TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia do Tunover

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 12

FACER FACULDADES

UNIDADE CERES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA REDUÇÃO DO TURNOVER

NAS ORGANIZAÇÕES

Docente: Leonardo

Discentes:  Amanda Silva Borges

Fabiana Cristina Barbosa Ferreira

Juliana Sousa Rodrigues

Marina Martins de Moura

Vinicius Oliveira

Rafael Alves de Jesus

             

CERES

2016

 


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2        5

3        6

4        7

5        8

6 REFERÊNCIAS        19


  1. INTRODUÇÃO

        

Atualmente, o mercado de trabalho enfrenta grandes dificuldades devido à competitividade existente, passando assim por muitas transformações principalmente nas relações trabalhistas.  

Com o enorme fluxo de serviços, para obter produtos em tempo hábil, as empresas contratam um maior numero de funcionários que possam atender a demanda existente, visando o aumento da produção e o consequente aumento das vendas; sem analisar o perfil do profissional contratando muitas vezes funcionários que não se enquadram nas exigências da vaga.

Com o decorrer dos meses, a empresa não obtém o resultado positivo esperado e se depara com uma rotatividade de funcionários não inadequada, e enfrenta problemas e desafios a serem superados. O Turnover é a perda da produtividade, da saúde organizacional e da lucratividade, o que gera a falta de credibilidade para as organizações.

 Diversas ações devem ser movidas para manter um funcionário na empresa e o profissional de Recursos Humanos precisa identificar e diagnosticar as causas que elevam o índice de rotatividade de pessoal. Conhecer as possíveis causas da saída de colaboradores possibilita visualizar a organização, fazendo com que a empresa reveja seus processos de organização e gestão, identificando possíveis falhas.

O turnover é importante porque envolve pessoas, e estas estão em todos os processos: desde quem contrata o funcionário, quem o ensina, o coordena e até quem o demite. Diante do exposto o objetivo do trabalho é apresentas as causas e efeitos do turnover e ter conhecimento se através de um baixo turnover as empresas possuem um maior resultado financeiro.


  1.  MERCADO DE TRABALHO

  1. Conceito

O mercado é um ambiente de troca entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que buscam o mesmo. De acordo com Chiavenato (2010, p.104):

Mercado significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que procuram um produto ou serviço. O mecanismo de oferta e procura é a característica principal de todo mercado. O mercado de trabalho é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações.

Já o mercado de trabalho diz respeito às oportunidades de vagas de emprego em aberto. É dinâmico e sofre contínuos processos de mudanças diariamente. Quando se encontra em situação de procura, há um grande número de vagas e oportunidades para candidatos, onde a organização recrutará e selecionará o candidato que se adequar melhor as necessidades aguardadas por ela. Entretanto, se estiver em estado de oferta, haverá poucos interessados para várias vagas em aberto, fazendo com que a empresa passe por uma etapa em que os recursos humanos estarão escassos e difíceis, com a falta de ocupantes para as posições disponíveis.

        Ainda para Chiavenato (1997) o mercado de trabalho poderá atuar, de forma extremista, com base nas situações de oferta e procura que, respectivamente, significa empregos disponíveis e empregos escassos.

[pic 1]

Figura 1 - Oferta e Procura

Fonte: Disponivel em: http://unipvirtual.com.br/MATERIAL_ANTIGO/mao_obra/html/mod_2.html

Acesso em: 23/02/16

As pessoas e as organizações não foram criadas juntas. Em um movimento de troca, aqueles que desejam uma colocação no mercado de trabalho escolhem empresas onde almejam trabalhar e aplicar seus conhecimentos e competências, enquanto por outro lado, empregadores divulgam suas oportunidades de maneira a atrair os candidatos ideais a ocupar uma vaga em aberto. Toda organização quando dispõe de vagas em aberto, necessita de pessoal qualificado para ocupação das mesmas, porém, nem sempre a qualificação será suficiente para garantir à permanência ou adequação do candidato a cultura e valores da empresa, podendo também não atingir os resultados aguardados.

Nesse sentido, todo empregador ao buscar por profissionais com perfis adequados as posições em aberto, almeja encontrar possíveis talentos que façam parte do quadro de colaboradores. Dessa maneira, as organizações ao buscarem candidatos se focam no perfil profissional que desejam encontrar no mercado. Sabendo que nem todas as pessoas que se candidatam são um talento, esse termo torna-se bastante relativo e depende das competências individuais ou grupais valorizadas pela empresa. O mercado de trabalho passou a ser mais vasto e seletivo. Os requisitos para contratação se tornaram cada vez mais exigentes, principalmente quanto à experiência e qualificação, juntamente com competências comportamentais que são cada vez mais valorizadas.

  1. O mercado de Recurso Humanos

O mercado de recursos humanos refere à quantidade de pessoas dispostas a trabalhar ou que já se encontram empregados, mas em busca de novas oportunidades. Segundo Chiavenato (2002, p.176):

O mercado de recursos humanos é constituído pelo conjunto de pessoas aptas ao trabalho em determinado lugar e em determinada época. É basicamente definido pela parcela da população que tem condições de trabalhar e/ou está trabalhando, isto é, pelo conjunto de pessoas empregas (mercado de RH aplicado), ou desempregadas (mercado disponível).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (240.6 Kb)   docx (345.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com