TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da boa gestão da empresa

Projeto de pesquisa: Importância da boa gestão da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

O objetivo principal do trabalho, é fornecer uma visão do quão é importante se administrar adequadamente, seja se tratando do seu tempo, vida, recursos ou empresa, no caso, tomamos como base a importância de se administrar adequadamente uma empresa.

Tomamos como exemplo, uma empresa que ao longo dos anos, entre seus altos e baixos, hoje vive uma fase não muito boa, devido a má administração de seus superiores. Porém, a partir do momento que ela passa a ser mais bem administrada, passando a estudar melhor o seu mercado e seus concorrentes, melhorando suas condições, tanto de trabalho para seus empregados, como de negociações com seus fornecedores, visando diminuir o preço do seu produto final que é passado a seus clientes e modernizando seus equipamentos, pode ser que suas chances de se recuperar aumentei significadamente.

Através de cada capítulo, buscamos demonstrar a importância e o dever de cada setor da empresa, a forma como as empresas são administradas que tornam as organizações capazes ou não de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos almejados. Uma empresa bem administrada, com um estudo adequado do mercado em que compete, atendendo as expectativas dos seus funcionários e clientes, pode se garantir uma grande chance de ser uma empresa de sucesso.

DESAFIO

A empresa AM Ltda está no mercado a mais de 50 anos fabricando diversos tipos de roupas masculinas e femininas para crianças, jovens e adultos. Ela tem em carteira de clientes bem diversificada composta por empresas de grande, médio e pequeno porte. Seu produto é de boa qualidade, sua marca bem conhecida e possui uma excelente aceitação pelo consumidor final. Entretanto, nos últimos 10 anos a empresa tem perdido mercado para os concorrentes que conseguem vender o produto por um preço mais barato, principalmente para produtos importados. Isto se deve ao fato que alguns destes concorrentes possuem um custo operacional menor que a empresa AM Ltda. Outro fato importante, é que a empresa AM Ltda não investiu para modernizar sua fabrica, sendo uma boa parte da sua operação artesanal, o que faz que a empresa não consiga ter um volume muito alto de redução e sua flexibilidade é prejudicada, devido os altos tempos de fabricação e falta de capacitação dos funcionários.

A empresa AM Ltda tem um índice de refugo e retrabalho muito alto e como suas maquinas são velhas, elas quebram muito, o que atrasa a produção e gera uma grande gama de reclamações por parte dos clientes, principalmente os grandes. Nestes últimos 10 anos o lucro tem reduzido e o custo aumentado e se continuar neste ritmo a empresa devera encerrar as suas operações, pois não conseguira operar por muito mais tempo com saldos negativos em sua área financeira.

A empresa AM Ltda tem os seguintes desafios:

- Melhorar o clima organizacional, pois os funcionários estão descontentes com a administração: os salários são pagos com atraso, eles não têm um plano de carreira, as chefias não respeitam os subordinados, o índice de absenteísmo e turn over são altos e etc;

- As máquinas são velhas e quebram muito, paralisando constantemente a produção;

- Não existe um programa de manutenção preventiva na empresa;

- As informações referentes ao estoque são incorretas, o que prejudica o planejamento e controle de produção;

- A empresa não tem um bom controle do estoque dentro do almoxarifado, pois não possui uma política de inventário cíclico na empresa;

- Os fornecedores atrasam para entregar os pedidos, porque a empresa AM Ltda atrasa o pagamento dos produtos comprados.

O senhor Arthur, dono da empresa, tem consciência da grave situação e está disposto a mudar esta condição, pois acredita no potencial da empresa e aposta na boa qualidade e aceitação de sua marca. Por isto, quer desenvolver uma estratégia empresarial que venha reestruturar a empresa e a faça crescer e conseguir uma posição de destaque nos mercados nacional e estrangeiro.

O seu grupo faz parte da empresa de consultoria que foi contratada para desenvolver esta estratégia para a empresa AM Ltda.

Ao final dessa atividade, a equipe devera montar uma apresentação na qual serão comentadas as ações desenvolvidas pelos alunos. O desafio possibilitará a geração de uma opinião critica sobre esse tema relevante e estimulará aos alunos.

1. ETAPA 1.

Aula-tema: fundamentos da administração: as empresas.

Organograma:

1.2 Missão, valores e visão:

Missão: Garantir aos clientes a existência de uma empresa especializada no ramo de roupas femininas, e a acessibilidade à preços baixos e boa qualidade dos produtos oferecidos.

Valores:

• Qualidade

• Ética

• Confiança

• Respeito

• Responsabilidade social

Visão: Ser referência no público feminino, satisfazendo e encantando com roupas de qualidade, estilo e elegância.

1.3 Quantidade de funcionários por departamento:

1 Diretor

1 Gerente

3 Departamento administrativo

2 Departamento Comercial

2 Departamento logística

2 Estilistas

15 Costureiras

10 Auxiliares de costura

1.4 Relacionamento entre os departamentos:

Como a empresa administra a demanda e atende aos clientes.

1.5 Ciclo de Operações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com