TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da administração

Projeto de pesquisa: Importância da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.494 Palavras (18 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 18

Introdução

A administração existe desde que o homem começou a se reunir em grupos, pois até nos tempos mais primitivos houve a necessidade de se delegar funções. Com isso, à medida que a população crescia, houve a necessidade de um processo administrativo mais formal, surgiram então as teorias administrativas.

Aplicar a administração de maneira eficiente é a chave para que as empresas obtenham sucesso em seus negócios, por isso tanto se fala na importância crucial atualmente.

Podemos afirmar que através de teorias como a Teoria Científica de Frederick Taylor, a Teoria Clássica de Henry Fayol e a Teoria Burocrática de Max Weber só nos deram parâmetros para nos aprofundarmos ainda mais e querermos nos aperfeiçoar cada dia mais.

Significado da administração

A palavra administração tem sua origem no latim (Ad, direção para, tendência, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.

Hoje em dia a administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos, o processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções; planejamento, organização, liderança, execução e controle.

A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos: individuais, familiares, grupais, organizacionais ou sociais.

Taylor e seus seguidores se preocuparam em construir um modelo de administração com base na racionalização e no controle da atividade humana; uma espécie de engenharia aplicada à administração. Ao buscar uma produtividade maior.

Escola clássica - Frederick Taylor = Eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização.

Evolução da escola clássica (escola neoclássica) - Henry Ford = Estrutura organizacional, estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade, sistema Toyota de produção.

Enfoque (ou escola) comportamental - Henri Fayol = Diferenças individuais, liderança, motivação, cultura organizacional, ética e responsabilidade social.

Enfoque (ou pensamento) sistêmico - Max Weber = Complexidade, sistemas. O pensamento sistêmico está presente nas outras trilhas da “selva das teorias”

No século XVIII, as tendências que o mercantilismo havia iniciado foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois eventos: o surgimento das fábricas e a invenção das máquinas a vapor. A produção e utilização de conceitos e pelo surgimento de uma nova personagem social: a empresa industrial.

Globalização

Podemos afirmar que continuamos em um período de globalização porque o mundo vive em constante mudança, à medida que se descobrem novas tecnologias.

A cada tecnologia descoberta, criam-se várias outras novas fazendo com que os métodos que usamos se tornem velhos e ultrapassados.

A difusão da internet trouxe mudanças radicais nos hábitos das pessoas, diminuindo as distâncias, interligando culturas e criando um novo modelo de mundo: o virtual.

Com isso temos uma rápida propagação dos conhecimentos e das experiências, sendo um elemento catalisador e difusor do progresso.

Podemos sim afirmar que ainda vivemos em um ambiente de revolução industrial contínuo, pois sempre haverá novas descobertas.

Relatório: Filme Tempos Modernos

Tempos modernos trata-se do filme do ano 1936, que fala de um personagem chamado Carlitos que foi um cineasta britânico Charles Chaplin esse filme relata que ele é um personagem vagabundo que tenta sobreviver aos cuidados dos tempos modernos e industrializado. Cada cena do filme mostra como eram preparadas as máquinas e as formas que as tarefas eram executadas, a máquina toma o lugar dos funcionários, focaliza a vida urbana dos Estados Unidos nos anos 30, após a crise de 1929, quando o caos atingiu a sociedade norte americana, levando a maioria das pessoas da sociedade ao desemprego e a fome. O filme focaliza também a sociedade industrial caracterizada pela produção com sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. Tempos Modernos faz referência à crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário trabalha de forma robotizada na incansável linha de montagem da indústria. Nas cenas que relata o filme é possível notar que o cineasta britânico Charles Chaplin, manuseia a máquina e come ao mesmo tempo, nisso percebe-se o excesso de trabalho ao qual era submetido e mesmo após o término do trabalho continuava a se comportar como estivesse exercendo o oficio. Sob uma saturação Charles Chaplin, adoece e é internado num sanatório, após o acontecido volta e se deparar com a crise de 1929, na qual todo o país se encontrava numa grande miséria, vai à busca de um novo emprego, em meio ao caos acaba sendo preso por ser confundido com um comunista, passado algum tempo Charles Chaplin é solto por reconhecimento de uma ação que lhe foi bem sucedida ao qual ajudou a policia a capturar um traficante que tentava fugir, ao longo de sua trajetória consegue vários empregos, mas não mantém em nenhum, por fim acaba trabalhando com uma moça em um café, onde expressa o prazer em trabalhar em algo que lhe foi bem gratificante.

Conclui-se que esse filme transmite de uma forma clara e objetiva, que o mundo capitalista e industrial, robotiza a forma que exerce uma ideia que vivenciamos ainda nos dias de hoje como uma eterna ameaça de estafa com o cotidiano, tido como exemplos: a poluição sonora, os estresses do dia a dia, os congestionamentos, o desemprego, a fome, a miséria e etc. Comparando o estresse do personagem da época e o estresse vivenciado nos dias de hoje o que diferencia é o ambiente de trabalho, ou seja, os funcionários passam o dia todo sentados, com os dedos sobre o teclado numa posição em que o seu corpo fica contraído e comprometido, os problemas começam com o pescoço e costas seguindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com