TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Matemática Para Administração

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha crítica: "A importância da Matemática para a Administração".


É evidente que a maneira como nos relacionamos com a comunicação, explorando e interagindo com todos os espaços onde estamos inseridos, se baseando na capacidade humana de se utilizar do raciocínio lógico para identificação de problemas, intervenções e resolução de problemas, é reflexo da evolução de um dos tipos de linguagens mais presentes em nosso cotidiano, a matemática. A matemática nasceu a partir da necessidade social de entender como se davam determinados acontecimentos ou fenômenos, atribuindo a estes, noções lógicas e exatas, de forma a contribuir pra uma melhor organização da rotina, visando o crescimento enquanto civilização.

Entender a importância dessa ciência, é preservar um conhecimento responsável por grandes descobertas na história da humanidade, intrínsecas nos mais diversos contextos socias, direta ou indiretamente. A exemplo da construção das pirâmides do Egito que perpassam por conceitos matemáticos, como segmento áureo que é também conhecido como segmento de ouro ou número de ouro; ângulos; a relação de razão e proporção e etcétera, assim como eventos mais contemporâneos como as grandes plataformas digitais, conhecidas também como streamings, e as tão populares redes sociais, ferramentas de grande potência em alcance de algoritmos.

Apesar da sua relevância, o aprendizado dessa ciência ainda encontra muito bloqueio e rejeição, por parte, sobretudo dos estudantes do ensino básico aos níveis superiores de ensino. É muito comum entre os alunos de matemática o pensamento de que é uma disciplina de difícil compreensão, com vertentes bastante complicadas de resolução. Inegavelmente muitos teem o questionamento: “Onde na minha rotina de trabalho eu irei usar isso?’’. No entanto, no ramo empresarial existem conceitos que são de suma importância para resolução de problemas do dia-a-dia.

E isso se dá, em grande parte, pela incoerência dos conteúdos programáticos, discriminados nas grades curriculares das mais diversas redes de ensino, sejam elas privadas ou públicas, onde os discentes não conseguem utilizar a aplicação da matemática, logo, do que é aprendido em sala de aula, com o contexto o qual o discente está inserido. Como nos ressalta Capelari e Sperandio (1999).

E o entendimento que permeiam entre os autores que também abordam a aplicação da matemática, é de que essa distância criada se dá pela formação docente, que foi também deficiente na instrução que recebeu, de aprender esse conectivo, onde o aluno deve ter a compreensão que todas aquelas teorias, cálculos e equações são aplicáveis em seu cotidiano e em todos os seus contextos para uma melhor gestão, levantamento de dados e resolução de questões, enquanto profissional de várias áreas de atuação.

Além disso podemos utilizar a matemática como instrumento de comunicação através de ferramentas de funções, tabelas e gráficos para aumentar as chances de sucesso do negócio gerenciado.

A exemplo do profissional de administração que lhes é exigido estar aberto ao aprendizado dinâmico e inovador, para que suas práticas aconteçam de forma reflexiva e significativa, onde em seu cenário de trabalho, o mesmo consiga desenvolver habilidades e competências, que estejam alinhadas a matemática aplicada, de modo que o mesmo atenda com satisfação a todos os requisitos e demandas, não somente da sua área de atuação, mas em todos os cenários de seu convívio social.

É fato que nesta área é importante não apenas saber o caminho que nos ajudará a obter os dados necessários, como também ter a capacidade de interpretar os resultados quantitativos com exatidão. Só assim podemos obter informações para conclusões de tomada de decisões pautadas em um estudo de qualidade, minimizando a possibilidade de erros e insucessos.

É necessário saber razão, proporções, regra de três porcentagem, conceitos básicos de estatística, saber calcular gastos, receitas e lucro, dentre outras habilidades. Porém o ponto mais crucial de todos é saber de fato interpretar o que esses números representam. E esse é o calçado que a matemática aplica aos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com