TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Armazenagem no Sistema Logístico

Por:   •  11/6/2019  •  Artigo  •  3.425 Palavras (14 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 14

IMPORTÂNCIA DA ARMAZENAGEM NO SISTEMA LOGÍSTICO

Weverton Mendonça Brito

Curso de Pós Graduação MBA em Logística e Cadeias de Suprimentos

EAD

Polo de Itabuna, BA

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver a importância do armazenamento na cadeia logística, como um diferencial competitivo, salientando a complexidade deste tema por ser necessária grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências globais. A harmonia perfeita na integração entre estrutura metálica, equipamentos de movimentação, prédio, sistema de endereçamento, softwares de controle, operação, é o alvo das organizações. Em operações logísticas existem grandes gargalos, que precisam ser identificados e eliminados.  E a armazenagem tem como estratégia levar soluções para os problemas de estocagem de materiais possibilitando elos entre suprimento, produção, distribuição, em busca do bem maior que são os clientes.

Palavras-chave: Armazenagem. Logística. Estratégia. Função. Operação.

  1. INTRODUÇÃO

        A armazenagem é uma função importantíssima na cadeia logística, área responsável pelo recebimento, armazenamento e expedição, representando um grande valor agregado à cadeia de suprimento.  

Entre os fatores críticos para o desenvolvimento das atividades de qualquer organização estar à administração de materiais (INFANTE; SANTOS, 2007). Na busca por otimização do tempo e racionalização do trabalho, a obtenção de melhorias contínuas nos processos de armazenagem e estocagem aparece como fator primordial dos níveis estratégico, tático e operacional, e os sistemas de informações buscam viabilizar soluções completas e integradas para a plena gestão (LOTTA, 2012).

 Existem diversos gargalos nesta área que influenciam o valor do produto final, por isso a administração de materiais precisa medir e planejar todas as variáveis, gerindo de forma estratégica.

Destaca-se uma palavra chave para o desenvolvimento na área logística, o controle, que envolve a proteção dos materiais, controle de entrada, controle de saída, controle de estoque, distribuição, controle de demanda e capacidade de produção. O local que antes apenas estocava produtos torna-se um setor essencial para a customização de todas as atividades da organização, aumentando os seus lucros.

Existem softwares que auxiliam de forma peculiar a execução do controle, que chamamos de WMS – Warehouse Management System, controlando todas as atividades no ambiente logístico, bem como elaborando o arranjo físico do armazém. Além de planejar o sistema de transporte com o intuito de atender o cliente no momento certo, utilizando as ferramentas do Just in time.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de materiais já publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Sendo fundamental no conhecimento mais amplo do assunto abordado.

Conforme Cervo, Bervian e da Silva (2007, p.61), a pesquisa bibliográfica “constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema”.

        A finalidade deste método é colocar o pesquisador em contato com o que já foi produzido e registrado a respeito do tema, mostrando o caminho específico e confiável para norteamento do assunto. O artigo estar embasado em teorias dos autores conceituados, na área de logística.

         

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 ARMAZENAGEM

Segundo Paoleschi (2014) “até poucos anos atrás, os funcionários dos armazéns e gestão de estoques não precisavam de treinamento nem era requerido nenhum grau de escolaridade, bastava saber ler e escrever o mínimo possível”. A área de armazenagem não era valorizada pelas organizações, predominavam funcionários sem qualificações e treinamentos, eram detentores apenas de força física, o empirismo era notório.  

Vivemos no mundo globalizado e as organizações foram obrigadas a se reinventarem a ponto de conforme Paoleschi (2014) “se não tivermos o controle adequado dos estoques com profissionais especializados, bem treinados e adequados á realidade do mercado, as empresas terão muitas dificuldades para enfrentar a concorrência”. A diferenciação é parte importante nesse processo, obrigando as organizações a se reinventarem.

Hoffman (2001) descreve que o fenômeno da globalização tem trazido mudanças e impactos nas formas de gestão e na forma como o sistema produtivos das empresas são realizados e este estar relacionado desde o processo de compras de insumos e matérias primas até a distribuição e entrega ao cliente final. E este fenômeno exige cada vez mais das organizações a visão de antever aos fatos, em busca da excelência.

Para Moura (2008, p.6), “O processo de armazenagem está se tornando verdadeiramente complexo: são necessários estudos neste campo para aumentar a produtividade da superfície e do espaço e melhorar o aproveitamento do armazém”. Esta complexidade na diz respeito à adequação de melhores condições dentro de um armazém, como layout bem definido, e endereçamento claro e especifico com produtos com maiores rotatividades.

Para Ballou (1993) relata que a armazenagem e estocagem de mercadorias constituem funções essenciais do sistema logístico e que seus custos podem absorver de 12 a 40% das despesas logísticas de uma empresa. A partir destes custos, que a visão para o armazenamento é diferenciado, que os gestores perceberam o quanto poderiam economizar com uma gestão mais preparada, e qualificada.

Os pensadores afirmam Gasnier & Banzato (2001), a armazenagem como uma função importante para atender com efetividade a gestão da cadeia de suprimento. Sua importância reside no fato de ser um sistema de abastecimento em relação ao fluxo logístico, que serve de base para sua uniformidade e continuidade, assegurando um adequado nível de serviço e agregando valor ao produto.

Bowersox, Closs e Cooper (2007) relataram que existem estudos dos quais estão sendo desenvolvidos no objetivo de dar ao armazém uma operacionalidade mais estratégica. As funções do armazém são de servir como centro de distribuição, depósito e almoxarifado, num sistema adequado de serviço, respeitando parâmetros de qualidade, tempo e custos para que os gestores de logística obtenham operações com maior desempenho.

Destaca-se uma palavra chave para o desenvolvimento na área logística, o controle, que envolve a proteção dos materiais, controle de entrada, controle de saída, controle de estoque, distribuição, controle de demanda e capacidade de produção. O local que antes apenas estocava produtos torna-se um setor essencial para a customização de todas as atividades da organização, aumentando os seus lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (856 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com