TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do estudo do comportamento organizacional para as relações comerciais e interpessoais

Artigo: Importância do estudo do comportamento organizacional para as relações comerciais e interpessoais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As organizações são formadas por grupos de indivíduos que se organizam e interagem com objetivos comuns.

O Comportamento Organizacional foca-se no comportamento dos indivíduos isoladamente ou em grupo, mas ambos introduzidos num contexto organizacional.

Estimulando a inovação e a mudança, as organizações bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade.

O estudo da teoria da personalidade pode fornecer dicas importantes para o entendimento das variáveis psicológicas de cada ser para ajudar os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e ao administrador a se planejar na resolução de conflitos.

A motivação dos trabalhadores e o melhoramento do comportamento ético criam um clima eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade e satisfação.

O trabalho a seguir tem por objetivo promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas do comportamento humano em um ambiente organizacional na busca de alcançar produtividade e o aumento da empresariedade e empregabilidade.

Capitulo 1

1.1 - Conceito de Comportamento Organizacional.

Comportamento Organizacional é a área da administração que visa promover, dentro do ambiente de trabalho, o equilíbrio das habilidades interpessoais entre os indivíduos, grupos e a estrutura, tendo em vista aspectos sociais, políticos, psicológicos e antropológicos que influenciam direta e indiretamente na melhoria do desempenho organizacional. Sua finalidade é explicar, prever e controlar o comportamento humano. Através dele, podemos destacar diversas características, como: Importância nas organizações no mundo moderno; Propósitos; Características identificadas; Variáveis; Principais oportunidades e desafios no uso do Comportamento Organizacional.

Segundo Soto (2009 p. 7), “o comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações”. Para o autor a inteligência emocional é o grande desafio para os administradores, pois ela incide fortemente nas decisões. El e aborta de maneira clara o comportamento organizacional como uma ferramenta contingencial que utiliza variáveis situacionais para moderar as relações de causa e efeito.

Segundo Robbins (2005, p. 6), “O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.”, Robbins (2005) aborta o assunto de maneira direta, para ele o objetivo das organizações é a busca pela eficiência e o papel do executivo ou administrador é manter os funcionários de destaque independente do mercado de trabalho, trabalhando para a empresa. Ele destaca que bons salários e benefícios não são garantia que as pessoas não mudem de emprego, mas o bom relacionamento interpessoal pode segurar os empregados de destaque trabalhando na organização.

Ambos os autores (Soto (2009) e Robbins (2005)) destacam a importância do estudo do comportamento organizacional para as empresas e que o relacionamento interpessoal é extremamente importante. Soto (2009) enfatiza a importância da inteligência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com