TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia da comunicação

Por:   •  9/11/2016  •  Ensaio  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

O texto '' A civilização do espetáculo'' refere-se a algumas definições de cultura por autores no decorrer do século XX, englobando um ponto em comum: a concordância de que o conceito de cultura se transformou no decorrer do século. Os autores citados são: T.S. Elliot, George Steiner, Guy Debord, Gilles Lepovestky, Jean Serroy e Frédéric Martel.

Elliot estruturava a cultura sobre três bases: indivíduo, grupos e conjunto da s o c i e d a d e. Steiner correlacionava o conceito de cultura com a violência político-social. Debord criticava a alienação cultural pelo consumo de mercadorias, que destruía a consciência do sujeito. Lepovestky e Sarroy afirmavam a existência de uma cultura global, em que imagens e sons predominassem sobre as palavras. Martel teorizava sobre novas formas culturais, como cinema e quadrinhos, e seu consumo imediatista.

Define-se o principal valor da civilização do espetáculo: o entretenimento, que leva à banalização da cultura. O bem-estar e a democratização da cultura são fatores para essa mudança de valores. O autor afirma que a cultura era inseparável da religião e sofreu influências da filosofia, do direito, da literatura e das artes; era uma soma de fatores e disciplinas. A educação por sua vez, também é levada em pauta, onde a mesma torna-se o maior problema cultural da atualidade. Além disso afirma que a cultura não depende da política, mas é natural que se relacione com ela, para exercer sua influência. A cultura do espetáculo, contudo, contribui para desmoralizar a política, que deixa de ser realizada a partir de ideias para se tornar mera publicidade. A influência da religião na cultura. A religião também se faz importante, pois possui grande influência na vida pública.

CRITICA

Percebe-se que a cultura agora propaga o conformismo, inibindo a critica, onde se faz surgir espaço para a publicidade, onde a mesma exerce influência sobre os gostos, sensibilidades, pensamentos e costumes. Jogadores de futebol e estrelas de televisão tomam lugar de grandes poetas, músicos e filósofos exemplares. Pode-se observar salas de cinemas, que sempre foi uma arte de entretenimento, atores contemporaneos onde estão sendo deixados de lado, para se colocarem atrás dos efeitos especiais. Fruto de uma cultura que p

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com