muitos benefícios para uma organização, pois é importante para trazer respostas, a partir de informações que podem ser coletadas junto a clientes, funcionários, parceiros, fornecedores e outros públicos”.

Para conhecer a realidade do município em relação ao serviço prestado pela Dr. Jardim, definiu-se como problema para a pesquisa o seguinte questionamento: porque o município de Jaíba, mesmo tendo quase 50 mil habitantes ainda não conta com o serviço de manutenção de jardins e piscinas?

O tipo de pesquisa definido para a implantação da franquia é a pesquisa exploratória, que de acordo com Las Cas e Guevara (2010):

A pesquisa exploratória é conduzida visando explorar a situação do problema, ou seja, a pesquisa exploratória é aplicada para se obter ideias e informações quanto ao problema que a gerencia ou pesquisador estejam enfrentando. A pesquisa exploratória pode ser utilizada no momento em que a gerencia percebe que existe um problema, mas ainda não compreende a sua origem (LAS CASAS e GUEVARA, 2010, p. 35).

É interessante observar que, através da pesquisa exploratória torna-se possível coletar as informações referentes ao problema percebido no município, e isso é de fundamental importância para que o gestor conheça de perto uma realidade, antes de iniciar uma atividade comercial ou tomar decisões importantes como aberturas de franquias em grandes redes.

A escolha deste tipo de pesquisa, exploratória, baseia-se na realidade de que este tipo de pesquisa procura explorar alternativas de solução, descobrir fatores importantes, e buscar oportunidades, e é exatamente isso que está sendo necessário para a tomada de decisão da abertura da franquia Dr. Jardim.

Além da definição do tipo de pesquisa, é importante ressaltar o método da pesquisa, pois este pode ser definido como qualitativo ou quantitativo. De acordo com Rampazzo (2011, p. 75) “a pesquisa qualitativa proporciona melhor visão e compreensão do problema e é indicada para quando as empresas enfrentam cenário de incertezas”.

Por outro lado, na pesquisa quantitativa aplica-se o método de levantamento para se buscar medidas quantificáveis em relação a alguns aspectos, tais como características dos entrevistados, atitudes e opiniões, dependendo dos objetivos da pesquisa (RAMPAZZO, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com